Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.

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Transcrição da apresentação:

Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.

Público Alvo: 305 professores das Escolas pertencentes ao FMMC. Período de Realização: 15/02/2011 a 15/12/2011. Carga horária: 340h Local de Realização: -Auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina -Escolas Estaduais que compõem o Fórum do Morro do Maciço da Cruz -Auditório do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina -Auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Objetivos: 1.Colaborar no processo de reconstrução do Projeto Político Pedagógico das Unidades Básicas de Ensino que compõem o FMMC em sua relação com as práticas pedagógicas desenvolvidas em cada escola; 2.Contribuir para o fortalecimento e consolidação do trabalho coletivo dentro das escolas e entre as unidades básicas de ensino do FMMC; 3.Mediar a elaboração do PPP Coletivo das Escolas do FMMC com a interlocução dos grupos de estudo situados nas próprias escolas, tendo como instância de deliberação coletiva os encontros de formação continuada; 4.Promover o estreitamento de vínculos entre a Universidade, as Unidades de Educação Básica como compõem o sistema formal de ensino e as comunidades periféricas atendidas por essas mesmas escolas; 5. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior brasileira por meio do contato direto dos estudantes com a realidade concreta das escolas públicas, bem como das comunidades atendidas, e do diálogo entre os saberes acadêmicos e populares, propiciando a democratização do conhecimento científico e a difusão da cultura popular;

6. Favorecer a troca de experiências pedagógicas e fortalecer a escola como lugar de produção cultural em que a alegria, a cultura, a beleza e a ciência se façam presentes como instrumentos de enriquecimento da formação humana, de exercício da cidadania e de questionamento das estruturas que geram a desigualdade, a dominação, a miséria e a exclusão social; 7. Ampliar e consolidar as ações e projetos de extensão como mecanismos de socialização do conhecimento acadêmico e como estratégia de qualificação e construção de políticas públicas de educação; 8. Acompanhar e contribuir com as propostas encampadas pela Comissão de Educação, suas ações pedagógicas, suas reivindicações e posicionamentos políticos, bem como suas intenções e perspectivas para 2011 e 2012.

1) Realização de 6 encontros de 08 horas com todos os professores envolvidos, sendo 3 encontros no primeiro semestre de 2011 e 3 no segundo semestre de 2011; 2) Formação em trabalho (duas fases): 1ª) Fase de preparação (antecede aos encontros gerais e acontece no âmbito das escolas, envolvendo seus respectivos docentes, técnicos e gestores); 2ª) Fase de aprofundamento (sucede aos encontros gerais, tem por objetivo sistematizar as discussões realizadas e acontece no âmbito das escolas, envolvendo seus respectivos docentes, técnicos e gestores); 3) Organização e editoração de um livro que sistematizará os debates e reflexões produzidas pelos coletivos de cada escola; divulgação do livro entre as escolas e no campo acadêmico da educação. Metodologia:

Primeira etapa: Encontros Gerais Objetivo: refletir e discutir sobre temáticas especificas (a serem definidas posteriormente), contando com a contribuição de pesquisadores especializados nas áreas requeridas para os distintos encontros gerais de formação, bem como o levantamento de referenciais bibliográficos e fontes que subsidiem teoricamente os estudos e reflexões propostos. A eleição desses referenciais terá como parâmetro a avaliação da formação realizada em 2010, as atas das reuniões pedagógicas das unidades de ensino, bem como os relatórios da Comissão de Educação e as avaliações de cada encontro temático de formação geral.

Segunda etapa: Formação em trabalho Objetivo: esta etapa é dividida em duas fases Na primeira fase, objetiva-se antecipar o tema a ser abordado no encontro geral e subsidiar os professores para as discussões a serem realizadas no encontro geral; Na segunda fase, objetiva-se aprofundar a reflexão sobre os temas tratados e sistematizá-la na forma síntese textuais. Para tanto, prevemos a elaboração de materiais didáticos para o fomento da discussão interna às escolas durante a etapa da formação em trabalho, considerando: os manuais didáticos utilizados em sala de aula; reportagens da mídia impressa e eletrônica sobre os problemas sociais que atingem as comunidades do Maciço da Cruz; relatórios de estágios da UFSC; documentários produzidos pelas próprias unidades de ensino; relatórios das mostras ambientais e culturais das escolas e CEI’s do FMMC, etc.

Terceira Etapa: Organização e editoração de um livro Objetivo: sistematizar as reflexões produzidas a fim de registrar a própria experiência desse projeto como um possível referencial a ser adotado em trabalhos futuros. Disso decorre a organização e editoração de um livro contendo as sínteses das reflexões produzidas e sistematizadas pelo conjunto das escolas envolvidas no projeto e que resultará em um dos produtos deste projeto. Outro produto vislumbrado por nós é a produção de um vídeo documentário sobre o trabalho das escolas do Maciço do Morro da Cruz, cujos conteúdos e idéias serão extraídos das discussões coletivas, do trabalho pedagógico desenvolvido e dos textos produzidos pelas próprias escolas.

Avaliação: A avaliação dos participantes consistirá no aproveitamento, acompanhamento e participação nas atividades propostas para os Encontros Temáticos de Formação, das Fases e Atividades de Formação em Trabalho e da Etapa de Sistematização das reflexões e produção de sínteses textuais. Todas as etapas serão acompanhadas, registradas e avaliadas (mediantes instrumentos especificamente elaborados para isto) pelos estagiários e estudantes envolvidos no projeto, bem como pela equipe de coordenação do projeto.

Metas: Fortalecimento dos PPPs de cada unidade de ensino; Consolidação do trabalho coletivo como estratégia de enfrentamento das problemáticas que atingem as escolas; Construção do PPP/ Projeto Coletivo das Escolas do FMMC; Produção de um Livro que sintetize o conjunto das preocupações, reflexões, posicionamentos e apontamentos das escolas no tocante às problemáticas discutidas ao longo do projeto de formação continuada; Produção de um Vídeo que registre as experiências pedagógicas das escolas do FMMC em sua interatividade com as comunidades atendidas; Publicação de artigos científicos e divulgação do projeto e do trabalho desenvolvido.

Estrutura do projeto: 01 Coordenador da UFSC em parceria com a CE/FMMC 04 bolsistas de extensão da UFSC Recursos para compra de materiais permanentes (UFSC) Recursos para materiais de consumo Recursos para contratação de serviços de terceiros (editora, editor de vídeo, outros) Recursos para transporte e passagem aérea de convidados externos

Últimas palavras Esperamos que este projeto possa motivar a revitalização da educação escolar, a reativação do diálogo e da interatividade entre escola e comunidade, a gestão democrática e o trabalho coletivo. Pretendemos estimular a contínua parceria entre a escola e a universidade, pois estamos convencidos de que juntos podemos compreender melhor a relação entre educação e sociedade, enfrentar as contradições e desafios que a realidade nos coloca e encaminhar ações e soluções conjuntas no sentido da qualificação da formação humana que oferecemos. Enfim, desejamos que este projeto possa realimentar a esperança na capacidade de transformação social e cultural por meio da educação e da escola.