INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
What makes a leader? By Daniel Goleman Marcelo Venturini Pedro Alves
Matemática para todos Educação Básica
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
Inteligências Múltiplas
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Esta apresentação está preparada
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Inteligências Múltiplas
HOWARD GARDNER.
Inteligência Emocional
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
Competências e Habilidades
Mente Positiva.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Reunião de Pais
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
inteligência emocional
Psicopatologia da Inteligência
Apresentação do Professor
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
CULTURA O QUE É?.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Professora: Janine Fernandes
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Gestão de Pessoas II Aula 22 GESTÃO DE PESSOAS TRABALHANDO EM EQUIPE.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Múltiplas Inteligências
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Howard Gardner

Howard Gardner (Pennsylvania, 1943) é um psicólogo cognitivo e educacional, ligado à Universidade de Harvard e conhecido, em especial, pela sua teoria das inteligências múltiplas. Os testes tradicionais de inteligência só levam em consideração as inteligências verbal e lógica / matemática. Howard Gardner crê que todos temos tendências in-dividuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas numa das inteligências listadas adiante.

Depois de quase duas décadas de tentativas dos es-tudiosos de explicar a inteligência, Howard Gardner conceituou-a de modo mais refinado como "um potencial biopsicológico para processar informações e que pode ser ativado num cenário cultural, para solucio- nar problemas ou criar produtos que sejam valoriza- dos numa cultura". Gardner explica que as inteligências não são objetos que podem ser contados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponí- veis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros.

O seu livro mais famoso é provavelmente Frames of Mind, onde ele delineou sete dimensões da inteligên- cia. Desde a publicação de Frames of Mind, Gardner pro pôs duas novas dimensões de inteligência: a inteligência naturalista e a inteligência existencialista.

NOVE* TIPOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Inteligencia interpessoal. Inteligencia introspectiva / intrapessoal. Inteligencia espacial / visual. Inteligencia corporal / cinestésica. Inteligencia musical. Inteligencia verbal. Inteligencia matemática ou lógica. Inteligencia ecológica / naturalista. Inteligencia existencialista.

Em seu processo de revisão de sua teoria, Gardner acrescentou a "Inteligência Natural" à lista das inteligências originais, que refere-se à habilidade de reconhecer e classificar plantas, anima is, minerais, incluindo rochas e gramíneas e to- da a variedade de fauna e flora e devido às suas contribuições para uma maior compreensão do meio ambiente e de seus componentes. Porém, o mesmo não ocorre com a chamada "Inteligência Exis tencial" ou "Inteligência Espiritual". Embora o autor se sinta interessado por este nono tipo, conclui que "o fenômeno é sufi- cientemente desconcertante e a distância das outras inteligências, suficientemente grande para ditar prudência - pelo menos por ora" – conclui em seu recente livro intitulado “Inteligência: um conceito reformulado" (2001).

+ 1

Inteligencia Interpessoal: É a capacidade de relacionar-se com as pessoas, de aceitar (compreender as pessoas: suas intenções, suas motiva- ções, seus humores, seus temperamen-tos, seus desejos) e conviver com o ou-tro (para um relacionamento eficiente com respostas adequadas). (Ex. Admi-nistradores, gerentes, negociantes, pro-fessores, vendedores, relações públicaspsicoterapeutas...)

Inteligencia Intrapessoal: É a capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento (reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre, para uso preciso das idéias, das habilidades, das ne- cessidades, dos sonhos, dos desejos). Habilidade de administrar (gerenciar) seus senti- mentos e emoções a favor de seus projetos. É essencial para manter-se caminhando sempre em busca. É a inteligência da auto estima.

Inteligencia Espacial: É a capacidade de lidar com espaços abertos (percep- ção de formas espaciais, das relações e padrões visu ais) e raciocinar com essa visão (visualização em 3D: composição, transformação, equilíbrio, orientação, ten são) – noção de espaço e direção. (Ex. engenheiros, escultores, cirurgiões plásticos, arquitetos, pilotos, navegadores)

Inteligência cinestésica: Ou corporal - é a capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis, com autocontrole corporal e com coordenação motora. (Ex. atores, atletas, bailarinos, cirurgiões, mecâ-nicos...)

Inteligencia musical: É a capacidade de lidar com sons (com a percep ção dos tons, timbres, ritmos, temas), aprender música, tocar instrumentos (reprodução), compor (produção)... (Ex. músicos, cantores, composito res, maestros...)

Inteligência lingüística: Ou verbal - é a habilidade para lidar criativamente com as palavras sejam verbais ou escritas, com o objetivo de convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. (Ex. oradores, escritores, políticos, advogados, vendedores...)

Inteligencia lógica e matemática: É, dentre todas, a mais pesquisada e a mais avaliada nos testes de QI. É a capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos, habilidades para o raciocínio dedutivo. (Ex. matemáticos, cientistas, engenheiros, físicos, contadores...)

Inteligencia ecológica Ou Naturalista: é a capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural com sensibilidade ao meio-ambiente. Ergonomia. (Ex. paisagistas, jardineiros, veterinários)

Inteligência Existencial Capacidade de se situar em relação aos limites extremos do universo, de se situar em relação a elementos da condição humana como o significado da vida, o sentido da morte, o destino final do mundo físico e psicológico e experiências profundas como o amor de outra pessoa ou a total imersão numa obra de arte. Enfim, habilidade em formular questionamentos filosóficos acerca do ser e do existir.

GENIAL !!! A pergunta que se faz não é mais se a pessoa é ou não inteligente, mas sim COMO ela é inteligente. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (Luiz Carlos Panisset Travassos) "As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligên- cias só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo". Rubens Alves, em Cenas da Vida

BIBLIOGRAFIA GARDNER, H. (1994) Estruturas da mente - a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed I Gardner’s Theory !!!