I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Considerações sobre Sementes Crioulas na Produção Orgânica
Advertisements

Instituições Escolares
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Divulgação da IN 015/TCER-2005
O Que é um Agrotóxico? Boa Vista, 15 de março de 2011.
Inscrição de Viveiros de Mudas de Seringueira
Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
a comercialização agrícola
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO
A Classificação Vegetal funciona assim:
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO AGRONEGÓCIO DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO AGRONEGÓCIO.
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
10º Congresso Florestal Estadual
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
IDENTIFICAÇÃO E DOCUMENTOS
Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Quem, quando, quanto, como fazer??
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL ALTERAÇÃO, CANCELAMENTO E BAIXA Brasília, 28/10/2010 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
CADIN Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda
Serviço de Inspeção Federal
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
RADAR Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros Investigações e controle das operações de comércio exterior visando.
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Portal do Empreendedor
Conab - Companhia Nacional de Empresa Pública vinculada ao
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
WORKSHOP Sementes De Forrageiras Tropicais: Parte 1 Do beneficiamento à comercialização – aspectos normativos Engº Agrº Sérgio Paulo Coelho Engª Agrª.
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
QUALIDADE VEGETAL – MAPA Brasília/DF, 21 de julho de 2009.
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos Superintendência de Inovação e Projetos Estratégicos.
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
André Felipe C. P. da Silva
NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRONICA
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Santana do Livramento/RS
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Lei , de 11 de janeiro de 2010 Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA Joaquim Raimundo Nunes Marinho - Engº Agrº Fiscal Federal Agropecuário MAPA/SFA-BA/UTRA-ITABUNA.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO MAPA NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE SEMENTES
Política Nacional do Meio Ambiente
PRODUTOR DE SEMENTES COMO EVITAR AUTUAÇÕES DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO
Equívocos Sistemáticos na Inscrição de Campos
Avicultura Catarinense
Legislação do Setor de Sementes e Mudas Florestais no Brasil
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
LICENCIAMENTOS. LICENCIMENTOS AMBIENTAIS: ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE ARGILA ATIVIDADE DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS: TELHAS-TIJOLOS LICENCIAMENTO MINERAL- DNPM.
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
SEMENTES E MUDAS.
Mecanismos de Garantia da Produção Orgânica no Brasil Miriam Ester Soares Bióloga MSc em Educação Coordenadora da Comissão da Produção Orgânica CPOrg/MG.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Transcrição da apresentação:

I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais Encontro da Rede de Sementes da Amazônia www.sementesrsa.org

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE SEMENTES E MUDAS Maria Aldenir Mota de Brito, M.Sc. Fiscal Federal Agropecuário

Sistema nacional de sementes e mudas - snsm Lei 10.711, de 05/08/03 (dispõe sobre o SNSM) “garantir a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado em todo território nacional”

Sistema nacional de sementes e mudas - snsm Decreto 5.153, de 23/07/04 (regulamento da Lei) Instrução Normativa nº 24, de 16/12/05 (aprova as normas para produção, comercialização e utilização de mudas) Instrução Normativa nº 09, de 02/06/05 (aprova as normas para produção, comercialização e utilização de sementes)

Lei 10.711, de 05/08/03 RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) RNC (Registro Nacional de Cultivares) RENAM (Registro Nacional de Áreas e Matrizes) Padrão Nacional Certificação - Mapa ou credenciamento de certificadores Fiscalização da produção - Mapa Fiscalização do comércio - Estados ou Distrito Federal Utilização - orientar a utilização evitando seu uso indevido

Inscrição no RENASEM Obrigadas à inscrição Pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades de produção, beneficiamento, embalagem armazenamento, análise, comércio, importação e exportação de sementes e mudas. Obrigadas ao credenciamento: Responsável Técnico. Entidade de certificação. Certificador de sementes ou mudas de produção própria. Laboratório de análise de sementes e de mudas. Amostrador de sementes e mudas.

Validade da inscrição: 3 anos Cancelamento automático: 60 dias após vencimento Taxas: regime de preços públicos, cabendo ao Mapa fixar os valores

Dispensados da inscrição no RENASEM Os agricultores familiares, indígenas e assentados de reforma agrária, que multipliquem sementes ou mudas para distribuição, troca ou comercialização entre si.

Dispensados da inscrição no RENASEM Instituições governamentais ou não governamentais que produzam distribuam ou utilizem sementes e mudas com a finalidade de recomposição ou recuperação de áreas de interesse ambiental, no âmbito de programas de educação ou conscientização ambiental assistidos pelo poder público.

Capítulo XII (Decreto 5.153/04) Das espécies florestais nativas ou exóticas e das de interesse medicinal ou ambiental

Capítulo XII O SNSM de espécies florestais, nativas ou exóticas, tem por finalidade disponibilizar materiais de propagação com garantia de procedência ou identidade e de qualidade.

Área de Coleta de Sementes - ACS: população de espécie vegetal, nativa ou exótica, natural ou plantada, onde são coletadas sementes ou outro material de propagação.

Área Natural de Coleta de Sementes - ACS-NS, Área Natural de Coleta de Sementes com Matrizes Marcadas - ACS-NM, Área Alterada de Coleta de Sementes - ACS-AS, Área Alterada de Coleta de Sementes com Matrizes Marcadas - ACS-AM Área de Coleta de Sementes com Matrizes Selecionadas - ACS-MS;

Área de Produção de Sementes - APS: população vegetal, nativa ou exótica, natural ou plantada, selecionada, isolada contra pólen externo, onde são selecionadas matrizes, com desbaste dos indivíduos indesejáveis e manejo intensivo para produção de sementes, devendo ser informado o critério de seleção individual;

Do registro nacional de áreas e matrizes – RENAM As áreas de coleta de sementes, as áreas de produção de sementes e os pomares de sementes que fornecerão materiais de propagação deverão ser inscritos no RENAM, cujo cadastro deverá ser periodicamente divulgado por meios eletrônicos ou, ainda, pelos demais meios previstos neste Regulamento.

Coletor de sementes Pessoa física ou jurídica, credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a prestação de serviços de coleta de material de propagação;

RENAM Os requisitos para inscrição no RENAM deverão ser estabelecidos em normas complementares (Parágrafo único do art. 156 – Decreto 5.153/04)

Para inscrição no RENASEM

CREDENCIAMENTO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO 1º PASSO CREDENCIAMENTO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO

Responsável técnico (Engº Agrônomo/Florestal) Requerimento (on line); Comprovante do pagamento da taxa; Cópia do CPF; Declaração de adimplente; Comprovante de registro no CREA

Requerimento (anexo XI da IN 09/05)

2º PASSO INSCRIÇÃO DO PRODUTOR

Produtor de sementes Requerimento (anexo I da IN 09/05 (relação das espécies que pretende produzir – on line); Comprovante de pagamento da taxa; Cópia do contrato social ou equivalente, constando a atividade de produção de mudas; Obs. A cultivar e espécie deverão estar inscritas no RNC

Produtor de sementes Cópia do CNPJ ou CPF; Cópia da Inscrição Estadual; Declaração de adimplente junto ao MAPA; Relação de e equipamentos e memorial descritivo da infra-estrutura constando a capacidade operacional;

Produtor de sementes e mudas Termo de compromisso firmado pelo responsável técnico (anexo XXV e XXVI da IN 09/05)

http://sistemas.agricultura.gov.br/renasem/

Penalidades Advertência Multa pecuniária Suspensão do credenciamento Cassação do credenciamento

Multa A multa pecuniária será de equivalente a até 250% (duzentos e cinqüenta por cento) do valor comercial do produto fiscalizado, quando incidir sobre a produção, beneficiamento e comercialização.

Inscritos no RENASEM Produtor de mudas 72 Produtor de sementes 03 Comerciante de sementes 39 Responsáveis Técnicos 84

Produtores de mudas florestais inscritos Manaus: 05 Rio Preto da Eva: 05 Iranduba: 04 Manacapuru: 02 Apuí: 02 Borba: 02 Nova Olinda do Norte: 01

Produtores de mudas florestais inscritos Castanho: 01 Urucará: 01 Manicoré: 01 Coari: 01 Maués: 02

(Serviço de Sanidade, Inspeção e Fiscalização Vegetal) OBRIGADO! SFA/AM (Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Amazonas) SIFISV (Serviço de Sanidade, Inspeção e Fiscalização Vegetal) Fone: (92) 4009.3841 / 3811 e-mail: sfa-am@agricultura.gov.br