Delegação, centralização e descentralização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas e Métodos
Delegação, Centralização e Descentralização
Teoria Neoclássica da Administração
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Estrutura organizacional do S.E.
Eu sou seu cliente sabia?
O que é uma estrutura ?.
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
Abrangência do Planejamento
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
TIAL -Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Fundamentos da estrutura organizacional
ORGANIZAÇÃO.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Estudo e Distribuição do Trabalho
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Funções de administração
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Atribuições das Unidades Organizacionais
DEPARTAMENTALIZAÇÃO Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos.
Teoria Geral da Administração
Estrutura Organizacional:
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Administração e Organização Industrial
Estrutura Organizacional
PROCESSOS DE: EXECUÇÃO, CONTROLE, ESTRUTURA E AUTORIDADE
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Delegação, Centralização e Descentralização
Estrutura Organizacional
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Elaboração e Análise de Projetos
Centralização e Descentralização
Centralização versus Descentralização
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Tipos de organização Organização linear Organização funcional
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Delegação, centralização e descentralização Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira

DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida como a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando a correspondente responsabilidade pela execução da tarefa delegada. Elementos básicos da delegação: 1. A tarefa que foi transferida do superior para o subordinado. 2. A obrigação ( responsabilidade ) que o subordinado tem para com o superior na realização desta tarefa transferida.

Considerações sobre a delegação: A autoridade deve ser delegada até o ponto e na medida necessária para a realização dos resultados esperados. 2. A autoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo e/ou funcionário. 3. A responsabilidade não pode ser delegada, pois nem o superior nem o subordinado podem livrar-se totalmente de suas obrigações, designado outros para realizá-los. 4. A clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita.

Permite coordenar trabalhos complexos e de abrangência maior. Permite maior: 1. Produtividade da equipe de trabalho. 2. Motivação. 3. Desenvolvimento da equipe. 4. Interação entre as unidades organizacionais. Permite amplitude de controle mais adequada. DELEGAÇÃO Exige melhor planejamento e amaração de atividades e dá condições para isto, pois o superior que delega tem mais tempo para executar as suas tarefas prioritárias. Proporciona maior segurança para a empresa, pois quando o superior deixa a empresa, existem subordinados treinados e em condições de substituí-lo de maneira adequada.

EFEITOS QUE PODEM OCORRER PELA FALTA DE DELEGAÇÃO PARA A EMPRESA: o ritmo dos negócios é aquele imposto por seu proprietário. A administração torna-se morosa e dependente. A participação dos funcionários é baixa. PARA O EMPRESÁRIO: existe sobrecarga de trabalho. Comumente sente-se só, julgando que não há equipe, pessoa em quem possa confiar. EFEITOS QUE PODEM OCORRER PELA FALTA DE DELEGAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS: baixo Desenvolvimento profissional e envolvimento com a empresa.

CENTRALIZAÇÃO CONCEITO: é a maior concentração do poder decisório na alta direção de uma empresa. VANTAGENS: Menor número de níveis hierárquicos. 2. Melhor possibilidade de interação no processo de planejamento controle e avaliação. 4. Maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos. 5. Decisões estratégicas mais rápidas. 6. Maior segurança nas informações.

DESCENTRALIZAÇÃO CONCEITO: é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído pelos seus diversos níveis hierárquicos. O grau de confiança dos superiores sobre os subordinados. A forma de atuação das unidades organizacionais de assessoria Fatores a considerar na descentralização A capacidade do subordinado de lidar com as suas responsabilidades Nível de treinamento e preparo da supervisão

VANTAGENS DESVANTAGENS DESCENTRALIZAÇÃO VANTAGENS DESVANTAGENS 1.Possibilidade de gerar maior especialização. 2.Menor exigência de tempo nas informações e decisões. 3.Maior tempo à alta adminis- tração para outras atividades. 4.Possibilidade de gerar efeito competitivo,o que pode aumen- tar a produtividade. 5.Maior facilidade de definição de objetivos e metas para as Unidades organizacionais e as pessoas. 6. Possibilidade de maior desenvolvimento das pessoas no aspecto adm. e gerencial. 1.Inabilidade de quaisquer pessoas em manter observa- ção sobre as modificações das condições locais, provocando decisões sem visão de conjunto. 2.Sistemas inadequados no sentido de compreensão de desenvolvimento dos subordinados. 3.Maior necessidade de controle e de coordenação. 4.Risco de duplicar esforços para executar atividades. 5.Maior dificuldade de normatizar e padronizar.

DIFERENÇA ENTRE DESCENTRALIZAÇÃO E DELEGAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO DELEGAÇÃO 1. LIGADA AO CARGO. 2. GERALMENTE, ATINGE VÁRIOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS 3. CARÁTER MAIS FORMAL 4. MENOS PESSOAL 5.MAIS ESTÁVEL NO TEMPO LIGADA Á PESSOA ATINGE UM NÍVEL HIERÁRQUICO 3. CARÁTER MAIS INFORMAL 4. MAIS PESSOAL 5. MENOS ESTÁVEL NO TEMPO

AMPLITUDE DE CONTROLE CONCEITO: refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada. FATORES INFLUENCIADORES: As habilidades pessoais do chefe em lidar com os subordinados;. O nível de capacitação dos profissional dos subordinados; O grau de delegação de autoridade existente; O nível de motivação existente; O nível de estabilidade interna da empresa;