COGITO - LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO

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Transcrição da apresentação:

COGITO - LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO COORDENAÇÃO: MARIA HELENA FÁVERO (PED/IP/UNB) PROFESSORA ASSOCIADA III

OBJETIVO GERAL DO COGITO ESTUDAR O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DO CONHECIMENTO ARTICULANDO OS ASPECTOS SUBJETIVOS, DESENVOLVIMENTAIS E COGNITIVOS DOS PROCESSOS SEMIÓTICOS NO CONTEXTO PSICOLÓGICO E O FUNDAMENTO HISTÓRICO, INSTITUCIONAL E IDEOLÓGICO DOS SISTEMAS DE SIGNOS NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL FUNDAMENTO PARA A PESQUISA DE INTERVENÇÃO QUE GERA NOVAS QUESTÕES DE PESQUISA MANUTENÇÃO DE UM PROCESSO DE REALIMENTAÇÃO CONTÍNUA PESQUISA METODOLÓGICA

FUNDAMENTO TEÓRICO-CONCEITUAL INTERDISCIPLINARIDADE QUE INTEGRA A PSICOLOGIA, O CONHECIMENTO, O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E O APORTE FILOSÓFICO, HISTÓRICO E EPISTEMOLÓGICO DA CIÊNCIA A CONSTRUÇÃO DESTE FUNDAMENTO rejeição das clássicas dicotomias - mente-corpo, pensamento-linguagem, emoção-cognição...- explorando as implicações desta rejeição e estabelece relações entre o processo de mediação semiótica, a psicologia do desenvolvimento e a teoria das representações sociais

RESUMO DO PERCURSO TEÓRICO-CONCEITUAL - Retomada da “Völkerpsychologie” de WUNDT (anos 80) - GEORGE HERBERT MEAD, filósofo e antropólogo americano, que estudou com Wundt entre 1889 e 1890 em Leipzig GESTOS - W. DOISE e seus colaboradores no início da Universidade de Genebra - HABERMAS O SUJEITO COGNOSCENTE - LOTMAN (1988;1990) A SEMIÓTICA DA CULTURA o conceito de “semiosfera”, - muito próximo de BAHKTIN na análise dos processos de MEDIAÇÃO SEMIÓTICA e da SEMIOLOGIA de BARTHES (1964/1992)   Diálogo com a LINGUÍSTICA de VION (2000) e com as REPRESENTAÇÕES SOCIAIS de MOSCOVICI “conteúdos do pensamento cotidiano e do estoque de ideias que dá coerência às nossas crenças religiosas, ideias políticas e as conexões que entre elas criamos, tão espontaneamente como respiramos” ( Moscovici, 1988, p. 214).

tanto do ponto de vista da prática profissional NOSSA PROPOSTA INTEGRAÇÃO DESSAS TEORIAS obtenção de dados sobre as relações entre as particularidades contextuais e a aquisição de conhecimento tanto do ponto de vista da prática profissional como da prática da pesquisa FUNDAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL SITUAÇÃO PRIVILEGIADA PARA A CONSIDERAÇÃO DESTA INTEGRAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ADULTO E A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS e MEDIACIONAIS EM CAMPOS PARTICULARES DO CONHECIMENTO

INTEGRAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA: TRÊS ASPECTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS PRINCIPAIS - 1/ Considera o desenvolvimento psicológico humano e o desenvolvimento do conhecimento científico como processos articulados — e não dissociados ou paralelos — é o mesmo que discutir a própria Psicologia do Conhecimento. - 2/ Considera o sujeito humano como um ser psicologicamente ativo: significa admitir que ele se constrói a si mesmo e na sua interação com as práticas de uma dada sociocultura, constrói o que temos denominado de paradigma pessoal, o que caracteriza a sua identidade única e particular, considerando-se, como Gattari (1992), que a subjetividade é construída nas instâncias individuais, coletivas e institucionais (Fávero, 2010). Entendemos que o processo de desenvolvimento humano dá-se na articulação entre os aspectos subjetivos, desenvolvimentais e cognitivos dos processos semióticos em um contexto psicológico, e o fundamento histórico, institucional e ideológico dos sistemas de signos em um contexto sociocultural. -3/ Considera que, uma vez que o paradigma pessoal é construído por um sujeito psicologicamente ativo, é possível promover a sua atividade interna, no sentido de lhe facilitar a exploração e a síntese das premissas que sustentam esse paradigma, expor, quiçá, suas contradições, e promover uma nova fundamentação para a criação e a transformação dos seus significados.

a interação dialética entre ser humano e meio sociocultural INTEGRAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA: ASPECTO CENTRAL Ao mesmo tempo em que não perde de vista o sujeito individual e suas atividades internas, não o isola, de modo a levar em conta as atividades comunicativas e fazer jus, assim, à tese central que considera a interação dialética entre ser humano e meio sociocultural   O DESAFIO DESTA INTEGRAÇÃO supõe a criação de situações de natureza interativa que demandem dos sujeitos a descoberta dos novos possíveis, o que significa atualizar novos conceitos dentro de um dado campo conceitual embora as regulações em situações interativas se situem sempre em uma dinâmica sociocognitiva, levamos em consideração as construções cognitivas elaboradas e exploradas por cada indivíduo nessa situação

CONTEXTO INTERACIONAL A TOMADA DE CONSCIÊNCIA TEMOS PROCURADO RECUPER A IMPORTÂNCIA DA AUTORREGULAÇÃO DE CADA SUJEITO NO CONTEXTO INTERACIONAL PARA TANTO, NOSSO MÉTODO INTEGRA O GRUPO FOCAL, A ANÁLISE DAS INTERLOCUÇÕES TOMADAS COMO ATOS DA FALA E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA assumindo com VION (2000) que um ato da fala, além da sua função de dizer ou de querer dizer alguma coisa, constitui um ato social por meio do qual os atores sociais interagem PROPOMOS UM MODELO DE ANÁLISE DA DINÂMICA DO GRUPO QUE PERMITE EVIDENCIAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS SUJEITOS SOBRE SEUS PRÓPRIOS PARADIGMAS E SEUS PROCESSOS DE REGULAÇÃO COGNITIVA NA ELABORAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DESSES PARADIGMAS

COSTA, Filomena G. (2006). A tomada de consciência e o grupo focal na transformação das representações sociais do envelhecimento: uma pesquisa de intervenção. Tese (Psicologia) Universidade de Brasília. OLIVEIRA VIEIRA, Denise (2006). A tomada de consciência no Desenvolvimento de competências conceituais em professoras: uma pesquisa de intervenção com foco no autismo. Tese (Psicologia) Universidade de Brasília. PINA NEVES, Regina da Silva (2008). A divisão e os números racionais: uma pesquisa de intervenção psicopedagógica sobre o desenvolvimento de competências conceituais de alunos e professores. Tese (Psicologia) Universidade de Brasília. ABRÃO, Larissa G. M. (2009). A participação política da mulher: uma análise do ponto de vista psicológico. Tese (Psicologia) Universidade de Brasília.

RELATÓRIO TÉCNICO DE PROJETO DE PESQUISA 2013 APROVADO CNPq AS RELAÇÕES E SIGNIFICADOS DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO E NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO MARCO TEÓRICO-CONCEITUAL E METODOLÓGICO IMPORTANTE EXPLICITOU A ARTICULAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, A PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO E A PSICOLOGIA DO GÊNERO

ALGUNS ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO PROJETO a resolução de problemas e a transferência do conhecimento matemático (RIASCOS; FÁVERO, 2010); a resolução de problemas e a transferência do conhecimento matemático: estudo comparativo entre estudantes brasileiros e colombianos (FÁVERO; RIASCOS, 2011). a intervenção psicopedagógica na psicologia da educação matemática (FÁVERO, 2011); a educação matemática na formação psicopedagógica (FÁVERO, 2012). La intervención psicopedagógica como opción teórico-metodológica para la formación inicial de profesores de matemática ( FÁVERO; PINA NEVES,2011); A escolha profissional e as concepções sobre a atuação de mulheres em profissões e cargos ditos masculinos (ABRÃO; FÁVERO, 2012).

LINHAS DE PESQUISA - A aquisição conceitual em condições especiais: articulação entre pesquisa e intervenção psicopedagógica; - A docência universitária como locus de pesquisa do desenvolvimento psicológico adulto; - A mediação semiótica na construção e compreensão textual; - A análise epistemológica das competências e dificuldades das aquisições conceituais da matemática; - Gênero, socialização e desenvolvimento psicológico. COMPATIBILIDADE COM O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE ESPECIALNENTE COM A COM A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO - Desenvolvimento humano e Cultura - Processo educativos e psicologia escolar

INTEGRANTES DO COGITO - REGINA DA SILVA PINA NEVES Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2002) e Doutorado em Psicologia) pela Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia (2008). Atuou como primeira secretária na Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013). Consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Doutora. - LARISSA GUIMARÃES MARTINS ABRÃO Psicóloga, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia (2009). Professora e vice-coordenadora do curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Campus Associado de Ituiutaba). Professora da Faculdade Pitágoras. Pesquisadora bolsista da FAPEMIG, com projetos de pesquisa em representações sociais e gênero. Colaboradora da Prefeitura Municipal de Uberlândia na implantação do programa de educação sexual para adolescentes por meio de jogos pedagógicos. Coordenação de projeto contemplado por edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, do qual resultou o livro "Reconfiguras: outros ângulos do cenário urbano". Desenvolve projetos de iniciação científica em psicologia do desenvolvimento, socialização e gênero. - INARA LINN MARACCI Psicóloga do HUB – Hospital Universitário de Brasília, UnB, Mestre pelo PGPDS, IP/ UnB.

-Mestrandas: - Maria Juliana de Freitas C. Lopes - Aline Chiesa INTEGRANTES DO COGITO -Mestrandas: - Maria Juliana de Freitas C. Lopes - Aline Chiesa

1/ A RELAÇÃO ENTRE A OBJETIFICAÇÃO DO CORPO E A AUTO-ESTIMA; GRUPO DE ESTUDO DE PSICOLOGIA DO GÊNERO CONSTITUÍDO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DOIS FOCOS: 1/ A RELAÇÃO ENTRE A OBJETIFICAÇÃO DO CORPO E A AUTO-ESTIMA; 2/ O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA SEXUALIDADE