Serviço de Transporte de Passageiros por Fretamento 30 de junho de 2009.

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Transcrição da apresentação:

Serviço de Transporte de Passageiros por Fretamento 30 de junho de 2009

Origem do Fretamento  Surgiu no final da década de 50 na região do ABC fomentado principalmente pela forte industrialização da região que era carente de transporte de passageiro.  Hoje o serviço de fretamento está presente em todo o país nos mais diversos segmentos.  Serviço privado: mercado competitivo, não tem incentivo e subsídio públicos.

Um transporte regulamentado ANTT - Nacional ANTT - Nacional Ministério Turismo- Nacional Ministério Turismo- Nacional ARTESP- Estadual ARTESP- Estadual EMTU- Região Metropolitana EMTU- Região Metropolitana SMT-DTP- Município São Paulo, desde 2002 SMT-DTP- Município São Paulo, desde 2002

Os números do setor  viagens da RMSP – OD 2007  veículos registrados no DTP  621 empresas – média 9 veículos  empregos diretos  empregos indiretos

 Comissão de Serviços de Fretamento e Terminais de Passageiros  Criada em junho de 2001 pela ANTP  Visão do fretamento  Antes 2001: atrapalha o trânsito e sistema urbano  Hoje: tira o automóvel da rua, é aliado da mobilidade urbana e é essencial ao turismo Fretamento torna-se alternativa ao automóvel

Qualidade: melhor só automóvel Fonte: ANTP

Fretamento alivia tráfego Considerando as respostas dos entrevistados e a média de passageiros por Ônibus de Fretamento... Total Ônibus FE Ônibus FG Média de passageiros por Ônibus de Fretamento: 35,6133,5240,18...As tendências de migração entre modos na falta do Fretamento seriam (número de passageiros por veículo com cada atitude): 1. Opção por algum transporte individual 14,2412,0719,69 2. Opção por transportes públicos 20,6521,4518,08 3. Outros meios e soluções 0,710,342,01

Principais Razões para o Uso do Carro Economia de TempoEconomia de Tempo Viagem DiretaViagem Direta Maior PrivacidadeMaior Privacidade Flexibilidade de Horário ConfortoFlexibilidade de Horário Conforto Maior SegurançaMaior Segurança Fonte: Pesquisas SECTRAN-RJ, 2002,2003 e 2004

Atributos de Destaque do Fretamento PontualidadePontualidade SegurançaSegurança ComodidadeComodidade Melhoria do acessoMelhoria do acesso Maior ConfortoMaior Conforto RapidezRapidez Aumento de produtividadeAumento de produtividade

Aproveitamento do tempo de viagemAproveitamento do tempo de viagem Diminuição de faltas ao trabalhoDiminuição de faltas ao trabalho Fácil acessoFácil acesso Economia de tempoEconomia de tempo ConfiabilidadeConfiabilidade Relativa privacidadeRelativa privacidade Atributos de Destaque do Fretamento

 São Paulo já tentou várias vezes implantar um serviço Seletivo ou Executivo para atrair o motorista do automóvel, mas nenhum deu certo;  O Fretamento é um transporte seletivo/executivo “por excelência” desde a sua origem;  É o único serviço de transporte coletivo que reúne atributos suficientes para atrair o motorista do automóvel;  Se o motorista do automóvel não tiver alternativa que se compare ao transporte individual, ele não passará para o transporte coletivo; Fretamento um serviço seletivo

 Segundo pesquisa da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, em 2007, o país teve um custo de 14 bilhões de reais/ano com poluição e acidentes de trânsito, sendo que 2,9 bilhões de reais motivados pelo transporte coletivo, contra 11,1 bilhões gerados pelo transporte individual.  Cerca de 30% das empresas com mais de 100 colaboradores contratam fretamento.  O segmento opera 24 horas por dia. Fretamento um serviço seletivo

 O FRETAMENTO é uma atividade de DE UTILIDADE PÚBLICA, porque gera benefícios diretos e indiretos para:  Governo  Sociedade  Contratante  Usuário Fretamento um serviço seletivo

 Os problemas de congestionamento de automóveis devem limitar o potencial de crescimento econômico do Brasil e de outros países latino-americanos nos próximos anos, segundo estudo realizado pelo Citigroup. A pesquisa levou em consideração o tempo que se gasta em viagens urbanas e concluiu que o trânsito gera uma perda de 5% na produtividade do Brasil. Entre os países da América Latina, apenas no México os gargalos de tráfego provocam uma perda semelhante à brasileira, com 5,1%. Citigroup Fonte: UOL – Especial Trânsito, Sílvio Crespo, do UOL Economia, 12/05/2008.  "Quase tudo o que se produz no Brasil traz embutido, em maior ou menor grau, o custo do trânsito de São Paulo e de outras grandes cidades", analisa a especialista. "O custo do deslocamento (na capital paulista) é parte do custo Brasil" - Maria Fernanda Freire de Lima, sócia da Pezco Pesquisa e Consultoria.. Fonte: Sílvio Crespo, do UOL Economia, 12/05/2008.

 Se incentivado o fretamento poderá dobrar sua capacidade de tirar carros das ruas:  Hoje tira 19,7 carros por ônibus de fretamento;  Incentivado e organizado pode tirar 40 carros por ônibus de fretamento; Fretamento um serviço seletivo CRV lê um livro dentro do carro, às 6h, enquanto aguarda o início do expediente FSP 02/03/09 Falta de vaga para o carro faz motorista "madrugar" na Berrini

O custo operacional: carro popular Custo FixoCusto Variável DepreciaçãoR$ 246,02ManutençãoR$ 0,0362 Juros finan.R$ 175,66CombustívelR$ 0,1732 LicenciamentoR$ 69,40LubrificantesR$ 0,0040 SeguroR$ 160,45LavagensR$ 0,0200 CF totalR$ 651,53CV totalR$ 0,2334 Considerando km por mês: Custo real= $ 0,5592Custo percebido= $ 0,2334 Quanto custa trabalhar de automóvel

Custo Real (1) Km por MêsCusto Percebido (2) R$ por mês 768, ,70 884, , , , , ,80 (1) – Inclui todos os custos fixos e variáveis (2) – Incluí somente os custos variáveis

Razões da restrição – SMT   Objetivo organizar a atividade;   Melhorar a fluidez do trânsito;   Retirar ônibus: 650 por período;

Razões da restrição – SMT   Objetivo organizar a atividade;  Nossa proposta para os 60 dias:   Estudar vias públicas com problemas e atuar pontualmente analisando alternativas;   Criar pontos de parada para embarques e desembarques;   Restringir circulação de ônibus oferecendo alternativas de viário e priorizando o transporte coletivo;   Restrição da quantidade de veículos em função da redução da idade da frota;

Razões da restrição – SMT   Melhorar a fluidez do trânsito;   Cada ônibus de fretamento retira, em média, 19,7 automóveis (comprovamos com todos os formulários de pesquisa);   Retirar ônibus de circulação contraria o Plano Diretor estratégico e a própria Lei do Clima (14.933/09);   Velocidade média reduziu 16,6% nos últimos 12 meses (dados da CET);   Nos últimos 6 meses o Brasil perdeu o equivalente a mais de um PIB de A atividade econômica foi 4,4% menor do que o 3º trimestre de 2008;   O 2º trimestre de 2009 não deverá apresentar queda, tendência é de manutenção dos índices do 1º;

Razões da restrição – SMT   Melhorar a fluidez do trânsito;   Restrição para ônibus de fretamento é maior do que o rodízio dos automóveis:   Linhas novas funcionam somente nos horários de picos,   Restrição dos ônibus é das 5h00 às 21h00.   Restrição atinge todos os serviços de fretamento;   Política pública incentiva o automóvel:   É o grande gerador de impostos;   Deve-se restringir o uso e não a propriedade;

Razões da restrição – SMT   Retirar ônibus: 650 por período;   ônibus x 13,2m= m   m / 3,5m= carros   Ocupação média do auto 1,4 ocupantes   x 1,4 = via/pax   x 40 = via/pax

Razões da restrição – SMT   Passageiro faz contas:   Preço médio fretado:R$ 245,00   Gasto com integração:R$ 101,20   Gasto total:R$ 346,20/mês   Aumento de 41,3% no custo de transporte   Sucesso conta com a continuidade da prestação de serviço de fretamento;   Gasto adicional viabiliza transporte individual;

Quanto custa trabalhar de automóvel Custo Real (1) Km por MêsCusto Percebido (2) R$ por mês 768, ,70 884, , , , , ,80 (1) – Inclui todos os custos fixos e variáveis (2) – Incluí somente os custos variáveis

Razões da restrição – SMT   Anúncio das medidas contra o fretamento: objetivo ofuscar e minimizar redução da velocidade média de veículos;   Redução da velocidade média e redução dos níveis de congestionamentos, não existe alguma coisa errada?   Manutenção da tarifa transporte urbano;   Aumento da arrecadação com a mesma frota, se não menor;

Razões da restrição – SMT   Na RMSP cerca de empresas contratam serviços de fretamento;   Existem contratos de mais de 20 anos;   Regras não prevêem exceções às empresas contratantes;   Descumprimento dos contratos/licitações;   Empresas que contratam fretamento buscam:   Garantir a presença do funcionário;   Garantir a produtividade;   Garantir mão de obra qualificada;   Oferecer benefício para o funcionário;

Razões da restrição – SMT  Faltou transparência ao Governo Kassab:   Na primeira regulamentação em 2002, na gestão do PT houve transparência e espaço para negociação ;   Antes das eleições 2008 formou-se grupo de estudo para avaliar o serviço de fretamento;   Empresas de fretamento informaram itinerários: tabulação não foi divulgada ou repassada ao setor;   Depois da eleições grupo não se reuniu;   No PL 530 criação de bolsões de estacionamento para fretamento;   Acordo na Câmara não foi respeitado;

Razões da restrição – SMT  Faltou transparência ao Governo Kassab  Faltou transparência ao Governo Kassab:   Reunião no dia 18 de junho SMT pede sugestões sem apresentar projeto;   23 de junho pedimos estudo para avaliar melhor proposta   Não recebemos nenhuma resposta.

Razões da restrição – SMT  Faltou transparência ao Governo Kassab:   26 de junho, sexta-feira, reunião com SMT sobre propostas apresentadas;   SMT não apresenta nenhum dado e promete avaliar propostas;   29 de junho, Kassab convoca coletiva sem apresentar estudos ou pesquisas que sustentem restrições;

Razões da restrição – SMT   Governo erra no diagnóstico de trânsito ao focar o fretamento;   De junho/08 a abril/09 a frota municipal aumentou:   Motos = 9,9%   Utilitários = 7,3%   Autos = 3,9%   Caminhões = 1,8%   Ônibus 709 = 1,7%   25% da frota de automóveis são ilegais;   O problema de trânsito em SP é o transporte individual

Razões da restrição – SMT   Avaliação de qualidade do transporte urbano é a pior dos últimos anos;   Frota urbana de 2007 a 2008 diminuiu 1,4%, em contrapartida a quantidade pax transportado aumentou 2,9%;  Houve uma inversão: o problema de trânsito em SP é o transporte individual

Tendências   Aumento da insatisfação com transporte urbano;   Ocupação do espaço pelo automóvel;   Aumento das emissões de poluentes;   Aumento do transporte clandestino:   Veículos com menor capacidade;   Aumento nos congestionamentos;   Diminuição da velocidade média;