Legitimação social e Legalidade Política Nelson Filice de Barros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Políticas Públicas.
Educação Permanente em Saúde :
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Legalidade e Legitimidade
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Sérgio Praça edspraca.wordpress.com
Cronograma de Projetos – Gráfico Gannt
ENTRE A TRANSFORMAÇÃO E A PERMANÊNCIA
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
DOCUMENTOS UTILIZADOS
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Emile Durkheim e o fato social
Formação Profissional IV
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
O Individualismo Metodológico
A Sociedade humana: generalidades
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2011 A IMPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO SOBRE A PNPIC.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Capítulo 1 A administração hoje.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Fundamentos da Administração Pública
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Implementação das PIC. Organização de uma equipe técnica de referência Conforme discussão da “Inserção das PIC na rede de saúde”, sabe-se que um dos passos.
Transformação com as PIC
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
As Concepções Pedagógicas.
Grupo 1 Crescimento e financiamento da Atenção Básica.
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Transcrição da apresentação:

Legitimação social e Legalidade Política Nelson Filice de Barros

Objetivo: refletir sobre a atual fase da racionalidade homeopática no campo da saúde brasileiro. Pressuposto: a medicina homeopática tem mais legalidade que legitimidade no campo da saúde atualmente e esta perdendo uma janela de oportunidade de ampliação de seu modelo de prática. Marco teórico-conceitual: - Campo da saúde - Legalidade - Legitimidade - Fases da Homeopatia no Brasil - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Campo da Saúde Categoria criada por Bourdieu, ligada á noção de campo de disputas e embates, no qual se luta pelo monopólio do saber e das práticas de cuidado e cura. (Bourdieu, 1989)

Legalidade - Prática exercida de conformidade com leis estabelecidas ou pelo menos aceitas, que possibilita prever as conseqüências das próprias ações. - Expressa o valor da certeza e da igualdade perante a lei. - Opõe-se ao poder arbitrário aplicado com base em uma analise e um juízo estritamente pessoais da situação.

Legalidade - Base do Estado Moderno monarquia - republica, manufatura artesanal - capitalismo, religião - ciência (medicina) - No Estado Moderno o poder é exercido com base legal (definido e exercido por leis) e racional (definido e exercido com base no modelo cientifico). Opondo-se ao poder: tradicional – respeito as instituições e lideres consagrados pela tradição; carismático – respeito ao chefe devido sua capacidade de convencimento.

Legitimidade - Consenso capaz de assegurar a obediência sem a necessidade de recorrer ao uso da força. - Todo poder procura alcançar consenso, de maneira que seja reconhecido como legitimo, transformando a obediência em adesão. - No Estado legal os consensos não são iguais.

Legitimidade - Nos períodos de estabilidade política e social a influência na formação da consciência social, daqueles que a divisão do trabalho colocou no vértice da sociedade é determinante, visto estarem eles em condições de condicionar de maneira relevante o comportamento dos que não desempenham papel privilegiado. (Formadores de opinião) - O consenso com base legal nunca foi e nem é livre, pois foi e é construído, forçado e manipulado, com a justificativa de que se trata de uma necessidade social.

Legitimidade Quando o fundamento e os fins do poder são percebidos como compatíveis ou de acordo com o sistema de crenças e quando o agir é orientado para a manutenção dos aspectos básicos da vida social, o comportamento dos indivíduos e grupos pode ser definido como legitimo. (conservador) Por outro lado, o comportamento de indivíduos e grupos que se unem com princípios compatíveis e crenças orientados para se opor e mudar o regime ou conjunto de valores/leis estabelecidos é legítimo também. (contestador)

Legitimidade Legitimidade contestadora pode ser exercida como: - política reformista: busca alcançar mudanças mantendo as estruturas existentes e propondo mudança na gestão do sistema estabelecido; - política revolucionaria: busca alterar a ordem constituída, tendo como objetivo a modificação substancial das estruturas estabelecidas. Observada em duas formas de atitude: - revolta: negação ou rejeição da realidade social, sem conseguir determinar historicamente a que se opõe e, por isso, aprisionada u ma realidade que não consegue alterar; - revolucionaria: negação historicamente determinada com base na realidade social e estratégias legais ou ilegais, que busca a derrubada de instituições que dificultam o seu desenvolvimento e a criação de novas estruturas. (Bobbio, 1993)

Fases da Homeopatia no Brasil Fase de Implantação ( ) - busca de legalidade e legitimidade; Fase de Expansão e Resistência ( ) - busca legalidade e já alcança alguma legitimidade; Fase de Resistência ( ) - busca legalidade e mantém-se pela legitimidade; Fase Áurea ( ) - alcança legalidade no ensino e aumenta a legitimidade; Fase de Declínio ( ) - perde a legalidade no ensino e tem reduzida sua legitimidade; Fase de Retomada Social ( ) - alcança legalidade com especialidade médica e aumenta sua legitimidade (Luz, 1996) Fase... (2000- ??) - alcança maior legalidade com o pagamento de consultas pelo SUS e publicação da PNPIC...

O que tem sido feito para ampliar a legitimidade da medicina homeopática no Brasil?

Possibilidades de ação a partir das principais diretrizes apresentadas pela PNPIC: 1. estruturação e fortalecimento da atenção; 2. desenvolvimento de qualificação para profissionais; 3. divulgação e informação de evidências para profissionais, gestores e usuários; 4. estímulo às ações intersetoriais; 5. fortalecimento da participação social; 6. acesso a medicamentos; 7. acesso a insumos; 8. incentivo à pesquisa sobre eficiência, eficácia, efetividade e segurança; 9. desenvolvimento de acompanhamento e avaliação; 10. cooperação nacional e internacional; 11. monitoramento da qualidade. (PNPIC, 2006)

Considerações Finais A medicina homeopática tem mais legalidade que legitimidade no campo da saúde atualmente e esta perdendo uma janela de oportunidade de ampliação de seu modelo de prática. A maior parte dos profissionais e instituições da Homeopatia continua operando com base no poder carismático e tradicional em um Estado que se baseia no poder legal. Legitimidade é uma perspectiva dinâmica, uma unidade aberta, cuja concretização é considerada possível num futuro indefinido. (Mãos à obra!!!)

Muito obrigado