EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –

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Transcrição da apresentação:

EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 – Socialização dos Meios de Produção – produtores livremente associados; (desde abajo)2 – Socialização Poder Político: Poder popular, comunal – ecológico; 3 – Desmercantilização e Encantamento da Vida (revolução do cotidiano). Cultura e educação: o desafio na construção de valores de uma nova economia. O papel da educação na construção dos movimentos sociais. Educação e povos tradicionais Cultura, autogestão e educação: novas linguagens na construção do conhecimento. Pesquisa-açãoSistematização

Cultura e Educação: o Desafio na Construção de Valores para uma Nova Economia O Papel da Educação na Construção dos Movimentos Reconhecer que vivemos em um mundo onde predominam valores distantes da economia solidária. Ao mesmo tempo, reconhecer que existem experiências alternativas que abrem a esperança de uma mudança socioeconômica. É necessária uma educação em valores solidários nos diferentes níveis do sistema educativo: Educação básica, média e superior, e também educação popular; Na educação superior é importante considerar como transferimos valores e conhecimentos aos futuros profissionais; Uma pedagogia solidária necessita da validação das experiências positivas mas também aprender com os fracassos;

Pesquisa-ação ENTRAVES/DIFICULTADORES: Poucos investimentos em pesquisa em economia solidária; Preconceito; Conservadorismo O tempo das pesquisas e as necessidades das pesquisa. DESAFIOS: Superar a tendência da racionalidade; Sensibilizar os pesquisadores; Formar mais pesquisadores Buscar outros campos da pesquisa em economia solidária A linguagem usada na economia solidária Buscar a interdisciplinaridade da pesquisa, AVANÇOS: Disciplinas nos currículos; Mais linha de pesquisa nas universidades; PERSPECTIVAS: Mais elaboração teórica; A pesquisa-ação abre um diálogo Comentários: 1º - Pesquisa-ação como instrumentos de instrumento de produção de conhecimento e autogestão. 2º - A pesquisa esta amarada aos interesses dos grandes empresário, que decidem qual é a pesquisa 3º - Deve haver pesquisa em meio ambiente e economia solidária.

Educação e povos tradicionais PROPOSTAS: Precisamos divulgar o que é economia solidária - multiplicar; Aprovar o marco legal da economia solidária – Lei Nacional; Economia solidária tem que ser continental; Resgatar a cultura regional dos povos tradicionais, os modos de educação e produção, possibilitando conhecer as necessidades locais de capacitação, respeitando os desejos e autonomia popular; Agilizar e ampliar o reassentamento dos povos indígenas, garantindo sua origem e diversidade cultural. Como trabalhar a ECOSOL na educação – incluir na grade curricular. Valorizar as experiências e espaços educativos em economia solidária.

Sistematização TEMA: O que é a sistematização - é uma reflexão da experiência pelos seus atores diretos; Construção coletiva e processual do conhecimento; A questão do tempo do financiamento e os resultados; A sistematização deve ser de quem participa. Por sua natureza crítica da realidade a sistematização encontra resistências DESAFIOS E PROPOSTAS Fortalecer o Centro Formação de Economia Solidária – CFES; Articular o CFES com os fóruns de EcoSol; Instituições governamentais e não governamentais não se comprometem; Integrar sistematização e pesquisa-ação; Articular o conhecimento vivido, empírico, com o conhecimento científico; Integrar a formação nos CFES com a formação NEAT (tecnologia). É preciso sistematizar e intercambiar as experiências em economia solidária; Sistematização das experiências territoriais de políticas públicas de EcoSol; Educar para sistematização.

Cultura, Autogestão e Educação: Novas Linguagens na Construção do Conhecimento Os principais instrumentos são a Internet e a música. Construir políticas públicas no campo da comunicação sobre economia solidária; Formar grupos de trabalho sobre comunicação em economia solidária; Liberar e isentar as rádios comunitárias; Valorizar as experiências locais em comunicação solidária; Ampliar para outras linguagens a comunicação sobre economia solidária – teatro, rádio;

ENCAMINHAMENTOS Sensibilização dos educadores para a inclusão da EcoSol em suas práticas em sala de aula (destaque para inclusão da educação ambiental); Criação de leis de fomento para EcoSol; Importância da abordagem sobre gestão e das relações de poder nas experiências da EcoSol; Democratização do acesso da informática; Apoio ao movimento da banda larga gratuita e de qualidade; Aprofundamento necessário no tema da educação popular; Gestão dos meios de comunicação na perspectiva da EcoSol; Inclusão de núcleos de EcoSol nos institutos federais de formação técnica; Ampliação do exercício da EcolSol (valores e etc.) para os produtores que participam da feira e da praça de alimentação; Aprovação da lei nacional da EcoSol;