Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Universidade de Aveiro
Oficina Brincando com sucata
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
Projeto - CEI VILA PRADO
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Teatro na Escola Giovana Tereza 2007.
BIBLIOTECA ESCOLAR e leitura na escola: caminhos para a sua dinamização MIRIAN CLAVICO ALVES Bibliotecária – Colégio Rio Branco Especialista em Gestão.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Biblioteca Municipal de Mealhada
OS TRÊS PORQUINHOS.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
COMO CONTAR HISTÓRIAS? ALGUNS RECURSOS.
Percepção do Espaço Pela Criança
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
ELIANE PEREIRA DE BRITO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FILMES
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
PROJETO:“ VIVENDO E CONVIVENDO NO MUNDO QUE DEUS NOS DEU”
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
Organizando o trabalho pedagógico
COMPONENTES:CAROLINE
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Tertúlia Dialógica.
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Projeto: “Os três porquinhos”
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
PROJETO.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
CANTINHO DE MATEMÁTICA
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Construção de um jogo de boliche
Ambiente da biblioteca
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Universo de Histórias.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Caminhando pelo mundo dos Enigmas
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Projeto: “As Quatro Estações”
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Oficina 1: STORYTELLING. Quadro Geral das Oficinas Oficina 1: Literacy: storytelling – Roda de histórias, contação de estórias utilizando imagens e objetos,
Transcrição da apresentação:

Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga Conselho Municipal de Educação Apoio: EMEI Sonho de Criança

Participantes: EMEI Sonho de Criança Diretora: Teresinha Jacqueline Gimenez Escola de Educação Infantil Baby Disney Diretora: Santina Silveira

Participantes: Escola de Educação Infantil Cantinho Feliz Diretora: Janaina E. Patrício Instituição de Educação Infantil Pequeno Gênio Diretora: Rosimeri B. S. Schardosim

Objetivo Geral Ampliar o conhecimento dos professores e auxiliares de turma da Educação Infantil em relação a hora do conto, através de dinâmica e debate em grande grupo, afim de que possam atuar mais no processo pedagógico da Instituição e também promover o interesse das crianças pelos livros, incentivando-os a leitura.

Objetivos Específicos Apresentar diferentes técnicas de Hora do Conto; Indicar histórias infantis; Trabalhar o relacionamento interpessoal entre diferentes equipes; Instigar o trabalho em equipe; Proporcionar troca de experiência entre as Escolas de Educação Infantil privada e pública; Estimular inserção da hora do conto no âmbito da Educação Infantil.

Oficina Hora do Conto Segundo Piaget (1975), “o desenvolvimento cognitivo está atrelado à capacidade de criar símbolos, a qual depende da imitação, do jogo, do sonho e da representação.

Oficina Hora do Conto Nos primeiros anos escolares, as crianças estão em plena fase do jogo simbólico, e a literatura pode ser importante aliada no desenvolvimento cognitivo, pois ativa a função simbólica, o imaginário, a linguagem, a compreensão do mundo por meio do faz-de-conta. Na literatura, a criança preenche significados e recria o mundo por meio do conhecimento e da emoção.”

Fases do desenvolvimento Desde os primeiros meses de vida, até o término da segunda infância, as crianças encontram-se na fase do jogo simbólico. Na primeira infância ( até 3 anos), é a fase do movimento e atividade. As crianças encontram-se no período das descobertas, necessidade do contato, exploração do mundo dos sentidos e já nomeiam os desenhos que constroem.

Literatura para Primeira Infância As Histórias devem ser curtas e rápidas, com gravuras grandes de fácil entendimento e atrativas. Dica: Livros que possam ser manuseados pelos pequenos, como livro de pano, madeira e plástico. Fantoches, máscaras em E.V.A e músicas também exercem grande fascínio nesta fase

Fases do desenvolvimento Na segunda infância (dos 3 aos 6 anos), é a fase da fantasia e imaginação. As crianças possuem pensamento mágico, despertam-se com elementos maravilhosos, começam a relatar textos curtos bem esclarecidos e aumentam rapidamente o vocabulário.

Literatura para Segunda Infância As histórias devem ser breves, com predomínio absoluto da imagem e nesta fase pode ser sem texto escrito. Dica: Livros com dobraduras, transformação do contador com roupas e objetos característicos como máscaras, fantoches, dedoches, entre outros, permitindo que eles interajam durante o conto

Técnicas para Hora do Conto Painel Confeccionar um painel de feltro para cada turma, fazer os personagens de EVA ou cópia colorida, enquanto a professora vai contando a história ir colando os personagens no painel

Técnicas para Hora do Conto Porcelana fria, massinha de modelar ou biscuit Confecção de personagens da obra da literatura

Técnicas para Hora do Conto Dedoches Confeccionar dedoches de feltro, cartolina ou de EVA para customizar a hora do conto

Técnicas para Hora do Conto Caixa de histórias Confecção de uma caixa de papelão encapada para ser utilizada como auxílio no momento da contagem das histórias, a professora previamente organizará a caixa com os objetos ou até mesmo sucatas que representarão os personagens

Técnicas para Hora do Conto Origami (dobradura) Arte milenar de dobradura em papel muito apreciada pelos pequenos e jovens. A atividade deve ser relacionada à confecção de personagens da literatura, os baixinhos vão adorar.

Técnicas para Hora do Conto Apresentação teatral Apresentação de histórias utilizando vários recursos que valorizem o conto escolhido pela professora

Técnicas para Hora do Conto Sacolinha do conto Confeccionar uma sacola de TNT e enfeitar para que seja da turma, toda sexta-feira sortear um aluno que levará para casa um livro e a sacola, os pais lêem a história para a criança e registram por escrito como foi este momento, a criança por sua vez fará um desenho sobre a história e na semana seguinte contará para os colegas como foi levar a “sacolinha do conto” para casa

Técnicas para Hora do Conto Bonecos ou fantoches Os famosos fantoches fazem a cabeça dos pequeninos, confeccionar e manipular os fantoches no momento da leitura

Técnicas para Hora do Conto Pintura Solicitar que as crianças façam desenho coletivo ou individual sobre a história, permitindo noções básicas de pintura com guache ou têmpera

Técnicas de Hora do Conto Máscaras em cartolina ou EVA Confecção de máscaras teatrais personalizadas conforme o conto

“Para a prática da Literatura Infantil não existem receitas prontas, o que deve existir é o conhecimento e o gosto do professor, aliado a um espírito criativo, pois cada professor é conhecedor de sua realidade e por isso mesmo, deverá procurar melhores meios para desenvolver a sensibilidade literária.”

Obrigada pela presença de todos! PALESTRANTE: Desire Martins Dornelles Pedagoga ORKUT Pedagoga Desire