FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ANÍSIO TEIXEIRA À CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONTEM, HOJE E AMANHÃ. MARCO SILVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Inclusão Digital x Educação Digital
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Por: Cristina de Fátima Silva
POWER POINT.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
Onde devem estar as crianças e adolescentes agora depois de um dia na escola?
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O uso da internet nas escolas
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Eras Culturais – por Lucia Santaella
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Planejando aulas para a geração Y
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
A escrita Escrita ou grafia consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação.
SALA DE AULA INTERATIVA
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Era digital e mudanças sociais
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Raquel da Silva Moreira Educação à distância: pressupostos para a formação de sujeitos Autônomos. Teresópolis 2008.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Adolescência: Conflito entre gerações
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Sala de Aula Interativa
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O uso das tecnologias na escola
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Coordenação: Yuri Wanderley Nosso contato: (71)
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ANÍSIO TEIXEIRA À CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONTEM, HOJE E AMANHÃ. MARCO SILVA

O ANTIGO MODELO DE ESCOLA Professor como figura central Ensino tradicional Aluno passivo Modelo um- todos Falta de interatividade

ANTIGOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Televisão Rádio Jornal.... Modelo um- todos Alta passividade Sem interatividade Mecânico Falta de produção do receptor

ANÍSIO TEIXEIRA Foi advogado, intelectual, educador e escritor brasileiro. Difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em detrimento da memorização.

A INQUIETAÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA A principal preocupação deste educador foi com a formação do professor em seu tempo e em seu amanhã, juntamente com as mudanças da sociedade e dos novos meios de comunicação que estavam surgindo.

SEUS IDEAIS ERAM: Investimentos direto na formação de professores. A educação não alheia à revolução das ciências e dos meios de comunicação em massa. O rompimento com o tradicional. O apropria mento do pensamento científico e dos meios de comunicação Uma educação capaz de enriquecer a vida no planeta.

CONVOCAÇÃO AO PROFESSOR: Anísio convoca os professores a superarem seus mais caros preconceitos. “Ainda não fizemos em educação o que deveria ser feito para preparar o homem para época em que ele criou e para o qual foi arrastado”. Teixeira

O QUE É PRECISO FAZER? É preciso formar professores capazes de lidar com a complexidade e a amplitude de seu tempo.

HOJE “O professor não se preparou para lidar com a televisão e a mídia de massa e agora tem um cenário de maior complexidade”. Marco Silva

O PROFESSOR DEVE SER: Operador de recursos tecnológicos Estimulador e assessor do aluno Promotor da participação do aluno Promotor do diálogo Disponibiliza dor Arquiteto de percursos

O ALUNO DEVE SER: Interferi dor Modificador Partilha dor Produtivo Não passivo

ATUALIDADE: OS NOVOS MEIOS DE COMINICAÇÃO O computador para a nova realidade, sua utilização em sala de aula e no mundo...

O QUE É A CHAMADA CIBERCULTURA? Segundo Marco Silva cibercultura é o conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem com o crescimento da internet como novo meio de comunicação.

A INTERATIVIDADE É o que possibilita ao indivíduo afetar e ser afetado por outro em uma comunicação que se desenvolve num sistema de mão dupla.

CONCLUSÃO A preocupação do educador Teixeira está sendo comprovada na atualidade, com a grande dificuldade da imersão dos novos meios de comunicação na sociedade e principalmente na escola, juntamente com a falta de aceitação por parte de professores. A pergunta é: quando isso vai mudar?