AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu sou.... Um ser que mesmo com o discurso de que sei de tudo, necessito de alguém para me guiar;
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Mix de Marketing Novos Produtos
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Função Aplicação de pessoas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Alteridade.
ad – direção para, tendência para;
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Frases....
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Que desconforto é esse?.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Frases....
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Comunicação Empresarial
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Considerações sobre Motivação e Liderança
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
NEGOCIAÇÃO TRANSCUTULRAL
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Dicas para Apresentações
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O Coração de um Líder.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Frases Porretas Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Engraçado como acreditamos em tudo que o jornal diz, mas questionamos
EVANGELISMO PÚBLICO.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Engraçado como é simples Falar mal de Deus E depois imaginar porque
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
A busca das universalidades culturais Apesar da música ser unanimidade cultural, isso não significa que a música do mundo seja uniforme: Os 5 maiores mercados.
1 VOCÊ E A SUA ATITUDE ALEGRE TRISTE.
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
Comportamento do Consumidor
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Ambiente Social e Cultural As culturas do mundo são caracterizadas tanto por diferenças quanto por similaridades. Portanto, a tarefa dos profissionais.
MAX WEBER
Professora: Janine Fernandes
Marketing de Relacionamento
CULTURA ORGANIZACIONAL
1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Comportamento Organizacional
PERSONALIDADE: por que estudar?
Sua Imagem Pessoal e o Impacto sobre sua Carreira Independente
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Transcrição da apresentação:

AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL Prof. Me. Cálidon Costa E-mail: calidoncosta@gmail.com calidontur@hotmail.com

Aspectos Básicos de Sociedade e Cultura A cultura compreende valores, ideias, atitudes e símbolos conscientes e inconscientes que moldam o comportamento humano e que são transmitidos de geração em geração. É a programação coletiva da mentalidade que distingue os membros de uma classe de pessoas dos de outra. (HOFSTEDE E BOND, 1988, p. 16).

Atitude Cultural Universal

Cultura de baixo contexto Cultura de alto contexto EDWARD HALL

Cultura de Baixo Contexto As mensagens são explícitas, com as palavras transmitindo a maior parte das informações na comunicação. Em culturas de baixo contexto, como as dos Estados unidos, Suíça ou Alemanha, os negócios são feitos com muito menos informações sobre o caráter, o passado e os valores dos participantes.

Cultura de Alto Contexto A parte verbal da mensagem contém menos informações. Há muito mais informação no contexto da comunicação, como nos antecedentes, associações e valores básicos dos comunicadores. Em geral, as culturas de alto contexto funcionam com muito menos fluxo de papéis legais do que o considerado essencial em culturas de baixo contexto. Ex. Japão, Arábia Saudita.

Cultura de Alto Contexto A palavra de uma pessoa e sua garantia, havendo menos necessidade de prever contingências e sanções legais externas, uma vez que a cultura enfatiza obrigações e confiança como valores importes. Nessas culturas, sentimentos comuns de dever e honra substituem as sanções legais impessoais, o que ajuda a explicar a importância das negociações prolongadas e trabalhosas, que nunca parecem chegar “ao que interessa”. Parte da finalidade da negociação, para alguém de uma cultura de alto contexto, é conhecer o parceiro potencial.

CULTURA DE ALTO E BAIXO CONTEXTO FATORES/DIMENSÕES ALTO CONTEXTO BAIXO CONTEXTO Advogados Menos importante Muito importante. A palavra da pessoa Sua garantia Não confie; tenha tudo por escrito. Responsabilidade pelo erro organizacional Tomada no sentido mais estrito Relegada ao mais baixo nível. Espaço As pessoas convivem em espaços exíguos As pessoas mantém um espaço vital em torno de si e rejeitam intromissões. Tempo Policrômica – tudo na vida deve ser feito em seu próprio ritmo. Monocrômica – Tempo é dinheiro Linear – Uma coisa de cada vez. Negociações Demoradas – um propósito importante é permitir que as partes se conheçam. Fazer tudo rapidamente. Propostas competitivas Infrequentes. Comuns. Exemplos nacionais/regionais Japão, Oriente Médio. Estados unidos, norte da Europa.

Comunicação e negociação Comunicação VERBAL e NÃO-VERBAL VERBAL: Idiomas distintos. Ex.: A utilização do “sim” e do “não” pelos japoneses. - Você não gosta de carne? NÃO-VERBAL: Culturas Distintas. Ex.: Exibir a sola do sapato durante uma conversa é considerado mal presságio em algumas culturas do Oriente Médio.

Comunicação e negociação O conhecimento e o entendimento de diferenças transculturais são cruciais durante as negociações. Nessas negociações os profissionais de marketing são colocadas frente a rente com interlocutores de diversas heranças culturais, o que representa um desafio de superação de barreiras verbais e não verbais a comunicação para ambas as partes. Já como americanos, prepara-se para lidar com um estilo etnocêntrico de negociação.

As 10 táticas americanas Posso fazer isso sozinho; Pode me chamar de John; Isto pra mim é Grego; Vá direto ao ponto; Ponha as cartas na mesa; Não fique sentado aí, sem dizer nada; Não aceito “não” como resposta; Uma coisa de cada vez; Trato é trato; Eu sou o que sou.

Abordagens Analíticas de Fatores Culturais

Abordagens Analíticas de Fatores Culturais Os fatores culturais são um desafios para os profissionais de marketing por que eles não são visíveis. A cultura é um comportamento aprendido, passado de geração para geração e, por isso, é difícil para alguém de fora, inexperiente ou sem treino, entendê-la em profundidade. Para se tornar uma administrador global é preciso aprender a se liberar de suposições culturais.

Hierarquia de necessidades de Maslow Auto-realização Estima Social Segurança Fisiologia

A TIPOLOGIA CULTURAL DE HOFSTEDE DISTÂNCIA DO PODER CULTURAS INDIVIDUAIS x CULTURAS COLETIVAS MASCULINIDADE x FEMINILIDADE DINAMISMO CONFUCIANO

JAMES LEE

CRITÉRIOS DE AUTO-REFERÊNCIA E PERCEPÇÃO Definir o problema ou meta em termos de traços, hábitos e normas culturais do país de origem. Definir o problema ou mete me termos de traços, hábito e normas culturais do pais anfitrião. Não fazer julgamentos de valor. Isolar a influência do critério de auto-referência e examiná-la cuidadosamente, para ver de que maneira ela complica o problema. Redefinir o problema sem a influência do critério de auto-referência e resolvê-lo para a situação de mercado do país anfitrião.

Sensibilidade ambiental Grau de Adaptação de um produto Produtos com alta sensibilidade; Produtos com pouca sensibilidade. Circuitos de PC Computadores Alimentos

Teoria da Difusão

O Processo de Adoção Conscientização Interesse Avaliação Experimentação Adoção

CARACTERÍSTICAS DA INOVAÇÃO VANTAGEM RELATIVA COMPATIBILIDADE COMPLEXIDADE DIVISIBILIDADE COMUNICABILIDADE

Complicações Transculturais e Soluções sugeridas

Competências Transculturais

AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL Prof. Me. Cálidon Costa E-mail: calidoncosta@gmail.com calidontur@hotmail.com