Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.

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Transcrição da apresentação:

Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil

Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação feita pela comunidade para a comunidade EDUCAÇÃO PARA OS MEIOS Experiências educativas para a recepção das mensagens da mídia

Estudos de recepção e comunicação comunitária Metodologia progressista (Freire) 1 Envolver os estudantes – Conhecer sua audiência (pesquisa prévia e debates com a comunidade). Partir da realidade da comunidade 2 Sistematizar o conhecimento deles sobre mídia – Todo mundo vê TV. A maioria é fã de algum programa 3 Questionar e ampliar esse conhecimento – “Partir do ‘saber de experiência feito’ para superá-lo e não para ficar nele” (Paulo Freire, Pedagogia da Esperança, p. 71) NINGUÉM SABE TUDO, NINGUÉM IGNORA TUDO (Paulo Freire, A Importância do Ato de Ler)

Estudos de recepção e comunicação comunitária Comunicação comunitária é intervenção pedagógica Paulo Freire (em Pedagogia da Esperança):  Nenhuma intervenção pedagógica é neutra (visão ingênua da educação a serviço do “bem estar da humanidade”). Educador deve honestidade aos educandos (coerência entre teoria e prática) e mostrar as outras possibilidades de escolha, mas deve também testemunhar sua escolha

Estudos de recepção e comunicação comunitária Comunicação comunitária é intervenção pedagógica Lições do mestre Paulo Freire:  Não existe transferência de conteúdo. “Conteúdo só se aprende se o educando o apreende – e essa apreensão é subjetiva” (p. 109). Democratize a escolha dos conteúdos NINGUÉM EDUCA A SI MESMO. NINGUÉM EDUCA NINGUÉM. AS PESSOAS SE EDUCAM ENTRE SI, MEDIADAS PELO MUNDO.

Estudos de recepção e comunicação comunitária Comunicação comunitária é intervenção pedagógica Lições do mestre Paulo Freire:  Mergulhe de cabeça na comunidade. “Sem que o educador se exponha por inteiro à cultura popular, dificilmente terá mais ouvintes do que ele mesmo” (p. 107)  Jogar o jogo do povo. “Se queremos trabalhar com o povo e não só para ele, precisamos saber qual o seu jogo” (p. 130)

Estudos de recepção e comunicação comunitária Comunicação comunitária é intervenção pedagógica Lições do mestre Paulo Freire:  Diálogo pedagógico tem de ter conteúdo (não pode ser bate-papo), mas não pode esmagar o pensamento do educando (aula expositiva). Proposta: pequena exposição do tema + discussão com os alunos acerca da própria exposição  Educação muda o mundo. “Ela não pode tudo, mas pode alguma coisa” (p. 92)

Estudos de recepção e comunicação comunitária O sujeito depois da intervenção pedagógica Se tudo der certo, segundo Toda Y Terrero, ele deve ser “receptor multidimensional”:  ativo (faz a comparação do texto da TV com seu próprio contexto)  conhecedor (tem um grande conhecimento sobre a TV)  maduro (libera e controla, ao mesmo tempo, sua imaginação a partir dos estímulos da TV)  social (passa a fazer parte de grupos e comunidades interpretativas de construção de sentido)  crítico (capaz de julgar e criticar a mensagem da TV a partir de sua identidade cultural)  criativo (recria textos e escreve novas histórias)