CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
O Início da Comunicação
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Determinantes Determinante é um número real associado a uma matriz quadrada. Notação: det A ou |A|. Determinante de uma Matriz Quadrada de 1ª Ordem. Seja.
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
Avaliação Mediadora.
Plano de Ação Pedagógica
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade.
LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
O brincar e a matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Projeto de Integração :
Motivação e Expectativas
Divisão (semana 6).
Introdução ao conceito de Multiplicação
Operações com frações (semana 9).
MATRIZES.
União dos Escoteiros do Brasil
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PEAD Ludicidade e Educação
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA

Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE JOGOS.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Perguntas de Modelação
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resolução de problemas: concepções
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
História da Matemática
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
VALE SONHAR.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Matemática Operações com números naturais:
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO DE METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO OBJETIVO Analisar de que forma o jogo pode ser usado como recurso na aprendizagem da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental para se desenvolver o ensino da matemática com mais eficiência.

A MATEMÁTICA EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO O ensino de matemática e os PCN’s [...] preocupação com a formação de um cidadão autônomo que consiga acompanhar as transformações do mundo moderno” (BRASIL, 1987, 29).

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Weisz (2002, p.60) O aprendiz é o sujeito protagonista do seu processo de aprendizagem, alguém que vai produzir a transformação que converte informações em conhecimentos próprios. Essa construção, pelo aprendiz, não se dá por si mesmo e no vazio, mas a partir de situações nas quis ele passa agir de o que é objeto de seu conhecimento, pensar sobre ele recebendo ajuda, sendo desafiado a refletir, interagindo com outras pessoas.

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Os métodos de ensino de Matemática Vygostsky (1994, p.118). A criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção á realização consciente do seu propósito.

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Um pouco da história do jogo Huizinga (2005, p.3) O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na vida lúdica. É-nos possível afirmar com segurança que a civilização humana não acrescentou característica essencial alguma à idéia geral de jogo. Os animais brincam tal como os homens.

O LÚDICO Um breve histórico O lúdico e a formação do professor Santos et al (1997, p.14). [...] a formação lúdica deve possibilitar ao futuro educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear suas resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto.

O LÚDICO A ludicidade como agente socializador Santos e Santa Marli (2000, p. 18) [...] seja na dimensão que cada um atribui ao jogo, seja em relação ao seu surgimento no processo evolutivo humano.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo: Senha de número Objetivo Trabalhar o valor posicional dos algarismos no número Metodologia Ler as regras com os alunos e jogar inicialmente com um deles, na lousa, para que todos possam observar e tirar dúvidas. Propor que, em dupla, retomem as regras e tentem iniciar o jogo. Um jogador escolhe a senha – um número formado por dois algarismo – e escrever num papelzinho secreto. O outro jogador tentar descobrir a senha, “chutando” os dois algarismos que o adversário vai classificar. Conteúdo a ser trabalhado Sistema de numeração decimal. U.D.C.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo dos pontinhos

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo dos palitos

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo do stop

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo do 101

Jogo logo antes e logo depois SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo logo antes e logo depois

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA O novo jogo-da-velha Objetivo Criar oportunidade aos alunos a explorar fatos básicos das operações fundamentais, ampliando seu repertório de cálculo e estimulando o cálculo mental. Metodologia Iniciar o jogo escolhendo um dos quadros da 1ª rodada e assinalá-lo com uma das marcas: o ou x. Em seguida, efetua mentalmente a operação e se acertar, coloca a mesma marca no quadro da tabela que contém o resultado obtido. Se o resultado obtido não estiver na tabela, o jogador passa a vez. O segundo jogador faz o mesmo. Depois que a tabela estiver completa, contam-se os pontos: 1 para cada marca. Se houver linha, coluna ou diagonal completa (3 marcas iguais na mesma direção) contam-se mais 2 pontos para cada uma delas. Ao final de cada rodada os pontos de cada participantes devem ser registrados, e após duas rodadas deverão ser calculados para determinar o vencedor do jogo. Conteúdos a serem trabalhados As quatros operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Bingo com as operações Objetivo Ampliar o repertório de cálculo e perceber que a ordem das operações não altera o produto. Metodologia Os participantes escrevem 30 operações em pequenos papéis, para depois dobra-lo. Em seguida, cada participante retira um papel por vez e efetua a operação que nele esta indicada. Conferido o resultado, cada um verifica sua cartela; se o resultado aparecer nela, o participante marca sua “casa” (com um grão de feijão).. Vence o jogo (bingo) quem completar primeira uma das linhas de sua cartela. Conteúdos a serem trabalhados As quatros operações: adição, subtração multiplicação e divisão

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo de boliche 24 18 3 15 27 30 6 12 9 21 4 32 8 20 16 28 36 5

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo do dominó Objetivo Proporcionar o desenvolvimento da habilidade de realizar operações de adição, nas quais uma das parcelas é zero. Metodologia Separar a classe em equipe e de cada grupo um jogo de dominó, sem as peças em que pelos menos uma das casas não tem pontos marcados. A primeira parte dessa atividade consiste em associar a cada peça do domino uma igualdade que dê o total de sues pontos, utilizando dois números de um a seis, o sinal + e o sinal =. Conteúdo a ser trabalhado Adição

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os jogos oferecem um ambiente de ensino-aprendizagem agradável, motivador e enriquecido, onde a criança poderá desenvolver-se pessoal e socialmente de forma integral e harmoniosa. O ensino da Matemática precisa, além de ser repensado, assegurar que as crianças não aprendam simplesmente por repetição, mas sim que entendam conceitos.