Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Realidade dos Centros Urbanos
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
DST/AIDS e População Negra
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Saúde e Prevenção nas Escolas
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Angela Mª de Lima Nascimento Diretora de Programas
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
II Conferência Estadual de Saúde Mental
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UEL-UFPR-UNIFESP-UERJ-UEMG-UNB-UEMS-UNEB-UFBA-UFAL
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Rio Mulher.
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Redução de Danos como Política de cuidado
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Centro de Referência de Assistência Social
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Clarice Traversini Diretora de Currículos e Educação Integral Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
A IMPORTÂNCIA DE UMA AÇÃO ARTICULADA E INTEGRADA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Foz do Iguaçu, maio/2012.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007

Desigualdades sociais como componentes da VulnerabilidadeDesigualdades sociais como componentes da Vulnerabilidade Reconhecimento de que o enfrentamento da epidemia depende da articulação de diferentes atores e saberes;Reconhecimento de que o enfrentamento da epidemia depende da articulação de diferentes atores e saberes; Reconhecimento de que precisamos atuar em saúde pública a partir do tripé em prevenção; assistência e Direitos HumanosReconhecimento de que precisamos atuar em saúde pública a partir do tripé em prevenção; assistência e Direitos Humanos Debate Direitos Humanos e HIV/Aids Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007

Reunir ativistas, organizações da sociedade civil, órgãos gestores, Ministério Público, Secretarias de Direitos Humanos e demais instâncias do governo, para debater a promoção e defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e Aids bem como das populações mais vulneráveis no âmbito da epidemia. Objetivo: Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007

Formato: Grupos de trabalho Oficinas Painéis Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007

Direitos Humanos e HIV/Aids: compromissos firmados Acesso universal a meios de prevenção, tratamento, assistência e direitos humanos Temas debatidos:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 Não-discriminação e igualdade perante a lei Direito à Privacidade e HIV/Aids Saúde e Direito Humanos: Pessoas Presas, Usuários de Drogas e HIV/Aids Temas debatidos:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 importância do protagonismo das crianças e adolescentes desinstitucionalização envolvimento dos conselhos tutelares inclusão social atenção aos direitos sexuais e reprodutivos Crianças, adolescentes e HIV/Aids Grupos de trabalho:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 Mulheres e HIV/Aids feminização da epidemia, Plano de Ações Integradas respeito as várias especificidades Grupos de trabalho:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 População GLBT e HIV/Aids enfrentamento da violência, estigma e discriminação contra GLBTs para o efetivo acesso à saúde. Grupos de trabalho:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 Raça, cor, etnia e HIV/Aids desigualdade étnico-racial brasileira invisibilização das populações negra, indígena, cigana necessidade da incorporação de suas especificidades, incluindo a cultural Grupos de trabalho:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 Populações em situação de pobreza e HIV/Aids pauperização de epidemia a não-realização dos direitos sociais são impedidtivos à efetiva prevenção, assistência e tratamento das DST/HIV/Aids Grupos de trabalho:

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 Oficinas Métodos de resolução de conflitos Direitos Humanos e Saúde Mental Proteção Internacional dos Direitos Humanos Deficiências e HIV/Aids Violência sexual e HIV/Aids Trabalho em rede

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007 Grupos por Região A imensidão territorial do Brasil, com sua diversidade de realidade social, econômica, cultural e étnico-racial trazem a importância do respeito às especificidades regionais para a construção de políticas.

Lançamento do Banco de dados de violações de direitos humanos e HIV/Aids Registro das violações e encaminhamentos Relatórios quantitativos Subsídio para planejamento de ações Cadastro por instituições Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids -Brasília, 24 a 26 de jan/2007

As questões que permeiam os direitos humanos das várias populações refletem questões estruturantes da sociedade brasileira necessidade de ações articuladas e intersetoriais torna-se evidente que é de fundamental importância a realização de esforços conjuntos da sociedade civil organizada, iniciativa privada e governo, no âmbito das diversas esferas (federal, estadual, municipal), para a garantia dos direitos humanos e, com isso, possamos ter uma resposta integral ao enfrentamento da epidemia de HIV/Aids Conclusões