Rede de Trabalhadoras da Educação da América Latina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

GARANTIR POLÍTICAS PARA AS MULHERES
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Trabalhadoras Domésticas no Brasil
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Programa Bolsa Família
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Quem é o jovem brasileiro?
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
“La discriminación por etnia o raza”
A primeira infância,cidadania já.
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Estrutura e Dinâmica Social
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
08/02/2013 FAMURS.
Rio Mulher.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
II Encontro Nacional de Comitês Territoriais de Mulheres Rurais
O LUGAR DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
PNPM –P LANO N ACIONAL DE P OLÍTICAS PARA AS M ULHERES M ULHERES NO M UNDO DO T RABALHO E EM Á REAS DE D IREÇÃO E DA E CONOMIA Tatau Godinho Secretaria.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Reduzindo Fome, Pobreza e Desigualdade
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
TransFormação: Habilidades para Produtividade
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Educação básica de qualidade para todos
29 janeiro de 2013.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Considerando-se os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, combate, prevenção, assistência e garantia.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Rede de Trabalhadoras da Educação da América Latina Políticas públicas do governo brasileiro: mercado de trabalho, combate à violência e saúde Tatau Godinho Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Recife, 17 de setembro

Fundamentação Econômica Autonomia econômica Divisão sexual do trabalho: eixo de estruturação da divisão do trabalho e mecanismo de organização social e econômica da sociedade Fundamento econômico da desigualdade entre mulheres e homens Eixo central das políticas públicas para as mulheres

Autonomia Econômica A entrada das mulheres no mundo do trabalho remunerado gera tensões Na esfera privada Mudanças nos arranjos familiares Novos paradigmas – novas demandas do cuidado Na esfera pública Demanda por direitos, políticas públicas e pelo reconhecimento de sua função econômica e social Impacto sobre as relações sociais

Atuação do Estado 36 Programas, 111 Objetivos e 273 Metas no PPA 2013-2015. PNPM – um dos instrumentos para implantação de políticas para as mulheres. Construção da inter-relação política entre as distintas áreas do governo. Incentivo à criação e ao fortalecimento de organismos de políticas para as mulheres (OPMs) nos estados e municípios. Agenda de Políticas para as Mulheres

Atuação do Estado Ampliação das oportunidades de acesso a guetos ocupacionais Incentivo à formação acadêmica, técnica e profissional em áreas tradicionalmente masculinas Incidência sobre o paradigma da divisão sexual do trabalho e do conhecimento Política para mulheres rurais Articulação com as trabalhadoras domésticas para ampliação de direitos Política de creche e educação infantil Aumento real do salário mínimo Políticas públicas para a garantia de direitos e a promoção da igualdade de gênero – Alguns exemplos

Políticas para as mulheres rurais PAA – Programa de Aquisição de Alimentos 5% do orçamento do programa para organizações exclusivamente ou predominantemente de mulheres. 36.125 mulheres agricultoras participantes. ATER – Assistência Técnica Rural e Extensão 50% do público atendido deve ser mulheres. PRONAF 27% dos contratos foram efetivados por mulheres na Safra 2013/2014 PNDTR - Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural 1 milhão de mulheres atendidas entre 2004 e 2012. 653.026 de documentos emitidos só em 2012 e 2013. Tatau, significa que para cada proposta de compra/venda apresentada pelo grupo de produtores deve ser garantida uma cota de mulheres fornecedoras.

Ampliação de direitos para trabalhadoras domésticas Aprovação da PEC das domésticas (EC n° 72/2013): 16 novos direitos garantidos. Destaque para o seguro desemprego, FGTS, proteção contra dispensa arbitrária ou sem justa causa e jornada de 8h diárias. Articulação com representantes do Legislativo e entidades representantes das trabalhadoras domésticas para aprovação de proposta de regulamentação de parte desses direitos.

Política de creche e educação infantil Aumento da proporção de crianças de 0 a 3 anos que frequentam creches: De 9,4%, em 2000, para 21,1%, em 2012. 2,7 milhões de crianças matriculadas em 2013. Até 2013, contratada a construção de 4.190 creches e pré-escolas. Aumento do número de matriculados em período integral no Ensino Fundamental, dos 6 aos 14 anos: De 1,3 milhão, em 2010, para 3,1 milhões, em 2013 (139%)

Outras ações do Governo Federal 16.695 mulheres urbanas, do campo e da floresta capacitadas por meio de políticas de descentralização entre 2012 e 2013. Pronatec Brasil Sem Miséria Mais de 1 milhão de matrículas em cursos de qualificação profissional. 68% são de mulheres. Programa Bolsa Família As mulheres são 93% dos titulares do cartão e representam 54% dos beneficiários do Bolsa Família.

Outras ações do Governo Federal Elevação da participação das mulheres no total de empregos formais de 41,56%, em 2010, para 42,47%, em 2012. (RAIS 2012) Quase 8,5 milhões de mulheres admitidas em trabalhos formais somente em 2013. Aumento real de 72,3% do salário mínimo desde 2003, segundo dados do Dieese.

Microcrédito Produtivo Orientado Programa Minha Casa Minha Vida Outras ações do Governo Federal Microcrédito Produtivo Orientado 63% dos contratantes são mulheres. R$ 5,7 bilhões concedidos. Programa Minha Casa Minha Vida As mulheres são 87% dos proprietários das mais de 500 mil unidades habitacionais para população de baixa renda.

Ampliação da cobertura previdenciária Outras ações do Governo Federal Ampliação da cobertura previdenciária Entre 2003 e 2013, o estoque de benefícios urbanos cresceu 53% para as mulheres, contra 46,7% para os homens. A cobertura previdenciária cresceu 16,7% entre 2004 e 2012, de 60,5% das mulheres ocupadas para 70,6%. Mais de 450.000 donas de casa de baixa renda seguradas pela Previdência Social, em 2013, após regulamentação da Lei 12.470/2011.

Política de Enfrentamento à Violência A Rede Especializada de Atendimento à Mulher mais que triplicou em 10 anos: de 331 serviços, em 2003, para 1.077 serviços, em 2013. 500 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e Núcleos Especializados em delegacias comuns. 231 Centros Especializados de Atendimento à Mulher. 45 Defensorias Especializadas 100 Juizados ou Varas Especializadas

Programa Mulher, Viver sem Violência 1. Casa da Mulher Brasileira 2. Ampliação da Central 180 3. Humanização e Adequação dos serviços na saúde e na coleta de vestígios de crimes sexuais 4. Centro de atendimento às mulheres na fronteira 5. Campanhas continuadas de conscientização 6. Unidades móveis para mulheres em situação de violência no campo e na floresta

Saúde da Mulher Redução da mortalidade materna: De 75 óbitos maternos por 100 nascidos vivos, em 2002, para 61, em 2012. 2,5 milhões de gestantes atendidas em todos os estados e em 5.488 municípios. Ações de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero: O número de mulheres que realizam mamografia passou de 71,7% para 78%, entre 2007 e 2013.

Obrigada! Tatau Godinho Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres Secretaria de Políticas para as Mulheres - PR tatau.godinho@spm.gov.br