PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE COLETA SELETIVA NO MUNICIPIO DE DIAMANTE D´OESTE - PR
Advertisements

O Estado e o BNDES no apoio à
PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUARULHOS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
CONTRIBUIÇÃO DOS GOVERNOS ESTADUAIS À PROPOSTA DA
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
ASSEMAE: 30 anos de luta pelo saneamento
Gestão para Resultados
Guarulhos – Dezembro de 2011
Gestão dos Resíduos Sólidos
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Processos Licitatórios
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
REUNIÃO DO GT – INVENTÁRIO ESTADUAL DE GEE
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
A questão do lixo no Brasil
Prefeitura do Recife - EMLURB
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de Bituruna – PR Convênio: Universidade Federal de Viçosa Autor do Projeto: João Tinôco.
Gestão de Resíduos Sólidos A questão dos custos. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2013” (Abrelpe) Geração de Resíduos Aumento de 4,01.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA E CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS DE TRIAGEM E RECICLAGEM.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Matriz de Indicadores de Sustentabilidade de Coleta Seletiva Roberta Fechine, MSc (UFBA) Luiz Roberto Santos Moraes, PhD, Professor Titular em Saneamento.
“Do lixo aos resíduos sólidos”
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
CTR Nova Iguaçu.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MUNICÍPIOS CONSORCIADOS DE MINAS GERAIS UTILIZANDO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM CONFORMIDADE COM.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Secretaria de Serviços Públicos
Secretaria de Serviços Públicos
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Acadêmicos: Daniella Menon Elisabeth Winckler Manoella Paludo Rogério Kunzler.
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos Sólidos Domiciliares
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Ministério do Meio Ambiente
O NOVO DESAFIO DA REGULAÇÃO DO SANEAMENTO: OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Débora Faria Fonseca Carlos Roberto de Oliveira Carlos Roberto Belani Gravina Maria.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI Política de Governo Gestão 2005 - 2012 1

Características do Município - 200 km de Curitiba; - Segundo maior município em extensão territorial do Paraná; - Aproximadamente 20 mil habitantes; - Maior produtor de trigo do Brasil, tendo a agricultura como principal fonte da economia; - Turismo em crescimento, como segunda vocação. 2

Embasamento Legal do Programa - Lei Federal 12.305/2010: “ Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”. - Lei Estadual 12.493, de 22/01/1999: “Estabelece critérios para destinação final de resíduos sólidos, visando controle de poluição, de contaminação, minimizando impactos ambientais”. - Resolução 001/2006 – SEMA/IAP/SUDERHSA: “Regulamenta a implantação dos aterros sanitários no Paraná”. 3 3

PROBLEMA (Antigo Lixão) 4

Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi SOLUÇÃO Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi 5

OBJETIVOS DO PROGRAMA Implantar um sistema de tratamento de resíduos e não apenas de destinação final em 100% do município; Criar oportunidades de trabalho e renda; Proteger a saúde pública; Reciclar resíduos, reintroduzindo-os no processo produtivo; Aumentar a vida útil do aterro sanitário; Acabar com o lixão existente no município e suas consequências. 6 6

ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO 1. Elaboração do projeto 2. Licenciamento ambiental 3. Construção do Centro de Triagem e Compostagem – Início das obras 04/01/09 4. Assessoria à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi - ACAMARTI 7 7

ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO 5. Início da pré operação em 20/05/09 6. Inauguração 29/05/09 7. Licença de operação - LO 18.481 8. Operação

QUALIFICAÇÃO DOS CATADORES 9

TREINAMENTO 10

ASSOCIADOS E FRENTES DE TRABALHO Unidade: 30 associados Coleta: 10 associados Varrição: 32 associados Capina, Poda e Jardinagem: 9 associados Total: 81 associados

COLETA SELETIVA 12 12

VARRIÇÃO

SEPARAÇÃO DO LIXO SECO 14

SEPARAÇÃO DO LIXO ÚMIDO 15

COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS DE TIBAGI 16 16

ENFARDAMENTO DE REJEITO

TRINCHEIRA 18

VIDA ÚTIL DO ATERRO - Reintegração ambiental de 84% do lixo; - Capacidade do conjunto de 10 trincheiras: Inicial 20 anos de vida útil; Prevista após adequação 75 anos de vida útil; - Ampliação da vida útil de cada aterro de 2 para 8 anos. 19 19

Reciclar 100% dos Resíduos Sólidos. OBJETIVO Reciclar 100% dos Resíduos Sólidos.

PÁTIO DE COMPOSTAGEM 21

PRODUÇÃO FLORES

RESULTADO

FUNCIONAMENTO DO PROCESSO

Prefeitura Legislação Contrato Logística Educação Ambiental Atividades com Escolas, Associações de Bairro, Igrejas, eventos tradicionais, Força Verde Mirim, visitação CTCT obrigatória, Identificação de Cidadão Amigo. Prefeitura Legislação Contrato Logística Educação Ambiental - Operacionalização do Aterro; - Convênio e Concessão de Uso; - PGRS. - Servidor Responsável por identificar e realizar manutenção do CTCT, bem como manutenção de caminhões e logística do mesmo. Contratação da Associação para Prestação de Serviços: Coleta e Triagem; Varrição e Capina.

Prestação dos Serviços Atividades com Escolas, Associações de Bairro, Igrejas, eventos tradicionais, Força Verde Mirim, visitação CTCT obrigatória, Identificação de Cidadão Amigo. (acompanhamento e realização das atividades. - Coleta; - Triagem; - Varrição; - Capina. ACAMARTI Prestação dos Serviços Financeiro Logística Educação Ambiental Venda de Recicláveis; - Venda da Produção de Flores; - Cobrança Coleta, Triagem, Varrição e Capina (Prefeitura/Particular) Utilização da estrutura disponibilizada pela Prefeitura como previsto em convênio.

RESULTADOS DO PROGRAMA 28

TROFÉU ROTEIROS DO BRASIL : 5º Salão do turismo Categoria Sustentabilidade e Turismo São Paulo – SP Julho/2010

Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) São Paulo – SP dezembro/2011

2ª Edição do Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Urbana Brasília - DF março/2012

CONSIDERAÇÕES FINAIS O Programa Recicla Tibagi desempenha papel fundamental na minimização dos impactos causado pelo resíduo domiciliar local e turístico. A preservação ambiental é o resultado do compromisso assumido em prol da mudança de mentalidade quanto à separação adequada do lixo, pela Prefeitura Municipal, ACAMARTI e população tibagiana. 32

Twitter: @leticia_alb CONTATO LETÍCIA ALBUQUERQUE Twitter: @leticia_alb www.facebook.com/leticiaalbuquerque leticiaalbuquerque35@hotmail.com Cel: (42) 8816 1189 (41) 9631 5965 33