“Muito além da gramática”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTERTEXTUALIDADE.
Advertisements

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Canção do Exílio Gonçalves Dias
Canção do exílio.
CANÇÃO DO EXÍLIO Gonçalves Dias.
CANÇÃO DE EXILIO Gonçalves Dias
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
As relações entre os textos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Redação de textos técnicos recomendações
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
Intertextualidade.
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
MPU -Prova Discursiva-
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Cultura, Linguagem e Língua
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Interdiscursividade e Intertextualidade
Verbo Língua Portuguesa.
Orientação Técnico-Pedagógica
Termos essenciais da oração
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Interpretando as Escrituras Sagradas
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escrita e interação Aula 03
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Estrutura do documento:
Escola Estadual Maria José
Adequação discursiva.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
CANÇÃO DO EXÌLIO GONÇALVES DIAS.
CANÇÃO NO EXÍLIO Gonçalves Dias.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
EP 08 – Páginas 44 a 49 TÍTULO, PARÁGRAFO E TÓPICO FRASAL TÍTULO: Uma espécie de Cartão de Visitas. É a possibilidade de se imprimir ao texto traços próprios.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Etapas de uma sequência didática
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
Novo programa Língua Portuguesa
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Secretaria Municipal de educação
A eterna relação entre textos
Equipe:Daniel Danilo Elias Lacerda Felipe Louriel Renato
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Qualidades do texto.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
A pré história da linguagem escrita
Introdução à sintaxe Estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e que as orações da língua estabelecem entre si nos períodos.
 “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

“Muito além da gramática”

Chomsky, em entrevista no ano de 1997: “Não existe um método para ensinar química. O método para ensinar química é fazer as pessoas se interessarem, fazer com que pareça excitante, instigante, aprender química. Assim elas aprenderão. Fora isso, não há métodos. Eu acho que com relação à linguagem é basicamente a mesma coisa.”

Uma sugestão muito além da gramática

GRAMÁTICA X TEXTO A função do substantivo no processo da referenciação Os efeitos do uso das figuras de linguagem Os efeitos previstos para o uso dos diferentes tempos e modos verbais Os procedimentos e as marcas linguísticas típicas da conversação

Focalizando a frase A ordem das palavras na frase e os efeitos decorrentes da alteração dessa ordem Os efeitos de provocados pelo acréscimo ou pelo corte de alguma palavra Os diferentes padrões de entonação,conforme a natureza das intenções pretendidas pelo enunciador

FOCALIZANDO A PALAVRA

FOCALIZANDO A PALAVRA > A formação do léxico de uma língua ou os vários processos de composição do seu vocabulário > Os neologismos e os mecanismos de ressignificação de palavras já existentes. > Os estrangeirismos, sua adaptação aos padrões gramaticais da língua importadora e seus valores culturais

- As variações dialetais (geográficas e sociais) - O uso do vocabulário: comum, formal, técnico, especializado, erudito, entre outros. - A criação da gíria - A criação de sentidos figurados e metonímicos

A vinculação das palavras às circunstâncias históricas e culturais do percurso da língua As relações de significado entre palavras: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia, partonímia, contiguidade As flexões dos substantivos, adjetivos, verbos e alguns advérbios As regularidades e irregularidades da conjugação dos verbos As particularidades de pronúncia de certas palavras As normas da ortografia oficial

-Oposições articulando os momentos (Padre Cícero X BNB; único agente X todos os santos) -A função do advérbio (O uso de “praticamente” atenuando a afirmação) -Paralelismo (verbos no infinitivo) -Parágrafo enumerativo e pontuação (itens coordenados) -A separação do último parágrafo (destaque) -O uso de expressões (“todos os santos de casa”) e intertextualidade (“santo de casa não faz milagre”)

-O uso de palavras para exprimir certeza como “é claro”, “pois” e o título. -O uso do advérbio “sempre”. -O uso dos artigos. -A relação semântica das palavras utilizadas (padre, santo, milagre; mãos, coração, mente). -A ideologia machista presente no texto. -A mobilização de nosso conhecimento de mundo. -A forma, distribuição dos parágrafos e a adequação ao gênero. -O uso do vocabulário e a intenção do texto.

Canção do Exílio – Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Onde canta o Sabiá. - Questões propostas: Identifique todos os substantivos contidos no trecho do poema. Qual o sujeito da frase “Minha terra tem palmeiras”? Analise sintaticamente a seguinte frase “Nossa vida mais amores”. Conjugue o verbo da segunda estrofe no presente do indicativo.

Canção do Exílio – Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Onde canta o Sabiá. Questões sugeridas: Ao reler o poema observe a comparação existente, destaque-a e explique a intenção do autor ao utilizar este artifício. Quais os efeitos esperados pela repetição de palavras, claramente existentes no poema? Este poema foi várias vezes recriado e parodiado, especifique em qual momento isso aconteceu e o motivo. a função de sua repetição.

1. Novas Concepções de Língua e suas Repercussões

2. FUNCIONAMENTO DAS LÍNGUAS: E UMA ATIVIDADE INTERATIVA; VEICULADOS EM DIFERENTES SUPORTES; COM DIFERENTES PROPÓSITOS COMUNICATIVOS; E EM CONFORMIDADE COM FATORES SOCIOCULTURAIS E CONTEXTUAIS.

3. DIMENSÃO MAIS AMPLA E MAIS FUNCIONAL DA LINGUAGEM: DE COMUNICAÇÃO E ANÁLISEDE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS; DE ELABORAÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS, DE DIFERENTES GÊNEROS,DE DIFERENTES REGISTROS E FINALIDADES,COM ÊNFASE NOS PROCEDIMENTOS DE PLANEJAMENTO E DE REVISÃO.

4. A MUDANÇA QUE OCORRERÁ NAS ESCOLAS CASO A DIMENSÃO MAIS AMPL E MAIS FUNCIONAL FOR O CENTRO DO ENSINO DA LÍNGUA. ·EM PRIMEIRO LUGAR SERIAM REVISTOS OS OBJETOS DO ENSINO:DOS MAIS ABRANGENTES AOS MAIS IMEDIATO

ALÉM DA GRAMÁTICA

ALÉM DA GRAMÁTICA Foco em salas de leitura, debates, etc. Ensinar a pensar Língua oral e escrita Relacionar leitura e gramática Parâmetros Nacionais Foco das aulas Número máximo de alunos por sala Preparo e amor pela profissão

Língua e gramática não são uma rima... podem ser uma solução?

Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração. Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima,não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração. (C. Drummond de Andrade)

Língua X Gramática Mais acordes; Mais vibrações; Pauta maior; Mais notas; Mais variações. Menor; Mais curta; Menos abrangente; Menos lições.

Semelhanças entre a língua e a gramática na rima Língua e gramática não são uma rima, porque não alinham pelo mesmo padrão sonoro,pelo mesmo tom; Não rimam entre si nem com a atividade da interação; Não rimam quando se confunde o estudo da nomenclatura com o da gramática; Quando não se vai além da nomenclatura.

POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A LÍNGUA E A GRAMÁTICA Dar à gramática a sua função, reconhecermos seus limites e aceitarmos sua insuficiência frente à necessidade de outros saberes e de outras competências; Aprender a apreciar a recriação da língua cada vez que a gramática varia, cada vez que ela se submete às condições de uso; Envolver a gramática em atividades de análises,leitura,escrita,oralidade;

Não deixar a gramática ofuscar o fascínio que a língua pode exercer sobre as pessoas; Que ela não nos impeça de sentirmos o gosto pelo estudo da língua; Saber ir adiante,muito além da gramática e até mesmo da língua.

Componentes do Grupo: Juliana Gonçalves; Renata Aguiar; Rodrigo Accioly; Valéria Maia; Valquíria Silva; Vilma Martins.