Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
33 truques e segredos para você se tornar um Expert em AutoCAD!
O discurso na sala de aula de Matemática
Letramento: um tema em três gêneros
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Matemática para todos Educação Básica
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Professor Marcelo Rocha Contin
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Programa Ler e Escrever
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Conexão entre literatura infantil e matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
ARTIGO CIENTIFICO.
MPRIME Thiago Fernandes – Copyright © Suppera Solutions. Todos os direitos reservados. (All Rights Reserved) Sua gestão de.
Profa. Reane Franco Goulart
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Agenda Sessão Matutina HoraMódulo 8:30O que é a Plataforma de Aplicação Microsoft? 9:00Business Intelligence 10:00Next Web 11:00Enterprise Applications.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
10 Competências do Professor Moderno
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 6: Quantitativos de áreas precisos Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos.
Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 4: Representação gráfica de diversas fases Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
© 2012 Autodesk ED4900_V – Ensinando Colaboração aos Estudantes Arq. Fernando Lima AEC Education Solutions Specialist - Autodesk.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
© 2012 Autodesk Utilizando Suites Workflow - Autodesk Revit para o Autodesk 3ds Max Design Módulo 1 – Configurando o Suites Workflow Mauricio Antonini.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
The Learning Gateway and the 21 st Century Learning.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Rev. 9/13/01 © 2001 Intel Corporation. All Rights Reserved. Questões Transversais de apoio ao desenvolvimento de Currículos O que são questões transversais?
Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Crítica à concepção de currículo cristalizado
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. Questões Estruturais de Currículo O que elas são e como ajudam Professores e Alunos?

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 2 O que são Questões Estruturais de Currículo? As Questões Estruturais de Currículo orientam uma unidade de estudo e incluem Questões Essenciais, de Unidade e de Conteúdo. Questões Essenciais –São questões amplas e abertas –Abordam idéias abrangentes e conceitos duradouros –Frequentemente interligam disciplinas e ajudam os alunos a verem como os assuntos são relacionados Questões de Unidade –São questões abertas que se ligam diretamente a um projeto ou unidade –Ajudam os alunos a demonstrar o escopo de seu entendimento de um assunto Questões de Conteúdo –São questões concretas, baseadas em fatos –Tem um conjunto restrito de respostas corretas –Frequentemente se relacionam a definições, identificações e lembrança de informações em geral (exemplo: questões encontradas em um teste)

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 3 Qual e a diferença entre Questão Essencial e de Unidade? Questões Essenciais: São amplas no escopo Promovem pontes entre disciplinas e unidades de estudo –Exemplo: Como o conflito produz a mudança? Questões de Unidade: São ligadas a um tópico específico ou unidade de estudo Dão suporte e continuam o estudo de uma Questão Essencial Exemplos: –Como o estresse no ambiente influencia a evolução? –Como as mudanças na economia são um fator da guerra? –Na estória a Teia de Charlotte, como as diferentes habilidades dos animais ajudam Wilbur a sobreviver e ter sucesso?

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 4 Quão diferentes são as Questões de Conteúdo? Questões de Conteúdo são diferentes das Questões Essencial e de Unidade: As Questões de Conteúdo lidam principalmente com fatos, ao invés de interpretações de tais fatos Elas tipicamente tem respostas bem definidas Exemplos: Como os vulcões são formados? O que é fotossíntese? Por que é frio no inverno quando o sol está brilhando? Como você encontra os valores de variáveis desconhecidas em uma equação? O que é uma fábula?

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 5 Por que usar Questões Estruturais de Currículo? Para atingir habilidades de pensamento de altos níveis Garantir comparação, síntese, interpretação e avaliação, etc. Para garantir que os projetos dos alunos sejam pertinentes e envolventes Exigir mais que uma simples reafirmação dos fatos Para focar em tópicos importantes Conectar a aprendizagem a outras disciplinas e outros tópicos de estudo Fazer perguntas que já tenham sido feitas na história da humanidade Abordar questões significativas que os alunos levantem

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 6 Como as Questões Essenciais ajudam os Professores? Elas ajudam os professores a centrar em tópicos importantes em seu currículo anual e trazem significado através das disciplinas: Elas levantam questões importantes entre as áreas de conteúdo (Matemática, Ciências, Literatura, História, etc.). Elas se centram em torno de questões importantes, problemas, dúvidas, interesses ou temas que também ocorrem em outras unidades.

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 7 Como as Questões Essenciais ajudam os Alunos? Elas ajudam a engajar os alunos: As Questões Essenciais trazem significado e foco para o estudo de eventos e tópicos durante um projeto ou curso que de outra maneira podem parecer arbitrários ou não relacionados. Envolvem a imaginação do aluno e relacionam o assunto à suas próprias experiências e idéias. Não há nenhuma resposta correta óbvia, então os alunos são desafiados a explorar muitas possibilidades. Encorajam uma discussão e pesquisa aprofundada e estabelecem o estágio para um maior questionamento. Ajudam os alunos a comparar, contrastar e fazer analogias. As questões são relevantes, significativas, interessantes e escritas em uma linguagem adequada para o aluno e sua idade.

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 8 Qual é a diferença entre uma Questão Essencial e uma Questão de Conteúdo? Questões Essenciais (amplas e abrangentes) Questões de Conteúdo (baseadas em fatos, com uma Única Resposta) Como a arte reflete a cultura ou a transforma? O que é arte renascentista? Como um organismo se dá bem em seu ambiente? Qual é o ciclo de vida de um sapo? Como o conflito produz mudança? Qual é o conflito na estória...? Por que as leis mudam?Como as leis são feitas? A história é uma história de progresso? Quem é um inventor importante e o que ele/ela inventou? Clique aqui para ver como uma equipe de professores pode usar uma Questão Essencial

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 9 Como Questões de Unidade Diferentes Podem Dar Suporte a uma Única Questão Essencial? As Questões de Unidade feitas em um curso de estudo podem explorar diferentes facetas de uma Questão Essencial. Equipes de professores de disciplinas diferentes podem usar suas próprias e originais Questões de Unidade para dar suporte a uma Questão Essencial comum e unificadora. Questões de Unidade

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 10 Como Questões de Unidade Diferentes podem dar Suporte a uma Única Questão Essencial? Como o conflito produz mudança? Questão de Unidade de Estudos Sociais: Como a guerra muda a economia? Questão de Unidade de Ciências: Como os animais se adaptam às mudanças no ambiente? Questões de Unidade de Língua e Literatura: Na Literatura, como os personagens em [título de um livro] respondem ao conflito? Porque os humanos frequentemente reagem ao conflito com violência? Como [título do livro] nos ajuda a entender a complexa natureza humana?

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 11 Como as Questões de Unidade dão suporte às Questões Essenciais? Questão EssencialQuestões de Unidade Como a matemática me ajuda a entender o mundo ao meu redor? Qual a utilidade das fractais? Por que as estórias têm sido sempre importantes durante a História? Por que ainda lemos Shakespeare? Como o trabalho de Shakespeare é relevante para minha vida? Como a arte reflete ou muda a sociedade? Como a arte impressionista reflete a vida no final do século XVIII? Como sua própria arte reflete em sal vida e cultura? O que é necessário para mudar o mundo? Como as políticas e ações de Juscelino Kubitschek afetaram o Brasil no século passado? Como as políticas e ações de Juscelino Kubitschek afetam sua vida hoje?

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 12 Como as Questões Essenciais e de Unidade se relacionam às Estruturas Curriculares? Conteúdo para a 4 a Série Os alunos saberão que as placas tectônicas são responsáveis por características importantes da superfície da Terra e importantes eventos geológicos. Exemplo de Objetivo Os alunos demonstrarão e explicarão como os vulcões e diferentes tipos de montanhas resultam dos movimentos das placas. Questão Essencial Como a terra muda? Questão de Unidade Um vulcão poderia surgir em meu quintal? Questões de Conteúdo Como são formadas as montanhas? Quais são as diferentes camadas da terra? Como as rochas ígneas, sedimentares e as rochas metamórficas são formadas? Clique aqui para ver outro exemplo

Copyright © 2006, Intel Corporation. All rights reserved. Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others. 13 Como as Questões Essenciais e de Unidade se relacionam às Estruturas Curriculares? Conteúdo para o 1 º ano do Ensino Médio Os alunos entenderão como os registros literários refletem, comunicam e influenciam os eventos humanos. …Os alunos identificarão temas em trabalhos literários e darão suporte para interpretações do texto. Exemplo de Objetivo Os alunos identificarão um tema comum em uma das peças de Shakespeare e em um trabalho contemporâneo, comparando e contrastando o desenvolvimento do tema. Questão Essencial Por que as estórias sempre têm sido importantes através da história humana? Questões de Unidade Por que ainda lemos Shakespeare? Como os poemas e peças de Shakespeare influenciam e refletem com fidelidade a vida moderna? Questões de Conteúdo Qual é o conflito e resolução da peça? O que é um pentâmetro iâmbico?

Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others.