Metas Presidenciais: Programas Estratégicos e Prioritários do Governo Federal Míriam Belchior Maio de 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Planejamento Estratégico
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Protocolo de Gestão Integrada
PLENÁRIA FINAL.
Avaliação de Resultados – A Experiência do Governo Federal
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Fórum de Secretários Executivos
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Plano Nacional de Logística de Transportes
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos Governo LULA Fortalecendo a Federação.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
XI Marcha dos Prefeitos
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
SISTEMA MAPA DA OFERTA DAS CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS DE GOVERNO Brasília, 15 de Julho de 2010.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Introdução à Gestão Pública
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Metas Presidenciais: Programas Estratégicos e Prioritários do Governo Federal Míriam Belchior Maio de 2004

Processo de elaboração das Metas Presidenciais Prioridades Máximas das Metas Presidenciais Processo de Monitoramento das Metas Presidenciais

Processo de elaboração das Metas Presidenciais

Processo de elaboração das Metas Presidenciais O Presidente determinou que se fizesse um processo de definição política das iniciativas prioritárias para 2004, durante o mês de janeiro. Constituiu o Grupo Coordenador do processo: AESP/PR, SPI/MP e SAG/CC.

Processo de elaboração das Metas Presidenciais O Presidente da República se reuniu com as Câmaras de Política Social, Política Econômica e de Infraestrutura, para discutir o caráter da ação governamental em 2004

Processo de elaboração das Metas Presidenciais Orientações Gerais É necessário priorizar as ações de governo, tanto em relação ao número, quanto do ponto de vista espacial Evitar a pulverização de ações e concentrar os recursos escassos em projetos capazes de conduzir a resultados efetivos para o público alvo. Ou seja, é necessário fazer apostas em bons projetos com viabilidade de realização. É necessário aperfeiçoar muito o monitoramento das ações governamentais para otimizar a atuação do governo.

Processo de elaboração das Metas Presidenciais Os Órgãos Setoriais estabeleceram suas Iniciativas Prioritárias considerando: As orientações das Câmaras de Governo; A preocupação do Governo em valorizar as iniciativas que cumprem a determinação de gerar emprego; A preocupação com a distribuição espacial das iniciativas.

Processo de elaboração das Metas Presidenciais As Iniciativas Prioritárias deveriam: Privilegiar as Iniciativas que carregam símbolos da mudança; Ser Iniciativas previstas no PL do PPA; Ser limitadas aos recursos orçamentários previstos no PL do OGU; Se enquadrar em uma de duas modalidades: Com desdobramento financeiro-orçamentário; Sem desdobramento financeiro-orçamentário, mas com implicações político institucionais importantes.

Processo de elaboração das Metas Presidenciais Grupo Coordenador fez bateria de reuniões com órgãos maiores para uma análise das Iniciativas Uma lista completa das Iniciativas (273) foi consolidada e classificada em 3 níveis de prioridade identificados pelas cores: verde, amarelo e vermelho

Processo de elaboração das Metas Presidenciais A lista das Iniciativas foi discutida pela Coordenação de Governo, que definiu 45 Prioridades Máximas dentre as Metas Presidenciais No início de fevereiro, uma Reunião Ministerial aprovou as Metas Presidenciais e as Prioridades Máximas

Metas Presidenciais: Prioridades Máximas

Prioridades Máximas de Governo: com impacto financeiro-orçamentário Desenvolvimento Sustentável e Emprego Implantação da política industrial, tecnológica e de comércio exterior – PITCE Primeiro Emprego Política de micro-crédito Reforma Agrária Plano Safra 2004-2005 Plano Safra para agricultura familiar Promoção do Destino Brasil Segurança fitozoosanitária Desenvolvimento integrado e sustentável do semi-árido (CONVIVER) Uso Sustentável das Florestas e Expansão da Base Florestal Plantada Investir em Ações nas Fronteiras do Conhecimento

Prioridades Máximas de Governo: com impacto financeiro-orçamentário Combate à Pobreza Fome Zero Bolsa Família Luz para Todos Inclusão Social Brasil Alfabetizado - Erradicação do analfabetismo Farmácia Popular Implementação do Sistema Único de Segurança Pública Internet para Todos - Universalização dos Serviços de Telecomunicações

Prioridades Máximas de Governo: com impacto financeiro-orçamentário Infra-estrutura Manutenção e ampliação da capacidade da malha rodoviária Oferta de água Tratada e não tratada - PROÁGUA Habitação de Interesse Social em regiões metropolitanas em risco Urbanização de favelas em regiões metropolitanas em risco Saneamento Ambiental em regiões metropolitanas em risco

Prioridades Máximas de Governo: com impacto político institucional Desenvolvimento Sustentável e Emprego Implementação da parceria público-privada Lei de Falências Lei de Inovação Reforma Tributária – 2a. fase Aplicar na integralidade os recursos previstos nos fundos constitucionais regionais de financiamento e atender o excesso de demanda do Centro-Oeste Reforma Sindical e Trabalhista Ampliação do mercado formal de habitação Elaboração da proposta de política para o salário mínimo Implementação do Modelo Institucional do Setor Elétrico Lei de acesso ao material genético e seus produtos, proteção aos conhecimentos tradicionais associados e repartição de benefícios de seu uso - BIOPIRATÁRIA

Prioridades Máximas de Governo: com impacto político institucional Inclusão Social Instituição da política nacional de saneamento e o marco regulatório do setor Regulamentação da Emenda Constitucional 29 Reforma Universitária 100 mil vagas públicas em universidades privadas Inserção Soberana Consolidar o Mercosul e a política de integração da América do Sul Consolidar o G-20 Estratégia na Alca

Prioridades Máximas de Governo: com impacto político institucional Gestão do Estado Programa de combate à sonegação Reforma do Judiciário Combate à Corrupção Combate à lavagem de dinheiro Democracia e Diálogo Consolidar o Sistema de Participação Social na definição das políticas públicas Projeto Brasil em Três Tempos - Objetivos da Nação em 2007, 2015 e 2022

Processo de Monitoramento das Metas Presidenciais

Processo de Monitoramento Objetivos: Acompanhamento dos resultados Apoio no equacionamento dos entraves O que a SAM vai monitorar? 1a fase: Prioridades máximas de governo 2a fase: as demais metas presidenciais

Processo de Monitoramento Como o monitoramento está sendo estruturado? Através de um processo de oficinas com objetivo de: Pactuação politica do que será monitorado Detalhamento da Meta Presidencial Validação do detalhamento e pactuação do monitoramento Nas oficinas participam todos os órgãos envolvidos O processo foi construído em conjunto com a SPI- MP e em consonância com o Modelo de Gestão do PPA

Processo de Monitoramento Instrumentos: “SIGSAM”: Sistema computacional elaborado sobre as bases do Sigplan agregando módulos do SIGOV Usuários: Presidente da República, Coordenação de Governo, Ministros, Gerentes das Metas Presidenciais Relatórios de Monitoramento mensais

Considerações Finais

Considerações Finais Definição das Metas Presidenciais é um processo de compactação do governo Ação coordenada de governo Definiu horizonte comum da ação governamental em 2004 Participativo Gerador de confiança no âmbito da equipe de governo

Considerações Finais Reafirma os instrumentos de planejamento e monitoramento existentes Coordena os atuais instrumentos de monitoramento com novos, que têm objetivos complementares Fortalece um espaço de ação sinérgica entre a Presidência da República e o Ministério do Planejamento, propiciando um processo de coordenação de governo de maior qualidade