Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing

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BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
Transcrição da apresentação:

Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing Grupo 2 Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing Contabilizando o Sucesso – Sebrae/DF

1) Qual é o meu serviço? Prestação de serviços na área contábil compreendendo o registro da contabilidade do cliente, a elaboração de guias para recolhimento de impostos e relatórios, como balancetes, demonstrativos, etc. Assistência a Condomínios Auditoria Consultoria Perícia Gestão de empresas

2) Ofereço serviços com qualidade? O que posso melhora? Sim. Bom relacionamento pessoal com os clientes Serviços bem executados (sem erros) e entregues com rapidez (Lembrar que deve ser: Valoração do Cliente) Podemos melhorar: Atendimento ao cliente (telefonia e internet), formação dos funcionários, equipamentos do escritório.

3) Quais são as peculiaridades do mercado em que atuo? Forças Serviços com qualidade Funcionários bem qualificados Um bom atendimento Fraquezas Legislação incompreensível Funcionários irresponsável Oportunidades Consultoria na gestão do negócio do cliente Concessão de benefícios (Plano de Saúde) Facilitação de empréstimos (cadastro) Ameaças Muita concorrência Profissionais sem capacitação no mercado Dificuldades em se manter a qualidade para oferecer preços justos dos serviços. Quebra dos clientes

4) A que público se destina o meu serviço? Micro, pequenas e grandes empresas de comércio e serviços; Condomínios; Associações; ONG's e Pessoas Físicas em todo o DF (segmentar os nichos de mercado para atuar especificamente) Por Exemplo: Comércio Varejista de Farmácias (em todo DF) Serviços de fabricação de gesso (no Núcleo Bandeirante...

5) Quem são meus clientes em potencial? Comércio Varejista (Papelarias e Farmácias) Serviços (área de gesso) Embaixadas

6) Quais são as necessidades e os desejos deste público-alvo que quero satisfazer? manter a contabilidade da empresa, apurar os impostos devidos, cuidar da área de pessoal. Desejos: pagar menos imposto (ou nada), ter maior lucratividade, ter confiança total no contador

7) Quantos clientes tenho em meu cadastro 7) Quantos clientes tenho em meu cadastro? O que faço para manter esses clientes fiéis? Entre 6 e 50 clientes. Manter fiéis: Bom relacionamento (visitas, troca de informações, atendimento rápido, etc), qualidade no serviço (rapidez na entrega de documentos, um sistema para atendimento a dúvidas, suporte pela internet)

8) Quem são meus concorrentes mais diretos 8) Quem são meus concorrentes mais diretos? O que eles oferecem a esse público que eu não ofereço? Os escritórios próximos aos nossos. Não sabemos na sua maioria. Preços mais baixos. (É preciso saber o que a concorrência está fazendo, muita pesquisa)

9) Qual é o seu diferencial? Suporte pela internet, atendimento pessoal com mais tempo, conhecimento sobre as novidades na legislação

10) Qual é a causa para alguns clientes tornarem-se inativos? Falta de gerenciamento do negócio na área que vai atuar: Quebra do negócio, baixa lucratividade, sem vergonhice do cliente.

11) Como estão meus preços em relação ao mercado? Está na média do mercado na área em que atuo; mas está bem mais caro para outras localidades como cidades-satélites (Taguatinga, Ceilândia, etc) devido a falta de comprometimento da classe contábil. (Análise: Oportunidade de novo nicho de mercado com trabalho sério e responsável nestas localidades)

12) Onde meus serviços encontram-se disponiveis para os clientes? No site, no escritório, pelo telefone.

13) E as promoções, o que eu faço? Ainda não foi feita nenhuma promoção. Além do tratamento pessoal, acreditamos que há necessidade de folhetos ou anúncios, sites para divulgação. Processos de fidelização com o cliente (descontos na indicação, por exemplo)

14) Como meus concorrentes promovem seus serviços? Não vejo divulgação na sua maioria. Um escritório divulga em jornais seus serviços. Outro faz no boca-a-boca a sua divulgação. Outro já faz uma política de redução total de preços... (Faz necessário fazer uma pesquisa mais ampla)

15) Tenho feito parcerias/negócios? Já foram feitas algumas parcerias. Acreditamos que seja muito importante. Sempre que há oportunidade fazer a análise das possibilidades do escritório para agregar mais serviços.

16) Quais são meus planos quanto à expansão, mudanças e melhorias? Transformação da postura perante os clientes e funcionários, capacitação para a equipe de trabalho, atualizações dos equipamentos do escritório, devolução de arquivo-morto para os clientes mais antigos, mudança do ambiente (móveis, estantes, etc), atendimento personalizado (hora marcada, no local do cliente, consultoria específica na área do mercado, criação de sistemas de gestão do negócio, etc), fazer promoções para fidelização de clientes.

Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing Módulo Marketing – Contabilizando o Sucesso – Sebrae/DF