Fundamentos da Educação Inclusiva

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Esquizofrenia.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Educação Inclusiva

Vem do grego autos “próprio”. É uma complexa desordem neurobiológica que tipicamente dura a vida inteira. Um distúrbio do desenvolvimento humano, estudado pela ciência há seis décadas. Porém pouco era o conhecimento que existia sobre o assunto. Isto ocorreu por que todos os portadores não têm nenhuma anormalidade aparente. Vem do grego autos “próprio”. Definição

transtorno básico de esquizofrenia. Histórico 1911 – Eugen Bleuler, psiquiatra, já havia discorrido alguns comentários à respeito do autismo . transtorno básico de esquizofrenia. Estreitamento dos relacionamentos com as pessoas.

1943 – Kanner – Baltimore. 1944 – Asperger – Viena. Casos diferentes com algumas características semelhantes. Asperger – Publicou durante a 2ª Guerra Mundial “ Psicopalogia autista”. Trata-se de casos de danos orgânicos severos. SINDROME DE ASPERGER – Crianças quase normais, inteligentes e altamente verbais.

1988 – Bryson e Coll - Estudo no Canadá 1:1000 Incidência 1988 – Bryson e Coll - Estudo no Canadá 1:1000 1999 – ASA – Autism Society of Amarican 2:1000 2003 – CDC – Center of Desenvolviment Comportament 2 à 6:1000 ( 1 p/ 186)

Diagnostico Identifica-se por volta dos 3 anos. Três fatores: Desvios qualitativos na comunicação; Desvios de interação social; Desvios no uso da imaginação; A principal causa está relacionada a alterações biológicas, sejam hereditárias, ocorridas na gestação e/ou parto. Disso decorrem os erros no funcionamento cerebral. É clínico e o diagnóstico é dado por um profissional treinado, capaz de identificar os sintomas peculiares.

BEBES Alterações no sono. Quietude da criança ou choro incessante. Aninham ou aversão ao contato físico. Não imitam os gestos dos pais. INFANCIA Ausência de medos reais. Insensibilidade a dor. Formas diferentes de andar – pontas dos pés. Movimentos estereotipados buscam conforto – balançar o tronco. Ecolalia – repetir sons ou frases ouvidas. Interesse em girar objetos. Fascinação por água. Crises de choro. Risos ou gargalhadas – fora do contexto. Retardo no desenvolvimento motor.

Bursztyn e Tomkiewicz Não-Médico Médico “Considerando-se a heterogeneidade dos dados clínicos é provável que o determinismo dos distúrbios seja, na maioria dos casos, multifatorial”. Não-Médico Psicologia. Fonoaudiologia. Pedagogia. Terapia Ocup. Psicoterapia Orient. Famliar Médico Pediatra. Neurologia. Psiquiatria. Odontologia. Farmacoterapia é um componente importante, porém nem todos necessitam de medicamentos. Tratamento

Aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar o comportamento. TEACCH Autistas são diferentes. Partindo dessa premissa, o movimento então seria em direção ao respeito pelas diferenças que o autismo cria em cada pessoa singular e na promoção do apoio e facilitação que eles precisam, justamente devido as tais diferenças. ABA – Applied Behavior Analysis (Análise Aplicada do Comportamento) Aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar o comportamento. Criar as situações de acertos, sempre auxiliando nas dificuldades. Ignorar o errado, registrar sempre, reforçar a conduta correta.

Aprendizado É um transtorno de desenvolvimento, não um retardo mental, embora alguns autistas apresentem Q.I. abaixo da média. Capacidade de pensamento abstrato ou simbólico é menor. Ocorre a inversão de pronomes e atraso na fala. AUTISMO

Bibliografia Disponível no sítio www.autismo.com.br . Acesso em 24 set. 2008. Disponível no sítio www.ama.org.br . Acesso em 24 set. 2008.

Muito Obrigado. Frank Duarte CONTATO duartefk@hotmail.com ( 92 ) 8825-2827