A Epistemologia genética de Jean Piaget

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Jean Piaget (1896 – 1980).
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Piaget- Teoria Psicogenética
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
PIAGET.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget Entrevista Clínica
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Estuda o desenvolvimento do ser humano
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Os estágios do desenvolvimento cognitivo
MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Jean Piaget Nascemos programados para aprender na
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
A TEORIA DE JEAN PIAGET.
REVISÃO PARA O ENADE PROFESSOR: JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA CRUZ
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
1.Contribuições de Piaget para a educação.
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Noções básicas/introdutórias à Piaget
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

A Epistemologia genética de Jean Piaget UNIDADE III A Epistemologia genética de Jean Piaget Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET I Contextualização histórica da teoria de Piaget (1896-1980) Método clínico de investigação/concepção de inteligência: aspecto qualitativo Responder como se constrói conhecimento, como se passa de estágios elementares de desenvolvimento a etapas avançadas

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET II O desenvolvimento depende de processos maturacionais, ambientais e da ação do sujeito no mundo O desenvolvimento cognitivo-afetivo é uma construção contínua, tendendo a uma equilibração sempre maior “Em todos os níveis, a inteligência procura compreender, explicar[...].” (Jean Piaget)

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET III Os interesses das crianças variam de acordo com a etapa de desenvolvimento em que esteja As formas de organização da atividade mental variam, seja no plano intelectual, afetivo (dimensões individual e social) ou motor “[...]Toda ação -isto é, todo movimento, pensamento ou sentimento- corresponde a uma necessidade” (J. Piaget)

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET IV Aspectos funcionais básicos do desenvolvimento: ASSIMILAÇÃO: o organismo desenvolve ações destinadas a atribuir significações, a partir de suas experiências anteriores ACOMODAÇÃO: o organismo tenta reestabelecer um equilíbrio com o meio, tendo que modificar-se EQUILIBRAÇÃO: tendência a níveis de equilíbrio (móvel) cada vez maiores no processo de desenvolvimento

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET V Estágios de desenvolvimento Sensório-motor (aproximadamente do nascimento -2 anos): Coordenações sensoriais e motoras de fundo hereditário (reflexos) Organização das percepções e hábitos Inteligência prática Do egocentrismo integral à noção do Eu Permanência do objeto/ noções de tempo/causalidade/espaço

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VI Pré-operatório (2 a 6, 7 anos aproximadamente): Aparecimento da função simbólica: representação mental dos objetos e fatos Imitação/faz-de-conta/dramatizações/desenhos.. Pensamento, fala e socialização: marcados pelo egocentrismo Irreversibilidade de pensamento Lógica “natural da criança: animismo, realismo, artificialismo, sincretismo

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VII Operatório concreto (6, 7 até a adolescência): Formação das operações mentais reversíveis, pensamento lógico/mais compatível com a lógica convencional Noções de conservação, seriação, conservação de massa, peso e volume (um pouco mais tarde) Capacidade de cooperar, menos egocentrismo, sentimentos interindividuais

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET VIII Operatório formal (Adolescência) raciocínio hipotético-dedutivo/ atividade reflexiva ampla sem necessitar do apoio da percepção ou da experiência egocentrismo intelectual no início mudanças no plano da afetividade/ leis da cooperação

O DESENVOLVIMENTO EM PIAGET IX Piaget e a área educacional A concepção de sujeito: ativo, construtor de conhecimentos O desenvolvimento da inteligência/afetividade como processo permanente Importância da interação no processo de desenvolvimento O erro/desconhecimento como um momento do desenvolvimento cognitivo