Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Educação profissional:
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Contribuição da Tecnologia da Informação
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Nacional de Humanização
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Centro Colaborador – Núcleo Assistencial
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
Alexandre de Araújo Pereira
Regionalização Solidária.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde REUNIÃO DA REDE PDTSP-TEIAS SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE FIOCRUZ, Rio de Janeiro,
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
O PRONTUÁRIO DA SAÚDE DA FAMÍLIA
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
MARIA AUXILIADORA ZANIN
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
Ana Flavia Ribeiro Enfermeira Curitiba, 12 de Dezembro de 2011
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
PSF como Porta de Entrada do SUS
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
CRIAÇÃO DO NASF.
Apoio matricial em Saúde Mental
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2012.
PAD – Programa de Atenção Domiciliar no SUS/BH.
Modelo de cuidado baseado
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2012.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado domiciliar para pessoas cadastradas Usuários de sonda Cuidados paliativos

Abrangência Apoio matricial e integração da rede Profissionais das especialidades básicas e Saúde Mental NASF e Práticas Integrativas Controle de Zoonoses Academias da Cidade Programa de Atenção Domiciliar

Abrangência Ampliação da capacidade de resposta da AP Patologia Clínica Coleta no CS - Resultados meio magnético Imagens e gráfico – ECG na unidade Rx e Ultra Som - (cotas) Exames de Alta Complexidade – regulação Assistência Farmacêutica Lista básica de medicamentos ampliada

Avanços Observados Longitudinalidade Implantação recente não permite ainda avaliação – 60% das consultas básicas – 77,7% das consultas a hipertensos e diabéticos – 56% das consultas a crianças com asma são realizadas pelos médicos de saúde da família Potencialmente o cuidado oportuno e continuado pode estar relacionado a indicadores de morbidade hospitalar na cidade

Avanços Observados

Coordenação do cuidado Mecanismos Acesso a outros níveis de assistência a partir da rede básica (exceto urgência) Regulação assistencial Novo desenho para atenção especializada - CEM Informatização da rede

Fonte: Fenix – BH Avanços Observados

Desafio – estabilização das equipes

Desafio estabilização das equipes Entrada média de 17 médicos/mês Desligamento médio 12 médicos/mês Média de 13% das ESF incompletas Rotatividade de profissionais Equipes de Saúde da Família sem médico Belo Horizonte julho 2003 a março 2008