Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
Comentário e Dissertação
Ensaiando um ensaio.
PRODUÇÃO RESENHA.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial Emanoelly Marques.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Unicamp.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
TEXTO ARGUMENTATIVO - PRÁTICA
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
O texto argumentativo.
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
A estrutura do artigo de opinião
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
DISSERTAÇÃO.
Professora Camile Baccin
Produção Textual.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
ARTIGO CIENTIFICO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Dissertação.
Resenha Produção de texto.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
O texto argumentativo.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
1 18/out/ To present some writing tips to help you to improve the quality of your papers in Computer Science.
Redigindo a opinião do grupo.
EDITORIAL.
Características Tem por objetivo esclarecer e orientar a população em geral e persuadi-la a colaborar. A linguagem, embora possa sofrer variações, normalmente.
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Professora Raysa Ferreira
 Ninguém lê o texto do anúncio  O leitor não perde tempo com o texto  Basta um título interessante e um bom visual.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Artigo de opinião.
A dissertação: esmiuçando o gênero
Comunicação e Redação Empresarial
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Como redigir um bom texto?
Professor Jardson Brito
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião

É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita. Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões

O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar. Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.

Características Os artigos de opinião, que se encontram numas páginas específicas dos jornais, podem ser de dois tipo: fixos e esporàdics. Os fixos denominam-se colunas, são mais breves e exprimem a opinião de colaboradores habituais. os esporàdics se costumam encarregar a especialistas (jornalistas, economistas, sociòlegs...) e são habitualmente mais longos e tratam os temas com mais profundidade. Apesar que o articulista tem liberdade para eleger o estilo que mais goste, do leitor agradece que seja claro e concís, e que toque a fundo o tema; por isto, os jornais recomendam que se usem palavras que entenda qualquer leitor. O tom pode ser formal, irónico...

permite-se o uso da primeira pessoa, mas predomina a terceira, que dá um tom mais neutre. O autor escolhe a estrutura que mais lhe convém (exposição, narração, carta, etc.). O último parágrafo se costuma reservar para a conclusão do que se disse ou para propor perguntas ou hipóteses abertas à reflexão dos leitores. O título vai a critério do autor; costuma a ser breve, mas rico em significado e talento. Normalmente a pé de página indica-se a profissão, cargo... do assinando ou a sua direcção electrónica.

Dicas Para produzir um bom artigo de opinião : a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver. b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor. c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os. d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender. .

e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido. f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor. g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto). h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo. Reescreva-o, se necessário. * Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.

Profº:Erica Nome: Gessihanny,Carolaine,Juliana,Marcio,Ana Paula