MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos PLANEJAMENTO PÚBLICO DO TURISMO 5ª Aula Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci POLÍTICAS NACIONAIS DE TURISMO – 2003 ATÉ HOJE Criação do Ministério do Turismo – 2003 Plano Nacional de Turismo 2003/2007 – lançamento em 30 de abril de 2003 Plano Aquarela / Marketing Turístico Internacional –lançamento em 2004 Documento Referencial Turismo no Brasil 2007/2010 (CNT) – lançamento em julho 2006 Plano Nacional de Turismo 2007/2010 – lançamento 13 de junho de 2007 Plano Aquarela / Marketing Turístico Internacional (2010) – lançamento em 2009 Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014 (CNT) – lançamento em junho 2006 Plano Nacional de Turismo 2011-2014 ? Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci O enfoque de gestão atual da Política Nacional de Turismo Viés economicista; Estado como provedor de infraestrutura para o grande empresariado Prodetur NE e outros programas similares Descentralização da gestão = regionalização incentivos aos consórcios, circuitos e conselhos regionais Ênfase no mercado externo = Plano Aquarela e EBTs; Incentivo às iniciativas de turismo comunitário; Fortalecimento do mercado interno = Plano Cores e Viaja Mais Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci Sistema turístico brasileiro Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
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Plano Nacional de Turismo 2007/2010 Uma viagem de inclusão Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Visão O turismo no Brasil contemplará as diversidades regionais, configurando-se pela geração de produtos marcados pela brasilidade, proporcionando a expansão do mercado interno e a inserção efetiva do País no cenário turístico mundial. A criação de emprego e ocupação, a geração e distribuição de renda, a redução das desigualdades sociais e regionais, a promoção da igualdade de oportunidades, o respeito ao meio ambiente, a proteção ao patrimônio histórico e cultural e a geração de divisas, sinalizam o horizonte a ser alcançado pelas ações estratégicas indicadas. Objetivos Gerais Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais. Promover o turismo com um fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda e pela inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os brasileiros. Fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro nos mercados nacional e internacional e atrair divisas para o país. Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
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