Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 1 Gerência de custos  É um conjunto de processos que cuidam de: Estimativa de custos:  Estima.

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Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 1 Gerência de custos  É um conjunto de processos que cuidam de: Estimativa de custos:  Estima os custos necessários para conclusão do projeto Orçamentação:  Complementação e ajustes nas estimativas para a linha base Controle de custos:  Controle dos fatores que alteram o custo e controle das mudanças no orçamento do projeto  Em projeto de escopo pequeno estes processos são quase inseparáveis

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 2 Processos da gestão de custos Gerência de custos Estimativa de custos Orçamentação Controle de custos

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 3 Relações entre processos

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 4 Estimativa de custos  Fatores ambientais da empresa: Condições do mercado e Banco de dados comerciais  Ativos de processos organizacionais: Políticas de estimativas de custos, modelos de estimativas, históricos, arquivos, conhecimentos e lições aprendidas. Estimativa Analógica Determinar custos dos recursos Estimativa bottom-up Estimativa paramétrica Software de GP Análise de proposta de fornecedor Análise de reservas Custo da qualidade Ferramentas e TécnicasSaídasEntradas Estimativa de custos de atividade Detalhes dos custos Mudanças solicitadas P.G.Custos atualizado Fatores ambientais da empresa Ativos de processos da empresa Declaração de Escopo EAP ou WBS do projeto Dicionário da EAP Plano de Gestão do Projeto (Cronograma, Pessoal, Riscos)‏

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 5 Tipos de estimativas  Analógica: Usar valores reais de projetos similares anteriores Custa menos, mas é menos precisa  Bottom-up: Detalha as atividades até ser possível estimar  Paramétrica: Usa dados reais com algum parâmetro de escala Por exemplo: horas-homem, custo / megabyte, etc.  Use a que for mais indicada para o caso

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 6 Orçamentação  Agregação de custos: Orça-se custos de atividades, que são agregados em tarefas resumo e finalmente para todo o projeto.  Podemos usar reservas de contingência de custos Agregação de custos Análise de reservas Estimativa paramétrica Reconciliação dos limites (de financiamento)‏ Ferramentas e TécnicasSaídasEntradas Linha base dos custos Necessidade de financiamento P. G. Custos atualizado Mudanças solicitadas Declaração de Escopo EAP ou WBS do projeto Dicionário da EAP Estimativa de custos de atividade Detalhes dos custos Cronograma do projeto Calendários de recursos Contrato Plano de Gestão dos Custos

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 7 Detalhes da orçamentação  Reconciliação dos limites de financiamento: Os clientes normalmente estabelecem um fluxo de caixa máximo para o projeto A reconciliação visa equilibrar os custos com o fluxo de caixa previsto  Linha base Orçamento  Gestão: P. G. Custos S. Mudanças

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 8 Controle dos custos  Informações sobre desempenho: Entregas feitas e a fazer. Custos autorizados e incorridos % físico concluído e estimativa para conclusão das tarefas  Sistema de controle de custos: Como serão tratadas as mudanças na linha base de custos Sistema de controle de custos Análise de medição de desempenho Previsão Análise de desempenho Software de GP Gerenciamento das variações Ferramentas e TécnicasSaídasEntradas Estimativa de custos atualizada Linha base de custos atualizada Medições de desempenho Previsão de término Mudanças solicitadas Ações corretivas recomendadas Ativos de processos atualizados PGP atualizado Linha base dos custos Necessidade de financiamento Relatórios de desempenho Informações sobre desempenho Mudanças aprovadas Plano de Gestão do Projeto

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 9 Análise de medição de desempenho  Ajudam a analisar a extensão das variações que irão ocorrer  Earned value (valor agregado) usa: VP:Valor planejado(COTA ou BCWS)‏ VA:Valor agregado(COTR ou BCWP)‏  VA (EV) = % físico concluído * VP VaC:Variação de custos:VaC = VA – VR VaP:Variação de prazos:VaP = VA – VP CR:Custo real (CRTR ou ACWP)‏ OC:Orçamento a completar(VP – VA)‏

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 10 Análises com Earned Value  IDC:Índice de desempenho de custos (CPI)‏ IDC = VA / CR (Valor Agregado / Custo Real)‏ Se agregado)‏ Se > 1  Custos estimados não atingidos  IDP:Índice de desempenho de prazos (SPI)‏ IDP = VA / VP (Valor Agregado / Valor Previsto)‏ Se agregado)‏ Se > 1  Projeto adiantado (agregado > previsto)‏  Estimativas de custos no término do projeto: Otimista:ENTo= CR + OC - VA Realista:ENTr= CR + (OC - VA) / IDC (project)‏ Pessimista:ENTp= CR + (OC - VA) / (IDP * IDC)‏

Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 11 Earned Value e análise de desempenho  Previsão de duração com Earned Value: DI:Data de início do projeto (project)‏ DT:Data de término do projeto (project)‏ DPe:Duração previstaDPe = DT – DI DPo:Duração projetadaDPo = DPe / IDP  Análise de desempenho: Análise de variação:≠ previsto x realizado Análise de tendências:valores projetados Técnica do valor agregado subsidia estas análises