ELEMENTOS DO TEXTO PUBLICITÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
PRODUÇÃO RESENHA.
Linguagem Publicitária
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
Origem: Grécia Antiga (séc.V a.C.) Faz parte da arte retórica
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Comunicação Empresarial
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Aula 11- linguagem publicitária
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
TESTE DE PERSONALIDADE DO DALAI LAMA
TESTE DE PERSONALIDADE DO DALAI LAMA
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Professora Camile Baccin
Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias
1. Sugestões para o trabalho individual
A BORBOLETA E A FLOR Autor Desconhecido Ria.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
De onde tirar as ideias?.
por Letícia Boll Vargas
Dissertação.
Comunicação Publicitária e Criatividade
Teoria e prática da argumentação
 OS DOIS USOS DA RETÓRICA REGÊNCIA III PROFESSORA ESTAGIÁRIA TÂNIA MARTINS.
Simplesmente leia!!!!.
Oratória.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Informações implícitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Tipos de Comunicação.
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
Professora Aline Duarte
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
De Ezequiel Theodoro da Silva
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Linguagem publicitária
Textos dos media Maria Serafina Roque
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Redação publicitária I
A Dissertação.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Português Instrumental REVISÃO
BRIEFING Publicidade e Propaganda Gabriela Calábria 1PP Noite.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Estratégias de Promoção
Os dez erros mais comuns
ORATÓRIA.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
O modo de organização do discurso argumentativo
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

ELEMENTOS DO TEXTO PUBLICITÁRIO

Cabeça não foi feita só para pensar Raciocínios brilhantes e idéias geniais ficam mais interessantes quando vindos de uma cabeça emoldurada por um belo cabelo. É por isso, para valorizar ainda mais a inteligência das mulheres, que a Wella está lançando Soft Color. Soft Color não é tintura. É uma coloração suave, mas de duração prolongada, que cobre os fios brancos e deixa seu cabelo com a cor mais bonita que ele poderia ter.

Isso porque a fórmula exclusiva de Soft Color respeita as características naturais do cabelo. Além disso Soft Color não contém amoníaco. Quer dizer: não tem aquele cheiro forte, típico de tinturas. É soft até na hora de aplicar. E as cores são especiais: agradam tanto a quem quer um tom mais próximo possível do original como a quem quer mudar para uma cor da moda. Experimente Soft Color da Wella. Você vai ficar mais bonita até em pensamento.

A unidade no texto publicitário O texto publicitário trata de um único assunto que geralmente é introduzido no título exórdio. A unidade é um recurso argumentativo: aconselha-se para uma ação futura. Unique selling proposition (publicidade americana) Unidade não é redundância. Pode e deve haver variedade de informações (passadas conforme o briefing) mas explorada dentro do tema central.

A estrutura circular Incorporada ao texto publicitário a partir dos anos 60. A matéria ou tema é dada no exórdio/título e deve acabar nele. Texto circuito fechado: evita questionamentos e leva a conclusões definitivas. O discurso persuasivo (diferente de discurso aberto) “prescreve-nos o que devemos desejar, compreender, temer, querer ou não querer”(Eco, Obra aberta)

OS ESQUEMAS BÁSICOS DA PROPAGANDA E/OU PUBLICIDADE (Conforme J. A. C OS ESQUEMAS BÁSICOS DA PROPAGANDA E/OU PUBLICIDADE (Conforme J.A.C. Brown) Os estereótipos A substituição de nomes (escolha lexical) Apelo à autoridade Criação de inimigos Afirmação e repetição

Os estereótipos São fórmulas já consagradas, tanto visuais quanto lingüísticas. Têm o objetivo de impedir questionamento a respeito do que está sendo enunciado, que é algo de domínio público, já consagrado.

A substituição de nomes (escolha lexical) Os termos são mudados com o objetivo de influenciar negativa ou positivamente. No texto publicitário há uma escolha minuciosa e criteriosa de palavras para criar uma intimidade, uma proximidade com o interlocutor.

Esse procedimento busca tornar a mensagem mais real e verdadeira. Apelo à autoridade É o emprego do testemunho ou depoimento de alguém para validar o que está sendo afirmado. Na publicidade esse recurso persuasivo é utilizado com o uso da imagem de artistas, atletas, médicos, cientistas, entre outros. Esse procedimento busca tornar a mensagem mais real e verdadeira.

Criação de inimigos No discurso persuasivo criam-se inimigos que estão mais ou menos implícitos. Luta-se contra algum opositor. Na política, por exemplo, combate-se a ineficácia, a inexperiência, a desonestidade (o que implica substituir o que se encontra no poder) Na publicidade muitos produtos lutam incansavelmente contra um inimigo poderoso: a sujeira, a dor, os insetos, etc.

Afirmação e repetição Dois esquemas fundamentais para o discurso persuasivo, particularmente para o discurso da propaganda. No caso do afirmação, usam-se verbos no imperativo que levam o receptor à certeza. Não pode haver dúvida ou vacilação pois estas são inimigas da persuasão. Quanto à repetição visa a aceitação pela freqüência reiterativa (slogans, identidades visuais, inserções da peça na mídia)

Fontes de Consulta: CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário. 2 ed., São Paulo: Futura, 1999. p. 29; 31-36; 41-45. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 15 ed., São Paulo: Ática, 2001. p. 46-48.