DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.

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Transcrição da apresentação:

DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB

Considerações baseadas em: Estudo da situação das emissoras públicas de 10 países do continente feito pelo Observatório da Radiodifusão Pública da América Latina.

Pesquisa nacional que está sendo realizada para verificar como o cidadão percebe a mídia pública no Brasil.

Idéias da audiência sobre os meios públicos POSITIVAS Deveriam ser instrumentos originais de comunicação que ajam conforme interesse público, coisa difícil no nosso país... Deveriam ser espaços onde a voz comunitária tem espaço. Ou melhor, onde a mídia se volta para produção de conteúdo que enriqueça a sociedade... Na minha maneira de ver deveriam ser emissoras que veiculam programações alternativas às já exibidas nos veículos de comunicação abertos e por assinatura. As poucas que existem no Brasil deveriam ser mais democráticas o que não existe no nosso país...

Idéias da audiência sobre os meios públicos Imagino que sejam emissoras educativas, informativas, interativas e voltadas para os interesses da maioria da população, inclusive culturalmente, abrindo espaços para quem não pode se mostrar nas emissoras comerciais (artistas, músicos etc) e para as manifestações culturais do povo, aquelas que não saem na Globo... Penso que deveriam ser meios de comunicação que veiculam ações e produtos destinados ao interesse público, como educacionais, culturais e de cidadania... Deveriam ser lugares de liberdade de expressão e de criatividade...

Idéias da audiência sobre os meios públicos NEGATIVAS - DIMENSÃO POLÍTICA Lugar de politicagem do governo... Lugar de Propaganda descarada dos governos... Programação direcionada para o governante do momento. Rabo preso... São governista ao extremo, menos públicas... São voltados para noticiar aquilo que interessa ao governo...

Tudo fachada. Deveriam ser confiáveis e mais isentas que as privadas, mas não é a nossa realidade... Apesar de públicas, são emissoras controladas pelo governo... São as emissoras ligadas ao governo e as suas políticas de ocasião, mas nem um pouco públicas... Que se existirem algum dia serão manipuladas e limitadas a assuntos de interesse dos nossos governantes... Idéias da audiência sobre os meios públicos

NEGATIVOS – DIMENSÃO DA LINGUAGEM Uma coisa chata e maçante... Má qualidade da programação... Grade de programação com pouca diversidade de programas; pouco investimento... Programas aborrecidos e entediantes... Rádios e TVs que ninguém ouve ou vê...

Idéias da audiência sobre os meios públicos Emissoras com programação ruim e chata de se ver e ouvir... As rádios públicas não se mostram convidativas aos ouvintes na forma como são feitas e na forma como são transmitidas, tornando-se cansativas. Já as televisões públicas atendem apenas a interesses específicos dos espectadores, e por isso acabam sendo acessadas somente e apenas quando há algum interesse muito pontual... Um total desperdício de dinheiro público...

O QUE ESTAS IDÉIAS INDICAM? A existência de um enorme passivo simbólico dos meios públicos no Brasil e na própria América Latina.

O que é esse passivo simbólico? E constituido por meio de processos de cristalização de imagens no imaginário dos ouvintes, nos quais sãoimpingidos aos meios públicos um conjunto comum de características que os qualificam – quase sempre negativamente - perante aqueles individuos que são ou não membros de audiências.

Dimensões do passivo simbólico NO UNIVERSO CONTINENTAL – SIMULTÂNEAS Histórica……………………………………………….Cultural Econômica……….…………………………………….Política

Consequências do passivo simbólico POSSIVEIS CONSEQUÊNCIAS Limita o conceito de emissora pública. Vincula estas emissoras ao campo governamental. Vincula estas emissoras ao educativo. Emissoras governamentais são vistas como espaços de ação política e não pública. Emissoras educativas são criticadas pela população. Produz reatividade nos ouvintes e nos possiveis ouvintes. Esse passivo manifesta-se em públicos que as emissoras desconhecem.

Desafios para o rádio público? Tomar consciência e compreender o processo que gerou e mantém o passivo simbólico para as mídias públicas. Elaborar estrategias de enfrentamento dessepassivo simbólico. Conhecimento do público Promover ações de divulgação paralelas para as próprias programações. Estrategias alternativas para promover a formação e/ou renovação de públicos. ………….