Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
BENCHMARKING.
FACULDADE METROPOLITANA
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Avaliação Institucional
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Empreendedorismo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
Visão geral da Administração
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Planejamento e projetos sociais:
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
PDE Escola 2011.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Projetos Aula 2 de 10.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Célia Cruz | Renata Brunetti
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Avaliação de Projetos Sociais
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais

PRODUTO FINAL PARA APROVAÇÃO: Projeto Socioeducativo e/ou Cultural contendo os diferentes elementos que serão trabalhados e destacados durante o Módulo. Data Limite de Envio 26/02/2011 arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com

Discussão coletiva e encaminhamentos para reposição de presença, trabalhos complementares, etc.

Alguns pontos das Unidades I e II

QUE REALIDADE PRÓXIMA DE MIM MANIFESTA DESIGUALDADES SOCIAIS QUE PODEM SER ABORDADAS ATRAVÉS DE PROJETOS? ATENÇÃO Elemento que deve ser considerado para iniciar a elaboração do Projeto Final deste módulo.

PRINCÍPIOS O desenvolvimento socioeconômico nos países do terceiro mundo deve visar resultados concretos para beneficiar os mais necessitados, bem como estimular processos de aprendizagem coletiva e participação universal na configuração do destino do povo. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

EMPODERAMENTO ATENÇÃO Um processo de “empoderamento” eficaz precisa contemplar, pelo menos, quatro níveis: Cognitivo: conscientização sobre a realidade e os processos; Psicológico: ligado ao desenvolvimento de sentimentos de auto-estima e autoconfiança, requisitos para a tomada de decisões; Econômico: que relaciona a importância da execução de atividades que possam gerar renda que assegure certo grau de independência econômica; Político: que envolve a habilidade para analisar e mobilizar o meio social para nele produzir mudanças. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em 3 áreas: 1. Técnicas Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

2. Gerenciais Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle). ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

3. Características pessoais Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e, principalmente, ter paixão pelo que faz. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

FASES DA ELABORAÇÃO Fonte: Tenório (2002, p. 14). Identificação Viabilidade Programação Análise

SÍNTESE DAS NOSSAS TAREFAS 1.Escolher a REALIDADE a ser transformada pelo Projeto. 2.IDENTIFICAR e DESCREVER DETALHADAMENTE essa realidade. 3.Desenhar a PROGRAMAÇÃO e, paralelamente, identificar os meios que garantam sua VIABILIDADE e a viabilidade do próprio projeto.

POLÍTICAS QUE DEVEM NORTEAR TODAS AS ETAPAS 1.Buscar mecanismos para garantir que sejam respeitados os PRINCÍPIOS do Projeto. 2.Buscar meios de contemplar os 4 níveis de EMPODERAMENTO. 3.Visar o desenvolvimento das HABILIDADES EMPREENDEDORAS.

Elaboração de projetos UNIDADE 3 Elaboração de projetos

“Ter um pé no concreto, outro na utopia, e uma sã loucura impulsionando o sonho” Paulo Freire

Reflexão Inicial Estamos trabalhando numa perspectiva da democracia deliberativa: presença de todos deliberando. Diferentemente da democracia representativa, que delega pelo voto o poder decisório aos representantes.

A prática deliberativa A prática deliberativa permite uma inclusão mais eficaz do público beneficiário dos projetos, quando transformada em metodologia (fases de pesquisa, desenvolvimento, elaboração e análise) na gestão de projetos sociais de qualquer ordem. ATENÇÃO Elemento que deve ser considerado na elaboração do Projeto Final deste módulo.

A prática deliberativa Nas sociedades democraticamente deliberativas, todos, de modo organizado ou não, institucional ou informalmente, têm direito a expor suas razões, a argumentar e negociar suas inquietações e propostas de soluções de problemas.

DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS ETAPAS DE UM PROJETO LINKS PARA ROTEIROS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS http://elaborarprojetocultural.blogspot.com/2009/04/manual-de-apoio-elaboracao-de-projetos.html www.fundacaocultural.ba.gov.br/editais/pdf/manual_projetos.pdf http://www.sesi.org.br/portal/main.jsp?lumChannelId=8A90153D14DB3C990114DBC61F8F325D http://www.blogacesso.com.br/forum/manual.pdf

DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS LINKS PARA ROTEIROS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS http://www.juventude.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=2605&c=3 1&t=81 http://www.cultura.gov.br/site/2007/11/04/formulario-e-manual- 2/ http://www.blogacesso.com.br/www.santoandre.sp.gov.br/bne ws3/images/.../Manual.pdf http://elaborarprojetocultural.blogspot.com/2009/04/manual- de-apoio-elaboracao-de-projetos.html

ETAPAS DE UM PROJETO 1. APRESENTAÇÃO: A apresentação é a uma das partes mais importantes de um projeto. É nela que o parceiro, ou investidor, poderá entender, de forma rápida e objetiva, a proposta integral do projeto. É preciso ser clara e objetiva, incluindo apenas as informações essenciais ao entendimento do projeto.

ETAPAS DE UM PROJETO 2. DIAGNÓSTICO: É a descrição minuciosa de algo. Deve-se, nesta etapa, informar o diagnóstico realizado no local/ comunidade.

ETAPAS DE UM PROJETO 3. BENEFICIÁRIOS: Aqui se responde a questão: quem o projeto atenderá? Ex.: O projeto beneficiará 320 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos do projeto ARTilheiro do Instituto Bola Pra Frente, bem como suas respectivas famílias que moram na comunidade do Muquiço, em Guadalupe – RJ.

ETAPAS DE UM PROJETO 3. BENEFICIÁRIOS (continuação): PERFIL DAS PESSOAS ATENDIDAS PELO PROJETO: a) Perfil Geográfico: Identifique o local da ação (estado, região, cidade, bairro, comunidade) e sua área de Influência (estado, região, cidade, bairro, comunidade). b) Número de pessoas atendidas: Informe quantos atendimentos diretos o projeto realizará. c) Critérios para seleção das pessoas atendidas: Explique os critérios e como será o processo de seleção dos atendidos.

ETAPAS DE UM PROJETO 4. OBJETIVO GERAL: Identifique os benefícios de ordem geral que as ações do projeto deverão propiciar aos beneficiários. Exemplos: a) Apoio à recuperação da qualidade das águas do Rio X, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população ribeirinha. b) Resgatar a história da comunidade do Muquiço, em Guadalupe, colaborando para o fortalecimento da identidade e a consequente valorização do espaço e da autoestima da população local.

ETAPAS DE UM PROJETO 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estes objetivos referem-se às etapas intermediárias que deverão ser cumpridas no curso do projeto. Portanto, devem estar necessariamente vinculados ao objetivo geral.

ETAPAS DE UM PROJETO 6. JUSTIFICATIVA: O proponente deve responder às questões: por que e para que executar o projeto? Ressalte os seguintes aspectos: - O problema a ser enfrentado, suas dimensões e públicos atingidos; - A relevância do projeto; - O impacto previsto (as transformações positivas esperadas, em termos de melhoria da qualidade de vida dos segmentos-alvo, ou sustentabilidade); - A área geográfica em que o projeto se insere; e - As principais características da população local (demográficas, socioeconômicas, sociopolíticas, ambientais, culturais e comportamentais).

Informar detalhadamente todas as atividades do projeto. ETAPAS DE UM PROJETO 7. PROGRAMAÇÃO: Informar detalhadamente todas as atividades do projeto.

Exemplo de programação: ETAPAS DE UM PROJETO Exemplo de programação: ATIVIDADES DURAÇÃO TOTAL (MÊS) MESES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1. Divulgar o projeto para os alunos P R 2. Selecionar alunos para o projeto 3. Elaborar questionários e perguntas orientadoras

ETAPAS DE UM PROJETO 8. METODOLOGIA: Descreva a maneira como as atividades serão implementadas, incluindo os principais procedimentos, as técnicas e os instrumentos a serem empregados. Destaque outros aspectos metodológicos importantes, como: a forma de atração e integração dos públicos beneficiários; os locais de abordagem desses grupos ou de execução das atividades; a natureza e as principais funções dos agentes multiplicadores; os mecanismos de participação comunitária no projeto e outros. Não é obrigatória a descrição de todos esses itens. No entanto, é preciso que se descreva com precisão de que maneira o projeto será desenvolvido, ou seja, o COMO FAZER.

ETAPAS DE UM PROJETO 9. INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: Que instituições estarão envolvidas diretamente no projeto? Exemplos: ACLG – Associação Comunitária de Lagoa Grande; Prefeitura de Lajedo do Vinco; Sindicato Rural de Lajedo do Vinco.

ETAPAS DE UM PROJETO 10. ORÇAMENTO GERAL: DISCRIMINAÇÃO SUBTOTAL TOTAL Equipamentos Material de construção Mão-de-obra

ETAPAS DE UM PROJETO 11. ADMINISTRAÇÃO/ GERENCIAMENTO DO PROJETO: Neste item, fala-se do gerenciamento do projeto, ou seja, descreve-se o responsável por cada atividade nas diversas Instituições envolvidas.

ETAPAS DE UM PROJETO Ex: 11. ADMINISTRAÇÃO/GERENCIAMENTO DO PROJETO (continuação): Ex: INSTITUIÇÃO - Universidade Estácio de Sá Nome Formação Função Erika Gelenske Psicologia Docente, responsável por... Victor Castro Letras Sérgio Pimenta Sociologia Lauro Ferreira Arquitetura Marcos Prada Antropólogo Instituição – Universidade Estácio de S´pa

ETAPAS DE UM PROJETO 12. METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO: Como o projeto será acompanhado com o intento de realmente “fazer com que ele aconteça”?

ETAPAS DE UM PROJETO Exemplo de metodologia de acompanhamento: O Projeto será acompanhado pela Direção de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá e pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da Instituição de Ensino Superior em questão. Cabe aclarar que a Comissão Própria de Avaliação - CPA - da Universidade Estácio de Sá foi constituída pela Portaria 105/GR/2004, em 3 de maio de 2004, e homologada pelo CONSUNI em atendimento à Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, SINAES. É integrada por 12 membros – representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Cabe à CPA zelar para que o Projeto de Autoavaliação Institucional esteja alicerçado em responsabilidade, participação, compromisso, compartilhamento democrático de idéias e projetos, integração, autonomia e permanente busca de aperfeiçoamento pela análise crítica de seus projetos e serviços.

E depois do projeto? O que vem? O PÓS-PROJETO

Pós-Projeto AVALIAÇÃO DE PROCESSO Esta modalidade de avaliação refere-se à forma como o projeto é conduzido, à eficiência dos métodos e procedimentos empregados. A avaliação de processo mede o progresso na realização dos objetivos específicos, identifica e mensura os aspectos ligados ao como fazer, o aproveitamento dos capacitandos (%), o índice de frequência e outros aspectos que considerar relevantes.

Pós-Projeto RELATÓRIO FINAL Envio de relatório às partes envolvidas no Projeto, com os dados finais do mesmo.

O MIX DE MARKETING COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR A ELABORAÇÃO DE PROJETOS Os 4 P’s Produto Praça Promoção Preço

O MIX DE MARKETING COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR A ELABORAÇÃO DE PROJETOS Os 4 C’s Cliente (necessidades) Conveniência Custo (sentido amplo) Comunicação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FINAL