GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Ms. Décio L. Mello Peixoto Faria
Administração de Conflitos
Recursos Humanos I O Conflito
Treinamento para Casais
Administração de Conflitos
Administração de Conflitos e Negociação
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
RELAÇÃO COM EMPREGADOS: CONFLITO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
DINÂMICA de GRUPOS SEGUNDA PARTE.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
Uma análise apreensiva da Avaliação de Desempenho
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Os tipos de comportamento no meio social
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Comportamento Humano.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
TÉCNICAS DE ENSINO.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
CONFLITO INTERPESSOAL
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Solidificando seus relacionamentos
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
por Cláudia Serafim Comunicação e Profissão
METÁFORAS ORGANIZACIONAIS
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão de Conflitos a difícil arte de lidar com pessoas
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
3 – GOVERNANÇA CORPORATIVA AFINAL, PORQUE PRECISAMOS DE UM CONSELHEIRO LIDER?
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Principais Mecanismos de Defesa
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
A GESTÃO DE CONFLITOS.
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
GESTÃO DE CONFLITOS. Premissa Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
O processo de trabalharmos juntos para chegarmos a um objetivo comum.
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Mapa de Causa & Efeito Seplan O que é um projeto de Ganhos Rápidos? Um Projeto de Ganhos Rápidos deve ser de curto prazo (em torno de 1 a 2 meses)
“Técnicas Básicas de Negociação”.
Liderança e Relacionamento.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
GESTÃO DE CONFLITOS MBA DE GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA Profª Ana Simões
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO DE CONFLITOS Taís Brenner Oesterreich

O conflito se instala quando há divergência de idéias, quando o papel por desempenhar choca-se com os princípios de outras pessoas e/ou processos. Conflitos giram em torno de pessoas.

CONFLITOS CONFLITOS RELACIONAMENTO REGRAS IDÉIAS TAREFA PROCESSOS

Positivo ou Negativo A existência do conflito não passa necessariamente pelo lado negativo dos relacionamentos. Um conflito pode proporcionar meios eficazes para se chegar ao CONSENSO, desde que bem ENTENDIDA sua função real. Ele geralmente nasce de uma diferença de idéias e/ou opiniões. Seria o primeiro aspecto positivo, pois opiniões diferentes e/ou divergentes podem desencadear reflexões e análises sobre um determinado tema.

Resultados potencialmente construtivos Resultados potencialmente destrutivos Estimula o interesse e a curiosidade Provoca frustrações, hostilidade e ansiedade. Aumenta a coesão grupal Cria pressão para a conformidade das pessoas. Aumenta a motivação para a tarefa Provoca dispersão de energia Desperta atenção para problemas Produz ações de bloqueio e recusa a cooperar Testa e reduz diferenças de poder Gera distorções perceptivas.

Como o conflito é conduzido pelas partes envolvidas... O segredo está em: Como o conflito é conduzido pelas partes envolvidas... A responsabilidade maior de resolução de conflitos cabe ao líder do grupo, mas não exclusivamente. Cada membro do grupo é também responsável pelo rumo que as divergências podem tomar, contribuindo para a identificação ou evolução do conflito.

Destrutivo X Construtivo Condução do conflito

Níveis de Conflito Conflito Intrapessoal (Conflito dentro do indivíduo): O conflito ocorre dentro do indivíduo por causa da frustração de expectativas pessoais, profissionais ou relacionadas com o trabalho. O conflito pode partir de causas internas como ansiedades pessoais que nada tem a ver com o trabalho. Caso estes conflitos internos não sejam postos para fora e não se transformem em interpessoais, podem permanecer latentes, pouco afetando o trabalho em si. Conflito Interpessoal (Conflito indivíduo com indivíduo): O conflito interpessoal ocorre entre duas ou mais pessoas que estão em lados opostos; ele pode ter natureza substantiva, emocional ou ambas. Natureza substantiva: Envolve processos, tarefas, atividades, tomada de decisão, etc. Natureza emocional: Envolve valores pessoais, diferentes personalidades, etc.

Conflito Intergrupal (Entre grupos): Representa divergências ou discordâncias entre grupos quanto à autoridade, metas, territórios ou recursos e em certos sentidos, são inevitáveis nas organizações”. Conflito Interorganizacional (Entre corporações): Normalmente  se  pensa  no  conflito  interorganizacional em  termos de concorrência e rivalidade  que  caracterizam as  empresas que atuam nos mesmos mercados.  

Resolução de Conflitos Técnicas Conhecidas Confronto Força Compromisso Suavização Retirada

CONFRONTO Confronta o Problema de cara Exige pesquisa adicional para encontrar a melhor solução para o problema; Deve ser usada se houver tempo para trabalhar e resolver a questão; Também serve para criar relacionamentos e confiança Solução ganha-ganha Problema Pesquisa Solução “Vamos juntar nossas cabeças, pesquisar o problema e encontrar a melhor solução”

FORÇA A pessoa com o poder toma a decisão A decisão tomada pode não ser a melhor para o projeto, mas é rápida Ajuda muito pouco no desenvolvimento da equipe Usada quando as apostas são altas e o tempo é essencial É uma solução ganha-perde Problema Poder Solução Imediata “Bob é o superior por aqui, e por isso vamos ficar com a opinião dele sobre a solução”

COMPROMISSO Exige que ambas as partes renuncie a algo. A decisão tomada é uma mistura dos dois lados do argumento Deve ser usada quando os relacionamentos são iguais e ninguém pode verdadeiramente “ganhar” Pode ser usada para evitar uma briga É uma solução perde-perde Problema Solução 1 Solução 2 Solução Compartilhada “Vamos tirar um pouco dos dois lados do argumento e criar uma solução mista”

SUAVIZAÇÃO “Alivia” o conflito, reduzindo o tamanho percebido do problema Solução temporária, mas pode acalmar as relações da equipe e discussões tumultuadas Pode ser aceitável quando o tempo é essencial ou quando qualquer uma das soluções propostas não resolver o problema atualmente Usada para manter relacionamentos e quando o problema não é crítico É uma solução perde-perde “Vamos suavizar essa questão. Na realidade, esse não é um problema tão grande” Problema Suavização

RETIRADA Pior técnica de resolução de conflito Um lado do argumento se retira do problema, normalmente a contragosto Pode ser usada como um período para esfriar os ânimos, ou quando o problema não é crítico É uma solução cede-perde Problema Retirada Solução Imediata “Estou saindo. Escolham a solução que funcione melhor”

Conclusões Comunicação Identificar Pontos Fortes e Fracos das Pessoas Envolver a equipe nas fases de planejamento Papéis bem definidos Desenvolvimento da Equipe (entusiasmo, desejo e dedicação contínua)

Referências Bibliográficas PMP, Project Managment Professional. Joseph Phillips. Como trabalhar em equipe - Paul Kordis e Lair Ribeiro Por que as Equipes não funcionam. Harvey Robbins e Michael Finley, Editora Campus.

Lembrem-se!!! Conflitos giram em torno de pessoas. Conflitos podem ser positivos ou negativos. Conflitos são administrados e não eliminados.