Escola de Formação Política Miguel Arraes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Programa de Ética e Cidadania
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Ministério da Educação
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
Prefeitura Municipal de Pedreira
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
FRANCISCO DRUMOND MARCONDES
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
13° Conferência Nacional de Saúde
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Política Nacional de Saúde do Idoso
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Proteção Social Básica
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Rio Mulher.
FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A Politica de Assistência Social
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Deficiência Mental Leve
Ministério Público do Trabalho
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Sistema de atenção suplementar no brasil
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
10ª Reunião Plenária da CNPD
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Primeira Infância e Direitos Humanos
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Envelhecimento no Brasil
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo II Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Políticas públicas e temas transversais

CONTEXTO Gestão Pública: ações setorializadas por meio de áreas técnicas especializadas. Falta de integração entre as diversas políticas públicas. Demandas sociais mais complexas e novos grupos sociais. Busca por solução conjunta e integral de problemas e incorporação de temas transversais nas áreas setoriais.

CONCEITOS Intersetorialidade: busca de ações integradas da gestão e da prestação de serviços entre diferentes políticas públicas visando o bem estar integral do cidadão, considerado em sua totalidade. Transetorialidade: aponta temas importantes que não são exclusivos de uma determinada política pública, mas de um conjunto delas e que exigem ação compartilhada para sua implementação.

CONCEITOS Intersetorialidade e Transetorialidade É necessário vencer desafios e buscar formatos organizacionais que permitam a implementação destes enfoques na gestão pública.

Exemplos de temas transversais: Gênero Conjunto de normas, valores, costumes e práticas através das quais a diferença biológica entre homens e mulheres é culturalmente significada. As mulheres, especialmente as mulheres negras, são o grupo mais vulnerável à pobreza e à marginalização. Necessidade de incorporação da variável gênero nas diversas políticas públicas. Ex: Plano Nacional de Direitos Para as Mulheres.

Exemplos de temas transversais: Raça Conjunto de relações sociais que permitem situar os indivíduos e os grupos e determinar vários atributos ou competências com base em aspectos biologicamente fundamentados. Legado escravista e omissão do Estado produziram uma gama de iniqüidades resultantes do preconceito e da discriminação raciais. Necessidade de incorporação da variável raça nas diversas políticas públicas. Ex: Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Exemplos de temas transversais: Criança e Adolescente Crianças: pessoas com até 12 anos incompletos; Adolescentes: pessoas entre 12 e 18 anos incompletos; Diversos pontos de vulnerabilidade em áreas como saúde, educação e assistência social; Estatuto da Criança e do Adolescente: Princípio da proteção integral à criança e ao adolescente e Política de Atendimento dos Direitos, com ações intersetoriais.

Exemplos de temas transversais: Idoso Idosos: pessoas com, 60 anos ou mais de idade. Aumento da expectativa de vida e queda nas taxas de fecundidade. Mudança na distribuição das faixas etárias da população demanda mudanças no perfil de algumas políticas públicas. Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso, com um conjunto intersetorial de ações.

Exemplos de temas transversais: Meio Ambiente Vem influenciando cada vez mais a formulação e a implementação de políticas públicas. Crise ecológica global, a partir de um modelo de desenvolvimento econômico que não possui preocupações com os danos ambientais gerados nem com a utilização racional dos recursos naturais. Relações entre desenvolvimento econômico, proteção ambiental e inclusão social. Processos de Agenda 21 nacional e locais: conjunto intersetorial de ações para o desenvolvimento sustentável.

Exemplos de temas transversais: Acessibilidade Políticas Públicas para promover a integração econômica, social, educacional e da acessibilidade da pessoa portadora de deficiência. Garantia de direitos individuais, coletivos e efetiva inclusão social. Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e Programa Nacional de Acessibilidade.