A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
2º encontro – Professores Maio de 2012
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sequência Didática.
A Difícil Arte de Ensinar
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Programa Ler e Escrever
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Planejamento PNAIC 2014.
Dominando as práticas pedagógicas
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O papel do conteudista.
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Plano de Ensino Plano de aula
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Elementos do plano de aula
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada ANO 2015
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior. Cada degrau cumpre sua função que retoma o anterior e desemboca no posterior. Adriano Salmar N. Taveira

O aprendizado é como uma caderneta de poupança: deposita agora O aprendizado é como uma caderneta de poupança: deposita agora...o que terá valor depois. Aprender é investir no futuro.

DETALHAMENTO DOS ITENS DO PLANO DE AULA

Competências/Habilidades: No plano de aula é necessário que o professor estabeleça inicialmente as competências e as habilidades que os estudantes deverão desenvolver em cada etapa de ensino, área de conhecimento e componente curricular/disciplina.

A competência favorece a mobilização de conhecimentos, atitudes e capacidades para que o estudante possa enfrentar determinada situação, selecionando recursos, no momento e na forma adequada. Implica, também, na utilização de esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas e efetivas para problemas novos.

As Habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio do conhecimento; estão relacionadas ao saber fazer, à ação física ou mental que indica a capacidade de identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar problemas, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular.

CONTEÚDOS: O professor precisa ser criterioso na seleção e organização dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula. A contextualização e a interdisciplinaridade são dois princípios que orientam a forma como eles serão ministrados.

Os conteúdos são os conhecimentos trabalhado pelo professor a partir das orientações curriculares e precisam estar em consonância com as competências e habilidades elencadas nos Referenciais Curriculares da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS - Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Eles devem levar o professor a refletir sobre questões de natureza didática, ou seja, como planejar sequências de atividades que permitam manter os estudantes interessados e motivados a resolver os problemas propostos

No desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve propiciar momentos favoráveis para usarem os conhecimentos prévios e comunicar ideias, e ainda levantar hipóteses e confortá-las com os colegas e com as informações do meio, refletir e registrar de diferentes formas.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA: A organização do desenvolvimento da aula pelo professor é fundamental para que as competências/habilidades e os conteúdos sejam abordados de maneira que todos os estudantes tenham uma aprendizagem significativa.

Por isso, é preciso definir os procedimentos e recursos didáticos que serão utilizados para a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem.

A metodologia compõe-se de diferentes situações de aprendizagem escolhida pelo professor, conforme sua orientação teórica; a opção por trabalhar com dinâmica de grupos, com projetos ou pesquisa indica uma concepção de ensino subjacente à sua prática.

A metodologia deve ser apresentada com muita clareza, evidenciando a forma como o conhecimento vai ser trabalhado. Deve, ainda, indicar os movimentos didático-pedagógicos que estarão presentes no desenvolvimentos das atividades. Esse componente do plano exige a especificação de como o professor irá articular o conhecimento prévio do estudante com aquele que ele está adquirido, transformando-se em novo conhecimento.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: No plano de aula, a avaliação é um componente de fundamental importância para que o professor estabeleça, de maneira clara e precisa, instrumentos e mecanismos que propiciem o acompanhamento contínuo e sistemático do processo, com vista a aprendizagem dos estudantes e do ensino do professor.

Porém, não deve ser considerado apenas uma forma de controle, e sim permitir-lhes a elaboração do conhecimento de maneira participativa. A avaliação se divide em modalidades, como: a diagnóstica, a formativa e a somativa.

A avaliação DIAGNÓSTICA: É o levantamento dos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes e dá aos professores os parâmetros necessários para o desenvolvimento do plano de ensino. Aplica no início e no fim do processo de aprendizagem, com o uso de pré-testes, questões abertas, entrevistas e outros, verifica os conhecimentos já apreendidos pelos educandos.

A avaliação FORMATIVA: Se desenvolve ao longo do processo, acompanhando as etapas do ensino e da aprendizagem. Pressupõe a elaboração de fichas de acompanhamento, relatórios, portfólios e outros instrumentos desenvolvidos pelo professor.

A avaliação SOMATIVA: Está ligada aos objetivosespecíficos a serem aplicados em aula e na verificação do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, depois de um determinado período ou unidade de ensino. Sua finalidade é medir ou computar em pontos ou notas, por meio de testes, provas escritas e outros, a compreensão dos conhecimentos adquiridos pelos esducandos.

COMPO DE OBSERVAÇÕES NO PLANO DE AULA: Este campo, de uso do professor, destina-se ao registro de questões relevantes sobre o conhecimento do aluno, levanteda no processo de implementação do planejamento, assim como as alterações didáticas para a melhoria do resultado do desempenho dos estudantes.

O campo de observação, de uso do coordenador pedagógico, deverá reproduzir as análises fitas por este profissional, quanto ao plano apresentado pelo professor. As questões de atividades, de textos complementares ao trabalho docente e a análise das investigações propostas pelo coordenador, devem ser explicitadas e refletidas com o professor.