PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Realidade dos Centros Urbanos
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Saúde e Prevenção nas Escolas
Avaliação como Mecanismo de Accountability
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
1.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Ministério da Educação
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
Fabiano André Vergani
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE ÍNDIOS RECÉM-CONTACTODOS - CGIRC Irânia Ferreira Marques.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Ministério da Cultura.
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
Controle Social.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social
OFICINA DE PLANEJAMENTO
MAIO 2010.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E A ACCOUNTABILITTY: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS Eduardo Cechinel, Júlia Vieira, Juliana Bittencourt, Nathaly Pizzolatti

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE Abrange o MEC e o Ministério da Saúde e tem como princípios organizativos: Promover atenção integral a saúde; Articular as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar; Tratar a saúde e educação como parte de uma formação ampla para a cidadania; Promove a articulação e participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE Alguns dos objetivos do programa... Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos ; Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar ; Promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes ; Fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde

Público prioritário: municípios de mais baixo IDEB (1242) Metas do programa... Público prioritário: municípios de mais baixo IDEB (1242) 2008 – 2.688.000 estudantes 2009 – 8.640.000 estudantes 2010 – 15.600.000 estudantes 2011 – 23.520.000 estudantes FONTE: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/ppt/sspe_paulo_egon.ppt#256,1,Slide%201

A condução do PSE pela cidade de Florianópolis

A condução do PSE pela cidade de Florianópolis A forma encontrada pela Secretaria Municipal de Educação para contribuir com a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica foi por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Isso se deu na prática através da promoção do I Seminário Municipal Programa Saúde na Escola, que aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto de 2009.

A condução do PSE pela cidade de Florianópolis O seminário teve como objetivo oferecer subsídios para os profissionais da educação e da saúde, preparando-os para o planejamento de ações voltadas para a sexualidade, a saúde sexual e reprodutiva, a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e o uso abusivo de álcool e outras drogas.

A condução do PSE pela cidade de Florianópolis Entre as ações do projeto está o mutirão de exame ocular, que já proporcionou avaliação oftalmológica em 800 alunos da rede municipal de ensino da Capital. Para os que precisam, a prefeitura de Florianópolis fornece óculos de grau.

A condução do PSE pela cidade de Florianópolis No ano de 2008, o Programa foi institucionalizado no Estado de Santa Catarina com a criação do grupo gestor que desde então vem se aprimorando para a aplicação do Kit Mobilizador Nacional de Adolescentes e Jovens do Ensino Médio, para a prevenção da infecção HIV/AIDS.

O CASO DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL LUIZ CÂNDIDO DA LUZ Profissionais do Programa Saúde na Escola, através do grupo Promoção à Alimentação Saudável, iniciaram no dia 18 de maio de 2009, uma avaliação nutricional dos 736 alunos da unidade. A inspeção foi coordenada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, estendendo-se durante 4 dias, das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas e 30 minutos.

ATORES ENVOLVIDOS NO PSE

ÓRGÃOS PÚBLICOS ATUANTES NO PSE

ECO - MAPA  

Breve Resgate sobre o tema accountability: A accountability abrange diversos elementos e constitui ao mesmo tempo um direito e um dever para o cidadão. Dessa forma, a accountability é um mecanismo de controle que pode ser executado, tanto pelo poder público (dimensão horizontal), quanto pela sociedade (dimensão vertical). Accountability Horizontal Accountability Vertical

MECANISMOS DE ACCOUNTABILITY Controle parlamentar: fiscalização e monitoramento ostensivo do Executivo pelo Legislativo. Controle administrativo-financeiro: evitar o desperdício dos recursos públicos e a corrupção, através de mecanismos internos da administração Controle de resultado: responsabilizar o Poder Público pelo desempenho das políticas, programas e projetos governamentais Controle social: participação do cidadão por meio de auditorias externas independentes, audiências e consultas públicas Controle Judiciário: é verificar e garantir que representantes políticos e atuem sob o império da lei

LIMITES E AVANÇOS DA ACCOUNTABILITY NO PSE

Avanços Estar previsto na cartilha do Programa a primazia pelo controle social, através do acompanhamento e fiscalização da execução desse pelas escolas municipais; o que acarreta a promoção do exercício à democracia e adequação das ações do programa às necessidades locais; Como um avanço e exemplo de efetivação da accountability destaca-se uma ação realizada pelo Ministério da Educação no dia 29 de agosto de 2009, a videoconferência para lançar o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) do Programa Saúde na Escola. A videoconferência foi realizada das 14h30 às 18h, em Brasília, no horário oficial da capital, e nela participaram todos os municípios prioritários referentes à adesão do programa no ano de 2009; A Fiscalização entre as Secretárias da Educação e da Saúde, evitando o desvio de finalidade. O fomento a formação de redes com a colaboração de todos; A divulgação no site da secretaria de comunicação do município de eventos realizados nas escolas com o PSE

Limites   Observa-se que a prestação de contas da utilização dos recursos repassados não é amplamente divulgada, nem mesmo discriminada no PPA federal, a todos os setores da sociedade; Os resultados, bem como, as ações do Programa têm pouca divulgação ante a sociedade florianopolitana; ou seja, as pessoas que não tem uma relação direta com o programa não sabem da sua existência; Falta de ferramentas para o exercício do controle social (como divulgação dos gastos e ações), mitigando a transparência e inviabilizando o acesso às informações; Inexistência de um cronograma para o acompanhamento das ações do Programa nas escola (informando os dias de palestras e mutirões); Falta de uma avaliação que possibilite avaliar o impacto do programa nas comunidades beneficiadas; Falta de capacitação de gestores para atuarem nos programas, afim de existir a possibilidade de responsabilizar os agentes que ajam ilegalmente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Programa Saúde na Escola Responsável pelo Projeto: Maria Isabel e equipe (eixos); Verba Disponibilizada: 6.000 reais pela União (Programa Saúde na Família); Como o dinheiro é repassado: A União transfere os recursos para a saúde por meio do Programa “Estratégia de Saúde para Família”. Já o Programa “Mais Educação”, através do MEC, repassa os recursos às escolas; Relação Secretaria de Educação – Escola: falta de sensibilização das escolas para aderir o Programa com mais rigor; Dificuldades: rotatividade, burocracia e falta de articulação entre a saúde e a educação; centralização das decisões; Como as escolas habilitam-se para participar do projeto: capacitação dos profissionais e responsáveis;

Programa Saúde na Escola Prestação de contas: A saúde presta contas à União através do seu sistema de monitoramento. A Educação presta contas das ações e os resultados obtidos pelo Programa. SIMEC (Sistema de Integração de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC); Controle social: Pais, Escola, PSE e MEC; (Avaliação) Relatório de análise das metas estipuladas e das metas alcançadas: relatório com os resultados das atividades desenvolvidas; Documentos padronizados: indicadores qualitativos para a Educação e quantitativos para a Saúde; Sugestões para melhoria do projeto: Estreitamento de vínculo entre a saúde e a educação, descentralização das decisões e a diminuição da burocracia para agilizar o fluxo de trabalho. Outra melhoria seria o aumento de recursos repassados.

AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO!