Defesa da Dissertação:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Advertisements

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Escolhendo o nosso Futuro
Currículo por Competências e Habilidades.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Características de um bom professor de biologia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
As principais marcas do gênero textual: apresentação oral de trabalho acadêmico CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Transcrição da apresentação:

Defesa da Dissertação: “O conceito geracional de Prensky no contexto da rede pública federal de Minas Gerais: o caso do CEFET-MG” Aluna: Elke Streit de Oliveira Orientadora: Profª. Drª. Maria Raquel de Andrade Bambirra – CEFET-MG Coorientador: Prof. Dr. Vicente Aguimar Parreiras – CEFET-MG Banca Examinadora: Prof. Dr. Heitor Garcia de Carvalho – CEFET-MG Profª. Drª. Reinildes Dias – UFMG LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG Sala 332, Campus I, av. Amazonas 5253, Nova Suíça, Belo Horizonte – MG DATA: segunda-feira, 09 de julho de 2012. HORÁRIO: 09:00horas. 09 de julho 2012

A pesquisa Problema: o conceito geracional de Prensky (2001) tem procedência no contexto brasileiro? Foco de investigação: apropriação de tecnologia digital por parte de estudantes de 15-16 anos Contexto de realização: escola pública da rede federal de ensino em Belo Horizonte – CEFET- MG

Marco teórico Marc Prensky (2001, 2001a, 2008, 2008a, 2009, 2009a, 2009b, 2010, 2010a, 2010b, 2010c, 2010d) Dominique Wolton (2001, 2004, 2006, 2007, 2010) Hannah Arendt (2009)

Objetivos Objetivo geral: Investigar a procedência do conceito geracional de Prensky (2001) no contexto dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG. Objetivos específicos: investigar a apropriação que estudantes do primeiro ano do Ensino Médio dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG fazem das tecnologias digitais da informação e comunicação, mais especificamente, o telefone celular, o MP3 e/ou i-pod (os players de música), os consoles de jogos, o computador e a Internet. verificar o embasamento empírico do conceito geracional junto a alunos do ensino médio do CEFET-MG; e apresentar reflexões sobre a contribuição positiva ou negativa da abordagem geracional para a compreensão e a ação pedagógicas.

Metodologia Natureza: qualitativa Formato metodológico: estudo de caso Participantes: 575 estudantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados diurnos do campus I do CEFET-MG Momento da coleta dos dados: 1ª semana do ano letivo de 2012 Instrumento de coleta: questionário estruturado sobre apropriação digital

Questionário organizado em 04 partes: (1) dados gerais, (2) telefone celular, (3) computador e internet e (4) videogames lista o maior número de funções operáveis por meio dessas tecnologias, na ordem das que exigem menor para maior perícia

Procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica para discussão do conceito de natividade digital de Prensky (2001) coleta dos dados por meio do questionário compilação e tabulação dos dados por turma e em termos gerais análise e discussão dos resultados à luz do marco teórico utilizado

Análise dos Dados DADOS GERAIS: Posse de computador, telefone celular, MP3/MP4 e videogame Número de ferramentas do computador utilizadas Acesso à Internet e locais de acesso Horas diárias gastas na Internet Objetivo: verificar o envolvimento dos sujeitos da pesquisa com as tecnologias digitais

Análise dos Dados Total: 575 respondentes

Uso de ferramentas do office Análise dos Dados Uso de ferramentas do office

Análise dos Dados Acesso à Internet

Análise dos Dados Local de navegação

Análise dos Dados Tempo de navegação

Análise dos Dados Posse de aparelhos

Análise dos Dados Uso de celular

Análise dos Dados

Análise dos Dados Uso do computador

Análise dos Dados - navegação

Análise dos Dados - conteúdo dos downloads

Análise dos Dados - conteúdo dos downloads

Análise dos Dados - uploads

Análise dos Dados - compactação

Análise dos Dados - jogos

Análise dos Dados - integração com celular

Análise dos Dados - edição

Análise dos Dados - criação

Análise dos Dados

Análise dos Dados Uso de videogame - tipos de jogos

Análise dos Dados Funções do videogame

Conclusão - retomada das perguntas de pesquisa Quais as tecnologias digitais mais utilizadas pelos estudantes participantes desta pesquisa em seu dia-a-dia? Como eles utilizam tais tecnologias?

Os dados corroboram o uso massivo das tecnologias digitais. Conclusão - retomada das perguntas de pesquisa 2. Pode-se afirmar que tal apropriação tecnológica corrobora o conceito geracional proposto por Prensky (2001)? Pressuposto 1: nascidos a partir de 1990 têm incorporado massivamente as tecnologias digitais em seu cotidiano. Os dados corroboram o uso massivo das tecnologias digitais.

Conclusão - retomada das perguntas de pesquisa Pressuposto 2: o relacionamento dessa geração com as tecnologias digitais resulta em aptidões cognitivas distintas, tornando-a mais inteligente e apta. Os dados não corroboram esse pressuposto, pois o uso massivo das tecnologias é, também, restrito a poucas funções. Aproxima-se, portanto, à teoria da traçabilidade, de Wolton. Pressuposto 3: a diferenciação cognitiva gera o conflito geracional, raiz da crise na educação. Não sendo confirmada a diferenciação cognitiva, tampouco os dados corroboram ser ela o motivo do conflito geracional.

Conclusão - retomada das perguntas de pesquisa 3. A abordagem geracional, elicitada nesta pesquisa, pode oferecer alguma contribuição à compreensão pedagógica? Prensky e Arendt - conflito geracional é causador de problemas educacionais; Prensky – conflito geracional constitui-se do conflito digital versus analógico; Solução: adequar-se ao ritmo do desenvolvimento tecnológico. Arendt – conflito geracional é um fenômeno moderno. Constitui-se da ruptura com modelos dos antepassados; do conflito e valorização do novo em uma sociedade consumista; do conflito de autoridade na esfera pública, aplicada às relações privadas. Solução: não abrir mão da autoridade e da atribuição de mediar a inserção do jovem em um mundo velho.

Conclusão – sugestões para futuras pesquisas 1. Problematização do papel da educação formal na formação do aluno- cidadão, especificamente quanto ao letramento digital; 2. Uso das tecnologias digitais para benefício do processo ensino- aprendizagem; 3. Formação de uma postura crítica em relação ao relacionamento com as tecnologias digitais.

Conclusão – considerações finais Prensky aborda o tema do desenvolvimento das tecnologias digitais e sua participação crescente no cotidiano de todos, em especial das gerações mais novas, enfatizando a necessidade de atualização do sistema educacional em função desse desenvolvimento. Entretanto, uma visão crítica há de questionar a importância que se dá ao desenvolvimento tecnológico em detrimento de outros elementos da civilização não necessariamente favorecidos por esse desenvolvimento – a comunicação, a capacidade de negociação, a diplomacia, a tolerância, segundo Wolton. A compreensão geracional dos conflitos escolares somente contribui para a educação se tomada em uma perspectiva histórico- antropológica, conforme Arendt. Do contrário, embarca-se em um discurso que posiciona a técnica no centro da civilização, cabendo ao homem submeter-se ou cair em obsolescência.