Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF e Entorno/GTPA

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Transcrição da apresentação:

Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF e Entorno/GTPA

Antecedentes Históricos 1963 - Experiência no Gama / Sobradinho. 1985 - Direção Eleita do Complexo “A” de Ceilândia e da Escola Normal de Ceilândia. Assembléia da Comunidade O “Método Paulo Freire” – Experiência Piloto. Resultados influenciaram na nova proposta curricular de EJA na FEDF.

Antecedentes Históricos 1986 - Conflito político na condução da educação no DF resultou na demissão de diretores eleitos, comprometendo esse trabalho. JEBAM – Jovens em Busca de Algo Mais – Paróquia Nossa Senhora da Glória – Ceilândia Sul

Antecedentes Históricos 1987 - UnB/DEX – Fortalecimento do CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Núcleo Paulo Freire de Ceilândia 1988 – UnB/DEX - Organizações Populares – Encontro 15 e 16/09, 1.182 alfabetizados. Experiência da Baixada Fluminense – (Prêmio Unesco/1986).

Antecedentes Históricos 1988 - Criação do CEPAC´S – Centro de Educação, Pesquisa, Alfabetização e Cultura de Sobradinho. CEPEC – Centro de Educação Popular de Educação e Cultura do Gama – (extinto em 1997). SERPAJ – Serviço de Justiça e Paz/Brasil – em contato com o CEPEC – Gama.

Antecedentes Históricos 1989 - Fundação do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – 02/09 Criação do GTPA/DF/Entorno – Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF e Entorno. Criação do GETA – Grupo Estadual de Trabalhos em Alfabetização, onde Paulo Freire foi Secretário de Educação Municipal.

O que é o GTPA/DF? Objetivo Espaço político de exercício das parcerias com autonomia. Objetivo Praticar a cooperação permanente para viabilizar as ações em prol da Alfabetização de Jovens e Adultos.

Conquistas Emenda Popular LO/DF – Art. 225 Cap. da Educ. e Art. 45 das Disposições Transitórias. Criação do FUNALFA – Fundo de Apoio ao Programa Permanente de Alfabetização e Educação Básica para Jovens e Adultos (1995/1998)

1996 – Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Ceilândia – presença de Paulo Freire 10 Grandes Encontros: I Encontro – Presença de Paulo Freire IX Encontro – Fórum de Educação de Jovens e Adultos X Encontro – Cerca de 470 participantes, com a presença de Jane Paiva e autoridades do Poder Legislativo e Executivo (Distrital e Federal).

Expansão do Trabalho Luziânia, Novo Gama, Valparaizo, Cidade Ocidental, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas, São João D´Aliança, Água Fria, Cavalcante (GO) São Miguel, Araguaiana, Nova Olinda (TO) Dourados, Ponta-Porã (MS) Araióses, Paulino Neves (MA) Joaquim Pires, São Raimundo Nonato (PI)

GTPA - HOJE

Projeto de Qualidade Coordenação CEPAFRE/UnB, receberam uma missão: Moçambique Guiné Bissau Cabo Verde Guatemala Coordenação CEPAFRE (Ceilândia) CEPAC´S (Sobradinho) CEPSS (São Sebastião) COC (Cruzeiro) Instituto Castejon (Brasília)

Metodologia PESQUISA DO UNIVERSO VOCABULAR: - possibilidade figurativa - problemática existencial - dificuldades fonêmicas (Baseado em Paulo Freire / Dissertações de mestrado de Laura Coutinho e Maria Luiza Angelim, bem como, nos vídeos “Educar é descobrir” e “Ver e rever educação” (1988).

PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NO CÍRCULO DE CULTURA LEITURA DO MUNDO COMPARTILHADA DIALOGICIDADE AUTONOMIA ATO DE PRODUÇÃO E DESCOBERTA RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LEITURA DO MUNDO

Comportamentos Desenvolvidos no Círculo de Cultura Interação Individual - Coletiva Coordenador – Facilitador da Organização Geral 1 2 3 C C C 4 5 C 6 C C

Essa metodologia consiste em 06 meses, distribuídos em três momentos: Alfabetização – 19 palavras geradoras; Pós-alfabetização com aprofundamento dessa primeira fase - temas geradores; Numerização – 03 palavras geradoras.

Acompanhamento Pedagógico Faculdade de Educação - UnB Avaliação Processual/Formação Observações/ Avaliações sistemáticas Formações permanentes(interna/externa) Processo multiplicador H e NH (habilitado e não-habilitado). Acompanhamento Pedagógico Faculdade de Educação - UnB