Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – CCEX
Pós-Graduação em Saúde
Sumário - A Área de Administração como Campo Científico -Características Gerais -Especificidades Brasileiras - A Formação e a Produção de Conhecimento.
Educação Permanente em Saúde :
Formação por competências
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
WS Final Resultados e Recomendações
Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Centro Colaborador em Álcool e Drogas IPq – GREA – SENAD Ensino e Pesquisa.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Seminários de Ética, Professora: Marilda Castelar Alunas: Mona Lisa Viana Nathalie Correia Dispõe sobre a concessão do título de especialista para os profissionais.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Transcrição da apresentação:

Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Salvador, 18 outubro 2007

Modalidades de formação profissional pós-graduada Lato sensu Residência Médica “Residência” multiprofissional Especialização: Saúde Pública Administração em Saúde Administração Hospitalar Vigilância Epidemiológica...

Modalidades de formação profissional pós-graduada Lato sensu (“impacto”) grande contingente de recursos humanos distribuição em todas as regiões do país localização em áreas estratégicas dos serviços ex. Vigilância Epidemiológica necessidade de sistemas de validação e acreditação (proposta elaborada por grupos nacionais (ENSP/FIOCRUZ)

Modalidades de formação profissional pós-graduada Stricto sensu (“impacto”) Recursos humanos para as IES e Institutos de Pesquisa formação de docentes formação de pesquisadores grau de adequação demanda/necessidades problemas de absorção/egressos Recursos humanos para os Serviços de Saúde formação de especialistas de alto nível tipo de demanda (falta de organicidade) necessidades (operacional) x formação inserção nos serviços (distorções)

Mestrado profissionalizante Proposta CAPES: “a necessidade de formação de profissionais pós-graduados aptos a elaborar novas técnicas e processos, com desempenho diferenciado de egressos dos cursos de mestrado que visem preferencialmente um aprofundamento de conhecimentos ou técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística”

Mestrado profissionalizante Proposta CAPES: “a relevância do caráter de terminalidade, assumido pelo mestrado que enfatize o aprofundamento da formação científica ou profissional conquistada na graduação; a inarredável manutenção de níveis de qualidade condizentes com os padrões da pós-graduação stricto sensu”.

Mestrado profissionalizante Proposta CAPES: com a oferta de mestrado profissional, o Sistema Nacional de Pós-Graduação amplia sua interface com os setores não acadêmicos da sociedade brasileira, tendo em vista a formação de recursos humanos com o referido nível de titulação para o exercício de profissões outras que não a de docente pesquisador; e, o mestrado profissional responde a necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico...”

Mestrado profissionalizante Proposta CAPES: “expressar associação entre teoria e aplicação, entre conhecimento fundamental e prática técnico-profissional; ser a demanda pela criação do curso decorrente, preferencialmente, do interesse comum de setores acadêmicos e dos setores não acadêmicos a serem beneficiados pelo tipo de qualificação prevista”

Mestrado profissionalizante caráter de terminalidade formação de quadros estratégicos (capacitados em) definição e condução de políticas e programas; acompanhamento e incorporação de processos de inovação e produção de conhecimentos; formulação de projetos voltados para responder aos problemas identificados na sua área de atuação; e avaliar o impacto das intervenções aplicadas programa elaborado conjuntamente entre demanda e oferta

Mestrado profissionalizante “impacto” quadros estratégicos para a consolidação e aprimoramento do SUS gestores nos diferentes níveis e áreas de atuação exemplos: Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde Gestão em C&T em Saúde Vigilância em Saúde Vigilância Epidemiológica Vigilância Sanitária Administração em Saúde...

Mestrado profissionalizante “vantagens” multidisciplinaridade e múltiplas áreas, como por exemplo a Vigilância Sanitária, que demanda, além das tradicionais da Saúde Coletiva (em si multidisciplinar), as Ciências Farmacêuticas e Ciências Biológicas; compatibilizar necessidades com capacidade de formação; necessidades supridas regionalmente pelos atuais MA sobrecarga de programas acadêmicos (ex. demanda MS) trabalhar com uma agenda de prioridades;