Metodologias de Desenvolvimento Faculdade 7 de Setembro Metodologias de Desenvolvimento Paulo Benício
Professor: Paulo Benício E-mail/msn: pbenicio@fa7.edu.br Gestão de Projetos Professor: Paulo Benício E-mail/msn: pbenicio@fa7.edu.br
Roteiro Introdução - PMBOK
Introdução Objetivos do Planejamento: Planejar as atividades do projeto Planejar as entregas do projeto Acompanhar o andamento do projeto Apresentar os resultados do projeto: apresentação e relatórios
SUMÁRIO Introdução Gerência de Projetos Metodologia PMBOK Normas de Qualidade Estratégia para Gerenciamento de Projetos de Software Conclusão
INTRODUÇÃO Os problemas que afetam os projetos de desenvolvimento de software são, na sua maioria, problemas gerenciais e não técnicos. As empresas desenvolvedoras de software, na maioria das vezes, não executam os processos de gerenciamento de projetos.
CONCEITO DE PROJETO PROJETO: Processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. (ISO 10006)
RELACIONAMENTO DA G.P. COM OUTRAS ÁREAS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA GERÊNCIA DE PROJETOS PRÁTICAS DAS ÁREAS DE APLICAÇÃO GERAL
PRAZO E SE A BOLHA ESTOURAR ? CUSTO RECURSOS
O que é gerenciamento de projetos? O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e da integração dos seguintes processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
PARADIGMA DA GERÊNCIA DE PROJETOS PESSOAS PROBLEMAS PROCESSOS PRODUÇÃO GERÊNCIA
DECLARAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIAS DAS PESSOAS NOS PROJETOS “Se eu tiver que dizer qual a coisa mais importante em nossa empresa, eu direi que não são as ferramentas que usamos. São as pessoas. ” “O mais importante ingrediente que fez desse projeto um sucesso foi ter pessoas inteligentes. A coisa mais importante que você pode fazer em um projeto é selecionar a equipe. O sucesso de empresas de desenvolvimento de software está muito relacionado com sua capacidade de recrutar pessoas competentes.”
A ORIGEM DOS PROBLEMAS EMPRESA ÁREAS DE NEGÓCIO ÁREAS DE NEGÓCIO SISTEMAS INTERFACE DADOS PROCESSOS
TECNOLOGIA EM CAMADAS Ferramentas Métodos Processos Qualidade ROSE, CASE-I, PROJECT CMM, PSP, ISO 15504 PMBOK, RUP NORMAS ISO
GERÊNCIA DE PROJETOS Definição de PROCESSO: “Conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações, que desenvolvedores utilizam para construir e manter software e produtos associados.” (IEEE,1990) ENTRADA FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDA Documentos Documentos
Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act)
Mapeamento entre os grupos de processos e o ciclo PDCA
PMBOK PMBOK – Universo de Conhecimentos sobre a Gerência de Projetos 09 áreas gerenciais Controla os Processos de Gerenciamento Padrão utilizado internacionalmente Certifica em PMP-Project Management Professional
GERÊNCIA DE PROJETOS Grupos de Processos do PMBOK: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle, Finalização Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Execução Processos de Finalização
PROCESSO DE INICIAÇÃO Ocorre no início do projeto e no início de cada fase Faz parte dos processos da Gerência do Escopo
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Desenvolvimento do Plano do Projeto Planejamento do Escopo Detalhamento do Escopo Definição das Atividades Sequenciamento das Atividades Estimativa de Duração das Atividades Desenvolvimento do Cronograma
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Planejamento dos Recursos Estimativa dos Custos Orçamentação dos Custos Planejamento da Qualidade Planejamento Organizacional Montagem da Equipe Planejamento das Comunicações
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Planejamento da Gerência do Risco Identificação de Riscos Análise Qualitativa dos Riscos Análise Quantitativa dos Riscos Planejamento de Respostas a Riscos Planejamento das Aquisições Preparação das Aquisições
PROCESSOS DE EXECUÇÃO Execução do Plano do Projeto Garantia da Qualidade Desenvolvimento da Equipe Distribuição das Informações Pedido de Propostas Seleção de Fornecedores Administração de Contratos
PROCESSOS DE CONTROLE Controle Integrado de Mudanças Verificação do Escopo Controle de Mudança do Escopo Controle do Cronograma Controle do Custo Controle da Qualidade Relato de Desempenho Controle e Monitoração dos Riscos
PROCESSOS DE FINALIZAÇÃO Encerramento Administrativo Encerramento de Contratos
ÁREAS DE GERÊNCIA DO PMBOK 09(NOVE) ÁREAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS 1. INTEGRAÇÃO 7. COMUNICAÇÃO 2. ESCOPO 8. RISCOS 3. PRAZO 9. SUPRIMENTOS 4. CUSTOS 5. QUALIDADE 6. PESSOAS
GERÊNCIA DOS RISCOS GERÊNCIA DAS COMUNICAÇÕES GERÊNCIA DAS REC. HUMANOS LISTA DE ATIVIDADES PADRONIZADAS GERÊNCIA DA QUALIDADE GERÊNCIA DAS CONTRATAÇÕES GERÊNCIA DO PRAZO GERÊNCIA DOS CUSTOS GERÊNCIA DOS RECURSOS
GERÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DESENVOLVIMENTO DO PLANO DO PROJETO EXECUÇÃO DO PLANO DO PROJETO CONTROLE DAS MUDANÇAS NO PROJETO
GERÊNCIA DO ESCOPO INICIALIZAÇÃO DEFINIÇÃO DO ESCOPO DETALHAMENTO DO ESCOPO VERIFICAÇÃO DO ESCOPO CONTROLE DAS MUDANÇAS DO ESCOPO
GERÊNCIA DO PRAZO DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES ESTIMATIVA DE DURAÇÃO DAS ATIVIDADES DEFINIÇÃO DO CRONOGRAMA CONTROLE DO CRONOGRAMA
GERÊNCIA DO CUSTO PLANEJAMENTO DE RECURSOS ESTIMATIVA DE CUSTOS ORÇAMENTAÇÃO DE CUSTOS CONTROLE DE CUSTOS
GERÊNCIA DA QUALIDADE PLANEJAMENTO DA QUALIDADE GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE
GERÊNCIA DAS PESSOAS PLAJENAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE PESSOAL DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE DO PROJETO
GERÊNCIA DA COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO DISPONIBILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO DA PERFORMANCE FECHAMENTO ADMINISTRATIVO
GERÊNCIA DE RISCOS PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO DE RISCOS IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS ANÁLISE QUANTITATIVA DE RISCOS ANÁLISE QUALITATIVA DE RISCOS PLANEJAMENTO DAS RESPOSTAS AOS RISCOS MONITORAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS
GERÊNCIA DE SUPRIMENTOS PLANEJAMENTO DE SUPRIMENTOS PLANEJAMENTO DE COMPRAS IDENTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES SELEÇÃO DE FORNECEDORES ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATOS ENCERRAMENTO DE CONTRATOS
Roteiro Ciclo de Vida
Ciclo de Vida e Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento de projetos são executados em um ambiente mais amplo que o do projeto propriamente dito. A equipe de gerenciamento de projetos precisa entender esse contexto mais amplo para que possa selecionar as fases do ciclo de vida, os processos, as ferramentas e técnicas adequadas ao projeto.
O ciclo de vida do Projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização executora. Coletivamente, essas fases são conhecidas como o ciclo de vida do projeto.
O ciclo de vida do Projeto Os ciclos de vida do projeto geralmente definem: Que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega é revisada, verificada e validada Quem está envolvido em cada fase Como controlar e aprovar cada fase.
Características das fases do projeto
Processos da Gerência de Integração do Projeto Desenvolver o termo de abertura do projeto Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Orientar e gerenciar a execução do projeto Monitorar e controlar o trabalho do projeto Controle integrado de mudanças Encerrar o projeto
Grupo de Processos de Planejamento Os processos de planejamento desenvolvem o plano de gerenciamento do projeto Identificam, definem e amadurecem o escopo do projeto, o custo do projeto e agendam as atividades do projeto que ocorrem dentro dele. Durante o planejamento a equipe deve envolver todas as partes interessadas adequadas, dependendo da influência delas no projeto
Processos de Planejamento Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Planejamento do Escopo Definição do Escopo Criar a EAP
Processos de Planejamento Definição da Atividade Sequenciamento de atividades Estimativa de duração da atividade Estimativa de Recursos da Atividade Desenvolvimento do Cronograma Estimativa de Custos Orçamentação Planejamento do Ger de Riscos Identificação de Riscos Análise Qualitativa de Riscos
Processos de Planejamento de Recursos Humanos Planejamento da Qualidade Planejamento das Comunicações Planejar Compras e Aquisições Planejar Contratações Desenvolvimento do Cronograma Análise Quantitativa de Risco Planejamento de respostas a Riscos
Elementos da declaração do escopo do projeto Objetivos do produto e do projeto Características e requisitos do produto ou serviço Critérios de aceitação do produto Limites do projeto Entregas e requisitos do projeto Restrições do projeto Premissas do projeto
Pacote de Planejamento Modelo genérico de EAP PROJETO FASE 1 FASE 2 Conta de Controle ENTREGA 1.1 ENTREGA 1.2 Pacote de Trabalho 1.1.1 Subprojeto 1.2.1 Pacote de Planejamento Atividade 1.1.1.1 Pacote de Trabalho 2.1
Orientar e executar a execução do projeto Saídas: Entregas Mudanças solicitadas Solicitações de mudança implementada Ações corretivas implementadas Ações preventivas implementadas Reparo de defeito implementado Informações sobre o desempenho do trabalho
Processos da Gerência do Escopo do Projeto Planejamento do escopo – criação de um plano que documenta como o escopo do projeto e a EAP serão definidos e controlados Definição do escopo – criação de uma declaração do escopo detalhada do projeto Criar EAP – subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Verificação do escopo – formalização da aceitação das entregas do projeto terminadas. Controle do escopo – controle das mudanças no escopo do projeto.
Detalhamento das ações de gerenciamento do projeto Coletar os dados do projeto e relatar custo, cronograma, progresso técnico e da qualidade e informações sobre o andamento do projeto para facilitar a previsão Coletar e documentar as lições aprendidas e implementar as atividades de melhorias nos processos aprovadas.
ESTRATÉGIA PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE Utilizar processos de gerenciamento do PMBOK Padronizar as atividades de produção Controlar o cronograma e os custos do projeto Utilizar os diagramas da UML para registrar o escopo do trabalho Decompor os objetivos do projeto em atividades e tarefas Executar o projeto de acordo com o planejamento
CONCLUSÕES A utilização processos de gerenciamento de projetos pode aumentar o custo do projeto em 10% a 20% O não uso dos processos de gerenciamento pode aumentar o custo do projeto em 50% a 100% Os processos de gerenciamento proporcionam uma base para implantação do sistema de métricas O PMBOK fornece um roteiro seguro para a empresa obter as certificações da ISO
VISÃO DE QUALIDADE DA GERÊNCIA DE PROJETOS PESSOAS TECNOLOGIA PROCESSOS FOCO NO CLIENTE
Maiores Informações PRINCIPAIS LINKS: www.pmi.org GOOGLE: PMI-CE Copyleft Fabio Kon
Roteiro Trabalhos
Exercícios em Sala Estágio II
EXERCÍCIO 2: Aula 2 (1 ponto) Questões: Identifique os maiores desafios de GP em projetos de software. Dê um exemplo de uma EAP de um projeto genérico. Detalhamento: Trabalho a ser desenvolvido pelo grupoe até 4 pessoas; Pontuação: relevância e aderência ao tema, criatividade, capacidade de raciocínio e visão de mercado / pesquisa; Forma de trabalho: Folha avulsa; Data de entrega: Diária. Sugestão: ilustrar com exemplos.
Exercícios em Casa Estágio II
TRABALHO 1: Aula 1 (1 ponto) Descrição: Monte um Documento de Visão Técnica para um sistema escolhido. O sistema deve ter funcionalidades como acessibilidade Web, arquitetura em camadas, múltiplos perfis de usuário. Apresente igualmente a WBS do sistema. Detalhamento: Trabalho a ser desenvolvido em equipes de até 4 pessoas; Pontuação: relevância e aderência ao tema, criatividade, capacidade de raciocínio e visão de mercado / pesquisa; Forma de trabalho: Folha avulsa; Data de entrega: Diária. Sugestão: ilustrar com exemplos.
Grato pela Atenção FA7– Fortaleza, 02/01/10