ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Marcia C. de S. Silva
Projeto - A escola e o meio ambiente
Oficina Brincando com sucata
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
LIXO RECICLÁVEL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Educação Ambiental - GPEEA
Sensibilização no IF-SC
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Eixo 1. Democratização do acesso
Lixo nas ruas ! Apenas uma pequena quantidade do lixo produzido recebe tratamento adequado, grande parte é jogada nas ruas. Calcula-se que apenas metade.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Projeto: Lixo Zero 2013 Bombinhas – SC Prof. Rogério.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Unidade de Ensino São João Apresenta...
A questão do lixo no Brasil
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 2º ano
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Segurança geral e pessoal
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
COMPONENTES:CAROLINE
Lixo, para onde vai esse resíduo?
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Lixo Brasileiro.
Professor: José Medina
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
O lixo também faz parte da sua vida!
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO: PROFESSORES: NÉZIA HERMES SPRICIGO GABRIEL PASINI ENSINO FUNDAMENTAL: 5ª SÉRIE DISCIPLINAS: CIÊNCIAS MATEMÁTICA EDUCAÇÃO FÍSICA “LIXO QUE NÃO E LIXO”

JUSTIFICATIVA Frente a problemática que vem se enfrentando em relação ao lixo, quanto ao seu destino, conseqüências e prejuízos que vem causando ao Meio Ambiente e a população mundial, a escola sente necessidade de fazer algo, pois ela também é responsável pela educação, conscientização e preservação do meio ambiente como um todo.

OBJETIVOS:

GERAL: Conscientizar a comunidade escolar quanto aos prejuízos que o lixo pode causar ao ambiente e a saúde e as vantagens da reciclagem do mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Oportunisar o estudo da problemática; Verificar o local onde está sendo destinado o lixo de nossa escola e cidade; Conhecer meios de reaproveitamento do lixo; Utilizar o “lixo” de maneira lúdica na confecção de brinquedos;

Observar vetores e doenças produzidas pelo lixo; Separar o lixo de forma adequada; Conscientização das famílias;

Desenvolver a consciência crítica do educando, a partir de análise de questões culturais, sociais, éticas e ecológicas que envolve a problemática do lixo; Oportunizar os educandos a uma visão mais ampla da problemática do lixo nos grandes centros; Refletir sobre a questão dignidade humana em relação as pessoas que sobrevivem a partir do consumo do lixo.

CRONOGRAMA: 40 DIAS

METODOLOGIA: Aulas expositivas e com uso de data-show; Pesquisa bibliográfica, através da internet e de campo; Visitas ao aterro sanitário, ao bairro, e cooperativas de reciclagem; Trabalhos em grupos; Pintura de lixeiras;

Compostagem para utilização na horta escolar; Separação do lixo escolar; Confecção de brinquedos; Vídeo: Ilha das flores;

CONTEÚDOS: O que é lixo? Classificação do lixo; Como reciclar; Destino do lixo no nosso Município; Tempo que o lixo leva para se decompor; Vetores e doenças; Reciclagem como fonte de renda; Vantagens do lixo reciclado;

Alternativas de destinação do lixo Curiosidades sobre o lixo; Problemas sociais; Nossa realidade; Ludicidade e desporto.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CONCEITUAR LIXO; CLASSIFICAR OS TIPOS DE LIXO: - DOMICILIAR; - HOSPITALAR; - COMERCIAL; - INDUSTRIAL; - LIXO ESPECIAL; - LIXO PÚBLICO;

- TECNOLÒGICO; - ORGÂNICO; - INORGÂNICO;

Alternativas de desatinação do lixo COMPOSTAGEM; RECICLAGEM (confeção de brinquedos, jogos educativos, etc); INCINERAÇÃO; ATERRO SANITÁRIO;

CURIOSIDADES: O Brasil produz 4700 toneladas de papel / ano, 30% é reciclado; e em média 240.000 toneladas de lixo por dia; Para fabricação de 1 tonelada de papel, consome-se 17 árvores; Cada pessoa produz em média meio kg de lixo por dia; 76% do lixo coletado fica à céu aberto, sendo que 24% apenas recebe tratamento.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS: COMPUTADOR; DATA- SHOW; DVD; HOMETHEATER

AVALIAÇÃO A avaliação será contínua, através das atividades realizadas, dos trabalhos, das atitudes, da busca constante, da comunicação e a cooperação na produção coletiva de conhecimentos.

BIBLIOGRAFIAS BARROS, Carlos. PAULINO, Wilson Roberto. Ciências o Meio Ambiente, 5ª a 8ª séries; BRINQUEDOTECA: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes, 2000CADERNO DO PROFESSOR. Meio Ambiente, Educação e Cidadania; --------------- Informações Técnicas – Curso de Recuperação e Conservação Ambiental -- EPAGRI;A Embalagem e o Ambiente.

MORAS, Ingrid. Brinquedos criativos em papel e papelão. 2. ed MORAS, Ingrid. Brinquedos criativos em papel e papelão. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2002. 30 p. (Brincando com dobraduras). MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo- sucata e a criança: a importância do brincar, atividades e materiais. São Paulo: Loyola, 1994. NETO, Carmo Galo. Química, da Teoria à Realidade, Volume 2, físico-químico. WEISS, Luise. Brinquedos & engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1989.

http://www.clicfilhos.com.br/ http://www.spverde.com.br/ http://www.setorreciclagem.com.br/ Acessado em 20/10/2008

ANEXOS:

EXEMPLO DE BRINQUEDOS!

- DOMINÓ; - BOLICHE; - QUEBRA-CABEÇA; - VAI E VEM; BRINQUEDOS.... - DOMINÓ; - BOLICHE; - QUEBRA-CABEÇA; - VAI E VEM;