Organização do trabalho pedagógico na história da formação docente

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Transcrição da apresentação:

Organização do trabalho pedagógico na história da formação docente

Objetivos Entender as mudanças dos processos educativos ao longo da história; Relacionar os interesses da formação da escola com os interesses dos grupos sociais vigentes; Promover a reflexão sobre os resquícios do trabalho pedagógico ao longo da história e que permanecem no trabalho contemporâneo da escola.

Pensamento grego - romano Períodos de pensamento pedagógico e a organização do seu trabalho educativo Pensamento oriental Pensamento grego - romano Pensamento medieval Pensamento moderno

Doutrinas antigas que utilizam e organizam processos de aprendizagem: Pensamento oriental Educação primitiva: essencialmente prática marcada por rituais de iniciação; Espontânea, natural, não intencional baseada na imitação e na oralidade; Doutrinas antigas que utilizam e organizam processos de aprendizagem:

Taoísmo: Razão universal. Sistema pedagógico de memorização, inteligência e criatividade articulado ao hierarquia, obediência e submissão. 2. Hinduísmo: contemplação e reprodução de castas sociais. Mulheres e párias (pobres) não tinham acesso a educação; 3. Egípcios: Primeiros a tomar consciência da importância da arte de ensinar. Uso prático das bibliotecas.

Casas de instrução: leitura, escrita, história dos cultos, astronomia, música e medicina. 4. Hebreus: Educação rígida e minuciosa desde a infância. Método de repetição e revisão: temor a Deus e obediência aos pais.

Na educação oriental: A educação era confiada a toda comunidade em função da vida e para a vida; A escola era a própria aldeia ou clã; A educação era única, igual para todos. Solidária e espontânea e deveria ser seguida por todos pois foi ditada por instâncias superiores. A institucionalização: reflexo das diferenças sociais

Pensamento grego Berço da educação ocidental Visão universal e questões básicas sobre a realidade humana e sua vivência em grupo. Criação de dois tipos de educação: Educação dos homens livres: ser racional, falar bem, defender seus direitos e argumentar Educação dos homens fortes: culto ao corpo, desenvolvido em seus sentidos e eficaz em suas ações.

Educação: exigência do ensino para estimular a competição e assegurar a superioridade das regiões e classes submetidas. Ideal de Educação: PAIDEIA Educação integral, que consistia entre a cultura da sociedade e a criação individual. Pedagogia da eficiência individual e da liberdade, convivência social e política. Criação da relação entre educação e cultura: educação integral: formação do corpo pela ginastica, a mente pela filosofia e dos sentimentos pelas artes.

Organização do ensino grego Todo ensino deve ser público; Educação primária: leitura do alfabeto, escrita e números; Educação secundária: educação física (ginástica), artística (canto, música) e científica (matemática, astronomia); Educação superior: retórica e filosofia - Este ideal da cultura grega não incluia a formação para o trabalho: exclusão dos escravos no processo de aprendizagem.

Três grandes filósofos: Sócrates (469-399 a. C): diálogo socrático. A sabedoria através do reconhecimento da ignorância e abertura para novos conhecimentos. Platão (428-347 a.C): Aprender é lembrar. Relação entre o mundo sensível e o mundo das ideias perfeitas (conceitos e verdades) Aristóteles (384-322 a.C): A educação tem como finalidade ajudar o homem a alcançar a plenitude e a realização do ser, atualizando as suas potencialidades.

Pensamento Romano Separação do exercício do trabalho e da educação. Educação HUMANITAS: a cultura geral transcende os interesses a cultura local e a nacional, ou seja, o ser educado deve aprender a cultura universal. Educação para grupos da elite. Os escravos (numerosos) e os pobres livres eram tratados como objetos para a produção material da existência das elites.

Organização do trabalho pedagógico romano: sistema educacional em três graus clássicos. Escolas do ludi-magister: educação elementar Escolas do gramático: ensino secundário Estabelecimentos superiores: Retórica, direito e filosofia - A filosofia romana foi fortemente influenciada pela grega, assim como sua filosofia educacional e estrutura pedagógica.

Em Roma: primeira vez que a educação passa ser um dos elementos de obrigatoriedade do Estado. Formação de quadros para atuação nos estabelecimento de ensino romano: Treinamento de professores-supervisores iguais ao regimento militar. Educação utilitarista e militarista: organizada pela disciplina e senso de justiça. Educação para a pátria e escravidão para os vencidos.

Revisando... A educação sai da coletividade para a questão individual; A educação começa a ser organizada a partir dos critérios impostos pela sociedade de poder; A educação atende a uma concepção de homem e de sociedade A educação passa a ter um caráter excludente; A organização do trabalho: constante mudança para atender estas demandas.

O trabalho pedagógico no medieval Formação da Igreja Cristã: conservação da tradição e da cultura geral Padres católicos: organização de uma cultura erudita e popular; A partir de Constantino (Século IV): a união do cristianismo com o Império Romano – A escola torna-se um aparelho de reprodução da ideologia do Estado.

A criação do cristianismo: fixação de uma nova doutrina, dogmas, culto e disciplina. Duas educações distintas: Para o povo: educação dogmática, sem contestação do que se ensinava; Para os clérigos: humanista, filosófica e teológica; - A educação mantém o seu caráter de segregação;

Século IX: Carlos Magno. Organização do sistema de ensino: Educação elementar: escolas paroquiais por sacerdotes. Finalidade: não era instruir mas doutrinar as massas camponesas, mantendo-as dóceis e conformadas com a sua situação social e trabalho; b) A educação secundária: escolas monasticas - Dentro de conventos para os clérigos;

Educação superior: Escolas imperiais: destinadas aos grandes funcionários do Império; Conteúdos destas escolas; trivium: Gramática, dialética e retórica; Quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música;

No período final do medieval: Surge a Escolástica Tentativa de conciliar a razão histórica com a fé cristã. Maior expoente: Tomás de Aquino. Educação: a partir de Aristóteles a educação habitua o educando a desabrochar todas as suas potencialidades (educação integral). Para a nobreza: o ideal do ‘cavaleiro’: formação guerreira e musical. Sete artes liberais: arco, lutar, caçar, nadar, jogar xadrez e versificar.

Classe trabalhadora: Apenas a educação oral e o conhecimento do trabalho oferecido pelas corporações de ofícios. A educação formal escolar de doutrinação e de submissão ao espaço social e religioso; As mulheres: educadas a partir da vocação dos conventos; As divisões existentes na sociedade também existiam dentro dos conventos de padres e de freiras;

Lições, repetições e as disputas. As universidades Séc XIII - Nascem no período medieval: Paris, Bolonha, Oxford, Viena; Buscavam a universalidade do poder, porém para as pessoas ricas; Possibilidade da burguesia participar do poder que somente o clero e a nobreza participava; Três tipos de aprendizagem: Lições, repetições e as disputas.

Outros temas discutidos no período medieval sobre a organização do trabalho pedagógico Gratuidade do ensino Pagamento dos professores Universidade mais populares; A censura da Igreja no ensino A desburocratização do sistema das cortes imperiais Não havia discussão formal sobre universalização e nem participação das camadas empobrecidas.

Educação Renascentista Fim do medieval: resultado dos avanços do mercantilismo, das navegações, da criação da imprensa e da participação ativa da burguesia na sociedade europeia; Grandes expansões territoriais: América e África; Desenvolvimento da arte da guerra, do encontro com outras culturas e formas de organização.

Características desta educação renascentista - Formação do homem burguês: elitismo, aristocracismo e individualismo liberal. As camadas populares estão excluídas desta educação formal; Proposta de uma educação individualizada e autogoverno dos alunos (Casa giocosa: Escola alegre) Valor da observância rigorosa, da experiência na aprendizagem e a importância do concreto e da individualização.

Importância dos exercícios corporais, necessidade da pesquisa e da promoção das aptidões pessoais; Remuneração dos professores pelos governos; A descoberta da criança e de sua educação precoce; Educação do cuidado do corpo, da higiene, da limpeza, da vida ao ar livre: contato com a natureza como elemento de aprendizagem; Valorização das humanidades: conhecimento ligado diretamente aos interesses humanos que forma e desenvolvem o homem e que respeitam a sua individualidade.

A contribuição da Reforma protestante para a educação Primeira grande revolução burguesa: Martinho Lutero, apoiado pela burguesia rompe a Igreja Cristã em duas: a católica e as protestantes; A Escola: passa a ser controlada pelo Estado, mas ainda não consistia em uma escola pública, leiga, obrigatória, universal e gratuita. Os protestantes: trouxeram o uso da lingua pátria para as escolas porém reafirmaram a primazia do ensino para as classes superiores burguesas;

As classes populares: deveriam ser ensinados apenas os elementos imprescindível para a vida do trabalho e a doutrina cristão reformada, como fez a Igreja cristã medieval; A nova Igreja Católica: reorganização do trabalho escolar: educação de combate a fé e a doutrina protestante. Censura de livros e de conteúdos: parte da Inquisição; Ratio Studiorum: conteúdo latim e método predominantemente verbal em cinco partes: preleção, contenda, memorização, expressão e imitação.

Educação Jesuíta: influencia na vida social e política; Privilegiavam os dogmas, a conservação da tradição e a educação mais científica e moral; Grande participação nas colônias. Atuavam em duas frentes: Formação burguesa dos dirigentes e a formação catequética das populações indígenas Para as classes populares: o ensino dos princípios cristãos e a aceitação da organização social.

Revisando: Período medieval: a organização escolar vai ser entregue aos interesses do Poder governamental; Escola: aparelho ideológico cristão e de submissão a naturalização da ordem social; As camadas empobrecidas estão fora do sistema regular de ensino; Renascimento: ascensão da burguesia porém com mudanças pouco significantes na organização do trabalho escolar que continua servindo aos interesses da nova elite de poder (burgueses) e aos interesses das religiões cristãs (católicas e protestantes) Os métodos utilizados na escola: buscam atender estas demandas históricas.