SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
“NOVOS” ESPAÇOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM EAD
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
O Aluno a Distância.
Fundamentos de Educação a Distância
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação profissional e EAD
Desenhado de acordo com a metodologia SENAI mediante contato com especialistas da Rede.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Currículo por Competências e Habilidades.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Dez novas competências para Ensinar
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
II MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DA REDE UNA-SUS Cursos de Educação Permanente Para Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas Camila Mello dos Santos,
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Transcrição da apresentação:

SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância Programa Nacional de EAD: 10 novos cursos técnicos a distância 30 novos cursos de qualificação profissional a distância

Mundo do trabalho Mundo da educação DESENHO CURRICULAR PLANO DO CURSO A DISTÂNCIA PLANO DO CURSO COM UNIDADE MÓVEL PLANO DO CURSO PRESENCIAL Mundo da educação DESENHO CURRICULAR PERFIL PROFISSIONAL Mundo do trabalho

e Unidades curriculares Formação profissional com base em competências No desenho curricular nacional dos cursos estão as.. Para desenvolver as capacidades é necessário Prática pedagógica com mediação da aprendizagem Unidades curriculares Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas Situações de aprendizagem Fundamentos Técnicos e Científicos Conhecimentos Ambientes pedagógicos (inclui equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos, materiais de consumo e recursos didáticos) e Capacidades Técnicas Nos Cursos presenciais Nos Cursos a distância Formação profissional com base em competências

DESENHO CURRICULAR NACIONAL DO CURSO MATRIZ CURRICULAR PARA CADA UNIDADE CURRICULAR SÃO DEFINIDOS: Conhecimentos Capacidades Ambientes pedagógicos Livro didático (flex, impresso) Situações de aprendizagem (material on-line, multimídia, híbridas) Prática nos polos e remota (kits e simuladores)

Situações de Aprendizagem no PN EAD Atividades desafiadoras propostas aos alunos (planejadas pedagogicamente), que devem solucionar problemas, tomar decisões, testar hipóteses ou aplicar o que aprenderam a outros contextos. Oportunizam o "aprender fazendo" por meio de estratégias como estudo de caso, projeto, situação-problema e pesquisa. Podem ser realizadas individualmente, em pequenos grupos ou com toda a turma, sempre com a orientação de um tutor. No formato a distância, utilizam recursos do AVA, como ferramentas de comunicação, como fóruns e chats, ferramentas de entrega de atividades, exercícios autocorrigidos e simuladores digitais. No polos presenciais, são realizadas nos laboratórios com o suporte de kits e simuladores didáticos.

Como elaborar situações de aprendizagem para os cursos a distância Premissas, processos e resultados distintos sobre a função e a criação das Situação de Aprendizagem Tópica Mista Contextua-lizada A b o r d a g e n s Adesão à Metodologia de Educação Profissional do SENAI

Chave para solução do desafio Descrição geral Apresenta tópicos de conteúdo e desafia os alunos a aplicarem o que aprenderam a situações diversas Oferece aos alunos ferramentas para experimentação de situações relacionadas a capacidades específicas e apresenta os conceitos que explicam essa experiência Descreve situações profissionais de maneira holística, já que contexto, problema e desafios são comunicados usando elementos subjetivos como perfil de personagens, gestos e fisionomias, caracterização de ambientes etc. Desafio proposto Consiste em aplicar os fundamentos técnicos e científicos a uma Situação de Aprendizagem realizada individual ou colaborativamente Consiste em experimentar Situações de Aprendizagem por meio de simuladores, vivenciando as capacidades a serem desenvolvidas A solução do problema está implícita na narrativa, incluindo personagens com os quais o aluno é chamado a se identificar Chave para solução do desafio A solução do desafio está na compreensão dos tópicos de conteúdo A solução do desafio está na experimentação, pela articulação entre teoria e prática A solução do desafio está no envolvimento do aluno com o contexto e o problema apresentado Tópica Mista Contextualizada

Sequência didática Apresentação dos tópicos de conteúdo antes da proposição de situação de aprendizagem Itens de menu correspondem à lista de conhecimentos do DN e aos capítulos do LD + abertura e fechamento Apresentação da Situação de Aprendizagem e dos fundamentos teóricos relacionados Itens de menu alternam fundamentos teóricos e desafio prático Apresentação da situação de aprendizagem previamente à exploração de conceitos essenciais para sua realização Itens de menu conduzem o aluno pelas etapas da Situação de Aprendizagem Tratamento midiático Animações com persianas, zoom, popups para destacar textos e imagens mais significativos do LD Situações de Aprendizagem apresentadas em formato .doc e .pdf, conforme formulários do Plano da Situação de Aprendizagem Telas roláveis para apresentação de fundamentos teóricos integrados a ferramentas para experimentação (simuladores) Ordens de Serviço são apresentadas em formato .doc e .pdf simulando situações profissionais autênticas Personagens, cenários, animações e vídeos criados para apresentar integralmente as Situações de Aprendizagem, desde a descrição do contexto até a conclusão do desafio, incluindo os conceitos essenciais para sua realização Tópica Mista Contextualizada

Sala de visitas programa nacional de educação a distância www.senai.br/ead/saladevisitas Ambiente virtual de aprendizagem com todos os cursos do PN EAD publicados para navegação de educadores, clientes e pesquisadores Acesso restrito e temporário -Público interno e público externo Cursos prontos e cursos em validação

Abordagem tópica APRESENTAÇÃO FECHAMENTO CONTEÚDOS EXERCÍCIOS DESAFIO

APRESENTAÇÃO

CONTEÚDOS

CONTEÚDOS

EXERCÍCIOS

DESAFIO

DESAFIO

DESAFIO

FECHAMENTO

Abordagem contextualizada APRESENTAÇÃO DESAFIO CONTEÚDOS DESAFIO FECHAMENTO

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

DESAFIO

DESAFIO

CONTEÚDOS

CONTEÚDOS

CONTEÚDOS

DESAFIO

DESAFIO

FECHAMENTO

Abordagem mista DESAFIO APRESENTAÇÃO CONTEÚDOS CONTEÚDOS EXERCÍCIOS

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

DESAFIO

DESAFIO

CONTEÚDOS

CONTEÚDOS

CONTEÚDOS

EXERCÍCIOS

DESAFIO

Simulador digital da situação de aprendizagem

PLATAFORMAS, FERRAMENTAS, COMPETÊNCIAS E DOCUMENTOS CRIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (de 2011 a 2012) Repositório central de mídias dos cursos a distância ambientes virtuais de aprendizagem direitos autorais especificações tecnológicas para produção multimídia equipes de desenvolvimento dos materiais on-line e dos livros didáticos capacitações de equipes planos de curso nacionais planos de ensino nacionais

Avaliando oportunidades de plataformas para novas formas de relacionamento e de compartilhamento ... Ocwc – Open courseware consortium Licenças Creative Commons mundo senai

Gestão do Conhecimento sobre Objetos de Aprendizagem - ODA Contribuição do SENAI para o debate entre instituições de formação profissional da Rede OIT/Cinterfor Rio de Janeiro, dezembro/2012