ASPECTOS CENTRAIS DA INTEGRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção Rodoviária.
Advertisements

Alessandra Carvalhal Vera Rodrigues Emerson Oliveira
Linguagem Corporal.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
TEORIA DA VINCULAÇÃO A teoria da vinculação é um trabalho conjunto de Bowlby e Ainsworth. (Bretherton, 1992)
A Teoria da Vinculação.
Professor Marcelo Rocha Contin
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Deficiência Sensorial
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Orientação & Mobilidade
AS EMOÇÕES.
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM TGD NAS CLASSES ESPECIAIS
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
FAMÍLIA: avaliar para crescer
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Interpretação de Texto
MEU ALUNO É ESPECIAL Msc Ingrid M. Carvalho.
Questionário Sociolinguístico
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
Isabel Cardoso Pinto, 2010.
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
Comunicação Empresarial
Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo
Curso: Técnica administrativa Trabalho elaborado por: Paula Alexandre
A CRIANÇA AUTISTA E A LINGUAGEM
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Aprendizado depende de:
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
e o comportamento verbal
CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
Projecto Curricular de Turma
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
Tipos de Comunicação.
Agentes Inteligentes e Sistemas Multi- agente (UD5) Construção de Sociedades de Agentes IST- 2004/2005.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Ana Cristina Serra LECN nº Comportamento Não-Verbal.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
Linguagem Natureza e Aquisição.
TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Perturbações.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
Lobos,lesões e suas funções
REUNIÕES DE TRABALHO.
ESTRATÉGIAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Professora: Janine Fernandes
TER UM BLOG O QUE É BLOG CRIAR E PLANEJAR PRODUZIR PUBLICAR ADMINISTRAR.
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
AUTISMO. 1.O que é? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda a vida e pode dar origem.
Elementos básicos da linguagem
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Aprendizagem da matemática
Educação Especial: Custódia Cunha Sistema Linguístico Componentes do sistema linguístico Pragmática Fonologia Morfo-sintaxe Uso Conteúdo Forma Semântica.
Excelência no atendimento
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS CENTRAIS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL Desenvolvimento/Integração sensorial/ Relação Hipótese da diátese afectiva: Incapacidade básica de ligar Afecto, ou intenção a Planeamento motor e Simbolização emergente S.Greenspan, 2000

Comprometimento importante da capacidade para se envolver numa relação emocional com o dador principal de cuidados Pode parecer evitante ou desorganizado, mas apresenta formas subtis de relação ou relaciona-se de forma intermitente Comprometimento importante da capacidade de formar, manter ou desenvolver a comunicação. Inclui comunicação gestual, simbólica verbal e simbólica não verbal

Perturbação importante do processamento auditivo Percepção e compreensão Perturbação importante do planeamento motor Sequências de movimentos Perturbação do processamento de outras sensações Hiper- e hipo-reactividade Inclui a informação visual, espacial, táctil, proprioceptiva e vestibular

Pistas para a Intervenção Atenção Mútua / Envolvimento Mútuo Seguir e entrar na actividade da criança Persistir Tratar o que a criança faz como intencional Colocar-se à frente da criança Entrar nas actividades perseverativas Não tatar o “não” ou o evitamento como uma rejeição Expandir, expandir, expandir - continuar, fazer-se desentendido, fazer coisas erradas, cumprir as ordens, interferir, … Nunca interromper ou mudar de assunto enquanto houver interacção. Insistir numa resposta

Pistas para a Intervenção Planeamento Motor Tratar todos os comportamentos como se fossem intencionais Criar problemas para resolver Fornecer um destino para as acções Pistas para a Intervenção Simbolização Responder a desejos reais através do faz-de-conta Substituir objectos por outros dar; significado simbólico a objectos e gestos Desenvolver as ideias da criança Falar com os bonecos