ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Relações de Convívio Solidário
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
1990.
O Currículo na Educação Infantil
Transversalidade dos Direitos Humanos
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
1.2 – Pessoa e cultura.
cenários e perspectivas.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Indivíduos e sociedade:
KELLY CASTRO DE ARAUJO A violência nas escolas: Pontos a serem pensados.
Provocação e reflexão Crítica ao mito da Ciência e Tecnologia:
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Prof. Everton da Silva Correa
Curso Direito à Memória e à Verdade
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
Prof. Ivan Claudio Guedes
Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Currículo e as Teorias Críticas
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
(in Aparelhos Ideológicos de Estado Louis Althusser)
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CULTURA.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em.
humanos não podem ser vistas como desigualdades.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Sociologia Clássica e Educação II
Concepções de linguagem e ensino de português
Tema central e eixos temáticos
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
CULTURA O QUE É?.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Diálogo Intercultural
Sobre as transformações nas estruturas familiares no Brasil
Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
Análise e Produção Textual III
Antropologia Médica: Elementos Conceituais e Metodológicos para uma Abordagem da Saúde e da Doença.
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
Multiculturalismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. Em.
Mayara T. Santos - Sociologia
A escola como agente de socialização
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO

Perspectiva ampla de educação Educação como processo amplo de reprodução sócio-cultural Sociedade: um mosaico multicultural onde a educação formal não é a única via, mas uma das vias de socialização Escola: espaço social onde também está presente o mosaico multicultural

Contribuições da antropologia para pensar a educação Relativização de práticas e saberes Relativização do saber formal Respeito a diversidade socio-cultural no âmbito escolar Reconhecimento e incorporação dos saberes não-formais na escola Compreender e superar estigmas e preconceitos na escola

RECONHECER A ESCOLA COMO UM MICROCOSMO DA NOSSA SOCIEDADE MULTICULTURAL Exemplos: Parentesco e família Religião Pensamento e mito Comunicação, língua e arte Alimentação Comida

A DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL NA ESCOLA A diversidade na idéia de família e parentesco A desnaturalização da idéia de família Parentesco: forma de organização social. Classificação do vínculos e estabelecimento de regras de relações sociais

Modelos de Família

PENSAMENTO E MITO FORMAS DE PENSAR RACIONAL MÍTICA RELIGIOSA

DIVERSIDADE RELIGIOSA

O DESVENDAR DA MULTICULTURALIDADE NA LÍNGUA MATERNA COMUNICAÇÃO E LÍNGUA QUE LÍNGUA FALAMOS? COMO É NOSSO VOCABULÁRIO? O DESVENDAR DA MULTICULTURALIDADE NA LÍNGUA MATERNA

comida

Tucupi acarajé

feijoada

POLÍTICA DIVERSIDADE DE FORMAS DE PODER PODER E AUTORIDADE PODER E AUTORIDADE NA ESCOLA

RACISMO EM CADEIA