Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Conflitos
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Letramento: um tema em três gêneros
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO
CULTURA ORGANIZACIONAL
Assessoria Organizacional e RP
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Técnicas de Negociação
Comunicação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Filosofia
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Comportamento organizacional
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
COMUNICAçÃO.
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Comportamento Organizacional
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
Comunicação.
Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
ASPECTOS PSICOLÓGICOS INERENTES ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO
PROMOÇÃO: INSTRUMENTO DE MARKETING
Solidificando seus relacionamentos
O processo de comunicação
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE.
Aula 5.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Comportamento do consumidor
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Marly T.Pereira -ESALQ/USP
PROCESSO COMUNICATIVO DIRIGIDO
ASPECTOS DA PERSONALIDADE E DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
Homem X Comunicação.
A Comunicação e seus Conceitos
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
A Comunicação na Gestão de RH
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
Gestão Estratégica de Pessoas
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Comunicação e Redação Empresarial
A Liderança e seus Conceitos
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
Professora: Janine Fernandes
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5

CRIATIVIDADE A palavra criatividade tem sido confundida com a técnica de criar. Criatividade é uma técnica de resolver problemas . Pode ser aplicada a todas as atividades humanas, e não apenas à atividade específica de comunicação.

CRIATIVIDADE Pode ser aplicada à medicina, à sociologia, ao marketing, às finanças, à educação, à produção de alfinete, à administração pública, à contabilidade, ao jornalismo – em tudo.

E todas as profissões existem pessoas que apenas seguem os caminhos já trilhados – e essa é a função do conhecimento que elas adquirem sistematicamente. Mauro Salles, por exemplo, costuma dizer: “Antes de usar a imaginação, acione a memória.”

Existem aquelas pessoas que agem criativamente, isto é, que descobrem caminhos novos e que, considerando o conhecimento como um meio e não como um fim em si mesmo, acrescentam a esse conhecimento o resultado de sua criatividade, ampliando-o.

COMUNICAÇÃO Não existe grupos sem comunicação, ou seja, sem a transferência de significados entre seus membros. A comunicação, contudo é mais do que simplesmente transmitir um significado. Ela precisa ser compreendida.

A COMUNICAÇÃO PRECISA INCLUIR A TRANSFERÊNCIA E A COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO.

COMUNICAÇÃO A comunicação é o resultado do entendimento de uma série de símbolos e sinais pelo emissor e pelo receptor. Veja no esquema a seguir como funciona a comunicação Início O emissor codifica a mensagem (a idéia em símbolos): palavras, figuras e números. A mensagem codificada é transmitida ao receptor, por um meio (ou canal) de comunicação. O receptor decodifica a mensagem, traduz os símbolos transmitidos pelo emissor em idéias que ele entenda. O receptor responde ao emissor que entendeu a mensagem Fim

O processo de comunicação

ELEMENTOS DO PROCESSO • Emissor e Receptor  Principais elementos envolvidos na comunicação. Meio e Mensagem  Principais ferramentas de comunicação. Codificação, Decodificação, Resposta e Feedback  Principais funções da comunicação. Ruído  mensagens aleatórias e concorrentes que interferem no processo de comunicação.

PERSUASÃO A persuasão é a habilidade mais importante para um profissional se destacar no meio em que vive. Profissionais como médicos, engenheiros, sacerdotes, políticos, e outros, podem utilizá- la para influenciar positivamente seus pacientes, clientes e seguidores.

A origem da palavra persuasão vem do latim “persuadere” que significa aconselhar ou numa tradução livre “aconselhar alguém até que este concorde em fazer o que queremos”

PERSUADIR E CONVENCER – diferentes significados. Convencer – deriva da palavra vencer e significa antes de tudo que o convencido foi antes de tudo vencido pela argumentação oposta. Persuadir – aconselhar levando uma pessoa a realizar uma ação.

A persuasão lida com a vontade das pessoas. Ela estabelece uma comunicação suave e elegante.

Persuasão = Definições Levar a crer ou aceitar. Determinar a vontade de… Fazer adquirir certeza. Dispor a fazer, a praticar. Mostrar a conveniência de… Convencer. Mover, induzir. Aconselhar.

COMPETIÇÃO Concorrência simultânea de duas ou diversas pessoas à mesma coisa.

Conflito CONCEITO: Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante (Robbins, 2005)

CONFLITOS As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração.

Conflitos organizacionais - causas DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES SEMELHANTES - desenho organizacional incorreto; RECOMPENSAS NÃO JUSTIFICÁVEIS - sistema de recompensa inadequado; COMUNICAÇÕES DEFICIENTES; COMPORTAMENTOS NÃO PRÉ-DEFINIDOS - inexistência de normas de procedimentos; DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS OCUPACIONAIS - normas de condutas diferentes (médicos X administradores); DIVERSIDADE CULTURAL DE ELEMENTOS OU GRUPOS - alemães X italianos.