A Atuação do Serviço Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Assistência Social – COAS
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Prefeitura Municipal de Pedreira
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
II Conferência Estadual de Saúde Mental
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
Sistema Único de Assistência Social
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
O desafio de articulação em seus vários níveis
Rede de atenção Intersetorial
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A Politica de Assistência Social
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Política de Assistência Social
“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL  O redesenho da Política Nacional de Assistência Social, materializada no SUAS – Sistema Único de Assistência Social,
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
Transcrição da apresentação:

A Atuação do Serviço Social Adriana Barros Luciana Reis Sayonara Lima Valdenira Viana

Que profissão é essa? O serviço social é profissão inserida no contexto das contradições sociais oriundas das relações entre estado e a sociedade civil; Essas relações são permeados de conflitos que refletem a questão social e seus desdobramentos.

Princípios da profissão Liberdade Cidadania Democracia Equidade e justiça social Pluralismo Respeito a diversidade Defesa dos direitos humanos Articulação com movimentos social Compromisso com qualidade de serviços.

Na saúde como isso acontece? Perspectiva de democratização do acesso às unidades e serviços e da informação; Estratégias de aproximação do serviço com a realidade; Perspectiva interdisciplinar e intersetorial; Conhecimentos dos determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença;

Parâmetro de atuação do assistente social na saúde Ações Assistenciais Ações em Equipe Ações Socioeducativas Ações de Mobilização, Participação e Controle Social Ações de Investigação, Planejamento e Gestão Ações de Assessoria, Qualificação e Formação Profissional

Cenário das principais ações Informações sobre Bolsa Família; Informações sobre BPC; Informações sobre Benefícios Eventuais; Informações sobre projetos da proteção básica (CRAS/PAIF, PROJOVEM, Serviços de convivência 0-6 anos e idosos, inclusão produtiva, serviços sócio assistencias, centros de formação e educação para o trabalho)

Cenário das principais ações Informações sobre PETI e serviço de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; Informações sobre o plantão social; Informações sobre abordagem de rua; Informações sobre os serviços de atendimento em domicilio na proteção básica e especial;

Cenário das principais ações Escuta e acolhida das demandas do uso de álcool e outras drogas; Escuta e acolhida das demandas de livre orientação sexual; Informações sobre medidas sócio educativas e de proteção; Informações sobre a política de proteção à mulher;

Cenário das principais ações Informação sobre a política de proteção à pessoa idosa; Incentivo à participação no controle social e organização comunitária.

“são as diferenças de especializações que permitem atribuir unidade à equipe, enriquecendo-a e, ao mesmo tempo, preservando aquelas diferenças MARILDA IAMAMOTO ”