SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Planejamento em Saúde – Saúde pública tem caráter coletivo, endemias(campanhas), atenção a grupos populacionais. Assistência Previdenciária – Ações individuais,
Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Seminário de Avaliação dos Resultados da PNAD 2005 A Polarização da Qualidade do Emprego na Agricultura Brasileira Otavio Valentim Balsadi Embrapa/SGE.
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
COMPARATIVO INTERNACIONAL PARA PREVIDÊNCIA SOCIAL
O Regime Geral de Previdência Social: Equilíbrio de Longo Prazo Mário Sérgio Carraro Telles CNI CNI Brasília, 16 de março de 2011.
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
1 I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social – 04 a 06 de dezembro de 2009, Brasília – DF. Na Contramão.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Direito Constitucional II
Características da Previdência Social no Brasil ENFOQUE URBANO E RURAL
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Conceito do segurado especial
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
GT Segurado Especial.
COPROFAM EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR, CAMPESINA E INDÍGENA www
CONSÓRCIO REGIONAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA Projeto Bilateral Financiado pela AGENCIA CANADENSE PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL (CIDA) MULHERES.
Dilemas da institucionalização de políticas sociais em 20 anos de Constituição Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato Universidade Federal Fluminense
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
O BPC e as perspectivas do SBPS
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
1 O CRÉDITO AOS CONSUMIDORES NA ACTIVIDADE SEGURADORA Ana Paula Silva Novembro 2002.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
“Contra a fome e a violência sexista”
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Política Geral de Emprego (no âmbito da Agenda Nacional de Trabalho Decente): Proposta para discussão de necessidades, opções e prioridades Armand F. Pereira.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Ratificação da Convenção 102 da OIT pelo Brasil Ratificação.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - MPS Reorganizações societárias e seus reflexos nos planos de previdência Rio de Janeiro, 30/8/2012.
– Análise financeira do período 1995 – 2006
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Questões Previdenciário.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Brasília, 16 de março de Seminário MPS O Futuro da Previdência no Brasil Fatores Urgentes e Fatores Importantes para o Equilíbrio de Longo Prazo.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Regimes Próprios dos Servidores Públicos Brasília, 17 de março de 2011.
PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação.
Seminário “O Futuro da Previdência no Brasil” Organização MPS / IPEA 16 e 17 de março de 2011 Panorama Internacional da Previdência Social Jorge Cezar.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR : NOVOS DESAFIOS. SUMÁRIO EVOLUÇÃO DO SISTEMA CONTEXTO ATUAL DIRETRIZES.
Regras Institucionais e Inovação no Sistema de Proteção Brasileiro: Décadas de 1990 e 2000 Seminário Políticas de Saúde e Proteção Social – Escola Nacional.
Rio de Janeiro, outubro de 2008 Previdência Social Brasileira Seminário Internacional de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social.
CONFEDERACAO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA - CONTAG QUEM E A CONTAG? E UMA CONFEDERACAO NACIONAL DE TRABALHADORES NA AGRICULTURA COM 26 FEDERACOES.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Como fazer a análise do SUAS que temos
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
Acolhimento e Vínculo:
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária Todo(a) brasileiro(a), a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência.
O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial.
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
Medidas Provisórias nº 664 e nº /03/2015. Dinâmica do mercado de trabalho dos últimos 10 anos Redução do desemprego Formalizou mercado de trabalho.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
FINANCIAMENTO E RESULTADO DA SEGURIDADE SOCIAL DECIO BRUNO LOPES VICE PRESIDENTE DE ASSUNTOS DA SEGURIDADE SOCIAL.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA MEDIDAS CONSENSUADAS Recife, Abril de 2003.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA EVANDRO JOSÉ MORELLO CONTAG

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA IMPACTOS DA PREVIDENCIA SOCIAL: - MELHORIA NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - REDUÇÃO DA POBREZA - FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA PREVIDÊNCIA SOCIAL E SEGURIDADE SOCIAL - NECESSIDADE DE SUPERAR A DICOTOMIA ENTRE O SEGURO E A SEGURIDADE SOCIAL

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA DIRETRIZES CONSTITUCIONAIS : - PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE - PRINCÍPIO DA EQUIDADE NA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DO CUSTEIO - PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE DA BASE DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA - EXPANSÃO DA COBERTURA PELO VIÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DIFERENCIADAS - SELETIVIDADE NA APLICAÇÃO DE REGRAS DE CONTRIBUIÇÕES DIFERENCIADAS

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA A EXPERIÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NA ÁREA RURAL - AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI 11.718/2008

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA - O CADASTRO DO SEGURADO ESPECIAL - OS ASSALARIADOS RURAIS E O CONTRATO DE TRABALHO DE CURTA DURAÇÃO - A CONTAGEM ESPECIAL DE TEMPO DE CARÊNCIA PARA O TRABALHADOR SAZONAL

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA CONCLUSÕES: - DEMOCRATIZAR O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SIMPLICAR PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO PERANTE AO ESTADO - INSTITUIR NOVOS MÉTODOS DE FISCALIZAÇÃO INCENTIVANDO O PRÓPRIO SEGURADO A SER AGENTE FISCALIZADOR

DESAFIOS À EXPANSÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA CONCLUSÕES: - A EXPANSÃO DA COBVERTURA PREVIDENCIÁRIA EXIGE O FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL. - CONSIDERAÇÃO AOS DEBATES E CONSENSOS PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL NO ANO DE 2007.