CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
Projeto Político-Pedagógico
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Estudo de Cunho Etnográfico
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
CRÔNICAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Profa. Cristina Araújo de Farias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Clarice Pereira da Silva.
A Arte na Literatura de Cordel
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
Etapas de uma sequência didática
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
1ª Formação de Professores Coordenadores
Módulo II - ÁFRICA-BRASIL E CONEXÕES DIASPÓRICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA

INTRODUÇÃO Este projeto, com base nos estudos de Walter Benjamin sobre a perda do narrador das narrativas tradicionais e clássicas, tem a intenção de resgatar e ao mesmo tempo fazer presente uma tradição de nossa identidade cultural que no decorrer dos processos de modernização acabaram se perdendo. Este projeto tem como objetivo resgatar nos alunos o prazer de ouvir e contar as aventuras vividas em alto mar.

INTRODUÇÃO Os moradores do bairro da Ribeira têm como principal atividade sócio-econômica a pesca, trazendo para o contexto cultural narrativas sobre o mar e suas aventuras neste. Visto que o Colégio Presidente Costa e Silva está inserido nessa realidade sócio-cultural, este projeto busca uma melhor adaptação e interação entre a escola e a comunidade.

INTRODUÇÃO Onde? Colégio Estadual Presidente Costa e Silva Para quem? Alunos do 1º ano do ensino médio. Quanto tempo? Uma unidade.

OBJETIVO GERAL Vivenciar a relação cotidiana com a comunidade, promovendo a valorização de suas práticas tradicionais através da atividade de recolhimento e perpetuação dos relatos dos pescadores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ler e analisar os capítulos do livro A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado. Coletar através de entrevistas as histórias dos pescadores da comunidade da Ribeira. Relacionar as histórias encontradas no livro – A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado às histórias de pescadores da comunidade. Produzir contos sobre histórias/ aventuras de pescadores/ navegadores partindo dos dados coletados e das informações do livro.

CONTEÚDOS Narração Descrição Gênero narrativo (conto) Produção de texto Ortografia; Pontuação e Acentuação.

METODOLOGIA Leitura do livro A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado para discussão dos temas em sala de aula. Elaboração de roteiros básicos para o desenvolvimento das entrevistas a serem realizadas pelos mesmos na comunidade de pesca do bairro. Discussão sobre os resultados das entrevistas (exposição dos dados/ histórias coletados pelos alunos).

METODOLOGIA Produção de contos versando sobre narrativas de pescadores a partir do que leram, ouviram e entenderam das histórias do mar. Os contos farão parte de um livro elaborado pelos alunos – produto final do projeto.

RECURSOS Livro A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso de Jorge Amado. Ficha de entrevista a ser utilizada pelos alunos. Aparelho de som. Televisor. Aparelho DVD.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO O processo de avaliação será continuado, processual, avaliando não apenas o resultado final como o processo de construção do mesmo que incluirá a observação dos seguintes itens: - Participação - Organização - Criatividade

REFERÊNCIAS AMADO, Jorge. A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso. In: Os Velhos Marinheiros. São Paulo: Livraria Martins, 1969. ANGELO, Gilberto Vieira. Disponível em: www.ca.ufsc.br Acesso: 07/06/2007. BENJAMIN,Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996. p.197-221. CUNHA, Celso F. da. Gramática da língua portuguesa. Rio de Janeiro: FENAME, 1980.

REFERÊNCIAS LIMA, Carlos H. da Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro : José Olympio, 1982, 506 p. LUPORINI, Tereza Jussara. Educação patrimonial: projetos para a Educação Básica. In: Revista Brasileira da Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e letras. 1999, nº 25. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 15.ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. p. 97-115.

ORALIDADE COMO PRINCÍPIO DE CONSTRUÇÃO NARRATIVA PLANO DE AULA ORALIDADE COMO PRINCÍPIO DE CONSTRUÇÃO NARRATIVA Escola: Colégio Estadual Presidente Costa e Silva Série: 1º ano do Ensino Médio Professor (as): Aline Fraga, Clarice Pinheiro, Maria Aparecida, Rosemeire Luz. Data: 21/06/2007