PROJETO “BICHOS ESQUISITOS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
O conteúdo.
Educação no contexto do Trabalho
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
PROJETO DE LIBRAS.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Profa. Reane Franco Goulart
Sugestão de Atividade:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Organizando o trabalho pedagógico
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Como elaborar um plano de aula
Orientações sobre o Estágio II
Etapas de uma sequência didática
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Termo de Terminalidade
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

PROJETO “BICHOS ESQUISITOS” Área do Conhecimento: Ciências Classe: Pré-Escolar III, Turma “C”, Ano 2006 Tempo Estimado: 3 meses Produto Final: Insetário, Livro Informativo e Seminário Professora Bernadete Rocha da Silva Escola Municipal Francisca Aragão Silva Rio Branco – Acre (Brasil)

MINHA ESCOLA Está localizada na zona urbana periférica da cidade de Rio Branco-AC; foi construida por meio de um mutirão comunitário e inaugurada em 15.03.88 para atender crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. 1999 – demolição da antiga estrutura em madeira e reconstrução da escola em alvenaria, com espaços adaptados e mais adequados para a Educação Infantil, sua clientela desde 1992. SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Objetiva oferecer ensino de boa qualidade aos alunos Busca a excelência no ensino, de forma criativa e eficaz, oportunizando o acesso das crianças ao conhecimento e aos bens culturais; o desenvolvimento da autonomia e também dos aspectos psicomotor e sócio-afetivo.

MINHA ESCOLA Respeita as iniciativas dos servidores e das crianças. Há uma efetiva participação da maioria dos pais nas atividades da escola e no acompanhamento do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos. Eles valorizam a escola; zelam pela integridade do prédio e são parceiros na efetivação de uma gestão participativa.

MEUS ALUNOS Crianças de 6 anos que vivem em residências próximas à escola, nos bairros adjacentes, alguns com pouca estrutura de bens e serviços. Suas características: crianças curiosas por interagir e aprender mais sobre o ambiente que as cerca; boa capacidade de interação com a Professora e com os colegas, o que possibilita a discussão e a troca de informações; observadoras e atentas quando desafiadas a pensar sobre os conteúdos propostos para estudo.

MEU TRABALHO DESENVOLVI O PROJETO “BICHOS ESQUISITOS”: Para ensinar a pesquisar, utilizando diversas fontes: livros, revistas e textos informativos de diferentes sites. Alimentar a curiosidade dos alunos e, a partir do seu modo próprio de pensar e de falar, possibilitar o acesso à linguagem científica, bem como a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e o uso da leitura e da escrita para busca de informações e para registro. Por acreditar que as crianças, mesmo pequenas, são capazes de aprender e ampliar/construir conhecimentos, sem que para isso tenhamos que tratar esses conhecimentos superficialmente ou de maneira fragmentada.

MEU TRABALHO Procedimentos de observação e registro para a pesquisa. 2. O QUE EU QUERIA QUE MEUS ALUNOS APRENDESSEM: As características gerais dos insetos e o modo de vida dos 10 insetos selecionados para estudo (estrutura, habitat, alimentação, reprodução, ciclo de vida e como interagem no meio em que vivem). Procedimentos de observação e registro para a pesquisa. A classificação dos insetos selecionados para estudo e seus nomes científicos. Práticas de leitura para buscar informações e práticas de escrita para registro das aprendizagens e descobertas da pesquisa.

MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: O projeto foi compartilhado com os alunos e fizemos o levantamento dos conhecimentos prévios sobre os insetos. Buscamos informações em livros e revistas, vídeos e também em textos informativos de sites sugeridos pelos alunos, sabendo os aspectos que deveríamos destacar (os que definimos para delimitar a pesquisa). Fizemos vários momentos de leitura de textos informativos (rodas de leitura e leitura pela Professora)

MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: As informações eram colhidas dos alunos em anotações no quadro de giz e, por vezes, em rascunhos para compor o que denominamos as “fichas dos insetos”. A partir das fichas feitas com os alunos, nos reuníamos com a Bióloga Regiane Estevam para tirar dúvidas e complementar as informações obtidas na etapa anterior. Retornávamos para a sala de aula e, em exposições dialogadas, trabalhávamos os conteúdos das fichas referentes aos insetos selecionados para estudo.

MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: Concomitantemente, iniciamos a coleta individual dos insetos, nas residências dos alunos, e em equipes, nas proximidades da escola. Os alunos eram orientados sobre os procedimentos para a coleta e sobre o uso dos equipamentos necessários. Registro dos insetos coletados (nome de quem havia coletado, a data e o local da coleta). Após o registro, os insetos eram colocados no isopor, com alfinetes, mantendo suas estruturas íntegras, para posterior secagem em temperatura adequada. Numa caixa preparada com a ajuda dos alunos, os insetos que passavam pelo processo de secagem eram colocados e classificados segundo a ordem que pertenciam (classificação científica trabalhada na escrita, confecção e ilustração do livro dos insetos, feito pelos alunos).

MEU TRABALHO 3. COMO FOI DESENVOLVIDO PASSO A PASSO: Os alunos escreveram o vocabulário do projeto: significado dos termos científicos que foram aprendidos e incorporados ao repertório. VIII Mostra de Conhecimentos: dividimos previamente a turma em dez grupos (um grupo para cada inseto estudado) e definimos um líder para cada grupo. Com as fichas dos insetos preparamos os cartazes e os alunos os desenhos para ilustrá-los, bem como os espaços da sala de aula nos quais os grupos fariam suas exposições aos visitantes.

MEU TRABALHO 4. COMO AVALIEI AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS: Por meio das várias atividades realizadas (principalmente de escrita) durante a execução do projeto, nas quais os alunos registravam o que haviam aprendido sobre o conteúdo trabalhado. Nas rodas de avaliação, no processo de execução do projeto e no final. Os alunos expressavam suas aprendizagens (falas a partir de perguntas específicas da Professora) e registrávamos tudo no “nosso diário” . Observamos e registramos o desempenho dos alunos na VIII Mostra de Conhecimentos no aspecto referente à exposição oral do que haviam aprendido.

A CONTINUIDADE DO TRABALHO Em 2008 estamos executando o projeto na turma do Pré III “B” (6 anos), com as adequações necessárias, delimitando para estudo o inseto Aedes Aegypti, transmissor da dengue, doença ainda comum no Brasil. Projeto: Investigando o Conceito de Inseto na Pré-Escola (Levantamento sobre “Alfabetização Científica – conhecimento de inseto” para identificar lacunas no conhecimento de Ciências; os dados fornecidos através de desenhos e entrevistas serão utilizados na escrita de trabalho científico e futura elaboração de materiais didáticos). Pesquisador responsável: Professor Amauri Bartoszeck, Laboratório de Neurociência e Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba – PR em parceria com a Professora Bernadete Rocha da Silva, Escola Municipal Francisca Aragão Silva, Rio Branco-AC.

REFLEXÃO POSSÍVEL A PARTIR DO PROJETO “Aguçar a curiosidade dos alunos pelas Ciências é um grande desafio para o Professor. O seu foco não deve estar nas atividades propostas e/ou na maneira de ensinar (embora estes sejam aspectos fundamentais no trabalho docente), mas na descoberta, no próprio CONHECIMENTO, no prazer de aprender (mesmo sabendo que há um caminho árduo a trilhar), e se apropriar dessa ferramenta indispensável para o crescimento pessoal e para o avanço da sociedade”. Esse é o meu desafio como Professora e proponho todos os dias a meus alunos enfrentá-lo comigo.