Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apostolado de Maria.
Advertisements

SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Palavra de Deus em palavras humanas
O pecado original Gn 3, 4: «Então a serpente disse
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Leitura cristã da Criação
Moral especial - Terceiro Mandamento
Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,
Igreja invisível Até ao dia da segunda e definitiva vinda de
Cooperação na santificação
No princípio No princípio, Deus criou o céu e a terra”.
Estrutura moral especial
São José O Magistério sustenta que a Virgem e São
A saudação e o nome cheia de graça diz-nos tudo, refere-se em primeiro lugar, a eleição de Maria como Mãe de Deus.
Maria, singular cooperadora da Redenção
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
= A Revelação sobrenatural
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
Novena da Imaculada Conceição
Salve, Maria Mãe de Deus.
MARIA ,MÃE DA IGREJA.
A Virgem converteu-se em Mãe de todos os homens no momento em que consentiu livremente em ser Mãe de Jesus, o primogênito entre muitos irmãos.
Virgem Maria.
VALOR TEOLÓGICO E PASTORAL DO CULTO À SANTÍSSIMA VIRGEM.
A alegria de Maria.
Culto à Virgem Maria.
O Apostolado de Maria.
30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
1.
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
“Generosamente associada à obra do seu Filho, a um título absolutamente único” Maria dada por Mãe à Igreja, “traz à obra do Salvador uma cooperação.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Louvor a Maria, Mãe de Deus
Em 7 de novembro de 2008 encerrou-se o ano comemorativo aos 700 anos de morte do representante máximo da Escola Franciscana: o beato João nascido em.
Maria, Mãe de Deus.
Maria, Medianeira das Graças Entre os títulos atribuídos a Maria no culto da Igreja, o capítulo VIII da Lumen Gentium recorda o de “Medianeira”. Embora.
Elevação e queda CIC 375: O primeiro homem foi
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz.
REDEmPTORIS MATER.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Nada nos parece mais oportuno e importante do que elevar ao Céu as súplicas de toda a cristandade, para invocar a Mãe de Deus, a Rainha da Paz, a fim.
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
Virgindade de Maria Maternidade e virgindade são alternativas da
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
Aula 9 As Missões Divinas
Nada esteve tão próximo de Deus como esteve a bem- aventurada Virgem Maria... Haverá algo mais puro do que ela, mais perfeito?
Ó Maria, que disseste: “Eis a serva do Senhor”. Ensina- me a pôr a minha vida ao vosso serviço.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
01.Moral 01 – Introdução (8 slides) 10. Moral 10 – Conversão (8 slides) 02.Moral 02 – Fundamento da Moralidade (8 slides) 03. Moral 03 – Fim último (9.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

Mariologia Aula 7 Mãe e Mediadora

Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas sim num sentido real, espiritual e místico, porque é Mãe de Cristo, não só do Cristo em pessoa, mas do Cristo total (Cabeça e membros). Maria, quando levava em seu ventre o Salvador, levava também todos aqueles cuja vida estava contida na vida do Senhor. Todos quantos estávamos unidos com Cristo, saímos do seio de Maria à semelhança de um corpo unido com a sua cabeça. Por isso, num sentido certamente espiritual e místico, nós somos chamados filhos de Maria e Ela é Mãe de todos nós.

Mãe e Mediadora Maria é Mãe dos bem-aventurados do Céu de modo excelente. É Mãe das pessoas em graça de modo perfeito. É Mãe dos cristãos em pecado mortal de modo imperfeito, porque estes não têm vida sobrenatural completa, mas só a fé. É Mãe dos não baptizados de modo potencial ou de direito, pois está destinada a gerá-los na vida sobrenatural. Não é Mãe dos condenados do inferno, pois já não lhes pertence em absoluto a união com Cristo. Por ser Mãe da Igreja, é membro especial e todo singular da Igreja.

Mãe e Mediadora A Mãe de Deus, por querer e dom de Deus, procria na vida da Graça os filhos de Deus. Maria não é autora da Graça, mas tudo nos leva a pensar que deve haver um compromisso divino assumido livremente por Deus, com vista à interven- ção de Maria na obra da santificação, que a constitui em verdadeira Mãe, dadora da vida sobrenatural, crística, criada pela Trindade, desde o Pai no Filho pelo Espírito Santo. Os homens podem ser mediadores entre Deus e os outros. É uma mediação subordinada, participada. Na Virgem dá-se essencial- mente mais essa mediação participada, pois é de uma natureza especificamente superior, por ser de uma natureza materna.

Mãe e Mediadora O Magistério afirma que Maria é Medianeira e Dispensadora de todas as graças: “É lícito afirmar que daquele grandioso tesouro que o Senhor trouxe (...), nada nos é distribuído senão por meio de Maria, porque Deus assim o quis” (Leão XIII, Octobri mense, 22.09.1891). Foi entregue à Mãe de Deus toda a graça de que seu Filho é Autor, para que seja Admi- nistradora de Cristo, em favor de todos os seus filhos. Todas as graças que se comunicam a este mundo têm um processo triplo: seguindo uma ordem altíssima, comunicam-se por Deus a Cristo, por Cristo a Maria, e por Maria a nós. É outra manifestação da imensidade do amor de Deus para com Maria e para connosco

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com