Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
Advertisements

SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Tipos de Ações Lançadas:
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
oferta pública Como as coisas funcionam na prática?
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
O Mercado de Capitais e o Crowdfunding Gustavo Machado Gonzalez
Me apresentando Economista, formado em 1990, com Mestrado Profissionalizante na UCAM (2006) em Estratégia Empresarial, Mestrado Acadêmico na UFF (1994),
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
“Investimentos – Parte 2 ”
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 2
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários

O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
VALORES MOBILIÁRIOS SOCIEDADE ANONIMA.
5. Ações Ações: Definições SAs
8 - Mercado a Vista de Ações
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
MERCADO PRIMÁRIO DE AÇÕES
SOCIEDADE ANÔNIMA Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES UnED – Colatina Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
D EBÊNTURES E OUTROS TÍTULOS. D EBÊNTURES São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Conhecimentos Bancários Londrina(PR) – Maringá(PR) Mercado de Capitais
Mercado de Capitais.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Dividendo Obrigatório
Aulas presenciais e online
SOCIEDADE ANÔNIMA PROF. WILIAM CARVALHO. -C.S. DIVIDIDO EM AÇÕES -SOCIE// CAPITAL NÃO DE PESSOAS -RESPONSABILIDADE LIMITADA À SUBSCRIÇÃO OU AQUISIÇÃO.
6 - Mercado de Capitais: Componentes, processos e negociações.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Constituição da sociedade anônima
Aula 2 de Mercado de Capitais
Introdução ao Mercado de Capitais
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Mercado do Títulos Público
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Mercados Financeiros: Monetário, Crédito, Capital e Cambial
FORMAS DE INVESTIMENTO
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
SOCIEDADE ANONIMA.
Administração Financeira
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos TÍTULOS do MERCADO de CAPITAIS 1.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
O PROCESSO DE ABERTURA DE CAPITAIS
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
O ciclo de vida de uma empresa A maioria das empresas começa suas atividades como uma sociedade limitada. Na sequência, conforme cresce, pode tornar-se.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
AÇÕES Mercado de Capitais
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade V Mercado de Capitais e Bolsa de Valores.
Administração Financeira e Orçamentária I
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Transcrição da apresentação:

Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital Ações; Debêntures ; Notas Promissórias para Distribuição Púlica; Títulos menos Usuais Bônus de Subscrição; Partes Beneficiárias; Títulos ou contratos de investimentos coletivos; Brazilian Depositary Receipts (BDRs).

Alternativas de Abertura de Capital Ações: Títulos nominativos, negociáveis, representativos da propriedade de uma fração do capital social de uma sociedade por ações. Esses valores mobiliários distribuem ao acisnista dividendos, bonificações e juros sobre capital próprio. Debêntures: As Debêntures são títulos nominativos, negociáveis, representativos de dívida de médio/longo prazos contraída pela companhia junto ao debenturista. Elas rendem juros, prêmios, e outros rendimentos fixos ou varáveis, sendo todas as características definidas em escritura.

Abertura de Capital por Emissão de Ações Colocação de ações junto ao público investidor. Poderá ocorrer de duas formas: UNDERWRITING: Colocação de novas ações junto ao público investidor. BLOCK-TRADE: Leilão de ações antigas (de posse da companhia ou de algum grande acionista). Tipos de UNDERWRINTING: Garantia firme. Melhores Esforços

Cronograma: Abertura de Capital por Emissão de Ações

Emissão de Ações Preparações preliminares: Período de tempo em que a companhia, seus acionistas e eventuais consultores consideram e analisam a alternativa de abertura de capital. Essas questões envolvem aspectos jurídicos, econômico-financeiros, organizacionais e até mesmo cultural da organização: Pontos a serem considerados: Definição da estrutura de capital da empresa (próprio e de terceiros). Importância dos investimentos planejados. Novos custos e obrigações empresariais. Necessidade de Auditoria Externa. Distribuição de resultados aos novos sócios.

Emissão de Ações Pontos “Positivos”: Pontos “Negativos”: Captação de Recursos para investimentos; Reestruturação de passivos; Arranjos societários; Liquidez Patrimonial; Profissionalização; Novo relacionamento com funcionários; Reforço da Imagem Institucional. Pontos “Negativos”: Necessidade de maior transparência; Novos custos legais e administrativos; Distribuição de Resultados aos novos acionistas; Necessidade de debate sobre estratégia empresarial; Auditoria Externa.

Emissão de Ações Contratação de instituição financeira coordenadora: Nesta fase a companhia contrata serviços de bancos, corretoras ou distribuidoras para que realizem a coordenação da operação (underwriter). São levados em conta os seguintes aspectos: Porte do Lançamento; Tipo de Garantia e Colocação; Garantia FIRME; Garantia Melhores Esforços. Tradição do Underwriter; Comissão de intermediação; Comissão de Coordenação; Comissão de Garantia; Comissão de Colocação.

Emissão de Ações Definição de preço, volume e demais características: Negociado entre a comapanhia que abrirá capital e o coordenador. Montante necessário á companhia; O valor unitário sugerido pelos donos da empresa; Tipo de Ação que será lançada: ON: Ordinária, com direito a voto e também nos resultados da companhia. Existe mais de uma classe de ações ordinárias. PN: Perferenciais, apenas participam dos resultados da companhia. Não dão direito a votos no conselho. Exemplos: PETR4 – Ações preferenciais da Petrobras. PETR3 – Ações ordinárias da Petrobras. - Nesta etapa do processo, uma intensa análise da situação da empresa é realizada. (Análises demonstrações financeiras, do setor de atuação,, compara-se a empresa com outras ações já negociadas, etc.)

Emissão de Ações Assembléia Geral Deliberativa: Respeitando o previsto no estatuto empresarial, a companhia deverá aprovar a operação de abertura entre os seus sócios. Processo de obtenção de registros (CVM): O órgão fiscalizador do Mercado de Capitais é quem determinará se a operação de abertura é possível ou não. Apresentação do Prospecto Preliminar junto a CVM, que promoverá as alterações necessárias à divulgação junto ao mercado. Processo de obtenção de registros (Bolsa de Valores ou Balcão Organizado): A companhia deverá entrar com o pedido de listagem junto a Bolsa.

Emissão de Ações Formação de Pool de distribuição: Coordenador(es): Já visto anteriormente; Líder(es): Tomadores de grandes lotes, depois distribui para outros intermediários; Consorciado(s): Desempenha a função de varejo, colocando o papel junto ao tomador final. É realizado um road show pelos coordenadores e por membros da companhia, que apresentam a empresa ao mercado distribuidor (corretoras e distribuidoras). As corretoras que queiram participar da abertura, encaminham documentação de ADESÃO para os coordenadores. As corretoras e distribuidoras recebem comissões sobre o volume captado. As corretoras divulgam a empresa para seus clientes, que podem optar pela compra das ações através do processo de emissão primária. Após encerrado o processo de abertura, as ações negociarão através do MERCADO SECUNDÁRIO.

Emissão de Ações Marketing da operação e disclosure da companhia: Distribuição de material publicitário (aprovado pela CVM); Campanha institucional em veículos de comunicação (jornais, rádio, TV); Reuniões com Associações de Analistas; Palestras sobre as perspectivas da empresa. Anúncio do início da distribuição pública: Após aprovação da CVM, é iniciado o processo de distribuição pública. Subscrição e Liquidação Financeira: Os clientes das corretoras e das distribuidoras aderem a oferta pública através de preenchimento de documentação, onde é informado o valor financeiro desejado. Existe a opção de limitar o valor pago pelo papel da empresa lançadora de ações. A instituição financeira coordenadora é a responsável por transferir os recursos para a empresa que abriu capital.

Emissão de Ações Anúncio de encerramento de distribuição pública: No máximo 15 dias após a conclusão da colocação, deverá ser divulgado o anúncio de encerramento da distribuição; Neste momento as ações da companhia já estão sendo negociadas no mercado secundário de ações.

Abertura de Capital Setores em Destaque Construção Civil Energia Consumo Financeiras Softwares