POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEXTO ATUAL. CONTEXTO ATUAL DESAFIOS Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações? 3.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Sistema de Cadastro de Alunos
Secretaria da Educação e Cultura
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
A PROPAGANDA COM USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Tecnologias aplicadas à educação
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
NOVA ANDRADINA. CONTEXTO ATUAL NOVA ANDRADINA DESAFIOSDESAFIOS •Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
PROJETOS E CAPACITAÇÕES
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Educação Especial Aula 7
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Capacitação em Tecnologias aplicadas a Educação aos Professores do município de Terenos-MS Em virtude da informatização das unidades escolares dos municípios.
PERNAMBUCO GESTORES DAS GRE COORDENAÇÃO ESTADUAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Atividade complementar 04 e 05
Uma Escola do Tamanho do Brasil
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
Atividade complementar 05
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
1ª Formação de Professores Coordenadores
TV ESCOLA.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
NTE – Nova Andradina.  Abertura – Gabriel;  Gerenciamento da STE – Luciana;  Wikispaces – Carla Ronilva;  Portal do professor, webquest, blog – Cezar.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS

OBJETIVO Explorar as possibilidades de uso da Calculadora do Sistema Operacional Windows como recurso didático-pedagógico, utilizando situações-problema com as quatro operações fundamentais.

JUSTIFICATIVA O trabalho com algoritmos ainda se reduz à repetição mecânica de cálculos com lápis e papel, dificultando o desenvolvimento de habilidades do uso da calculadora e da resolução de alguns cálculos mais complexos com rapidez e eficiência.

JUSTIFICATIVA Investigação das possibilidades como recurso didático, ressaltando a sua utilidade na aprendizagem de conceitos, verificação de resultados, correção de erros e como instrumento de auto-avaliação.

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA Fazer aparecer o número 3875 no visor da calculadora sem digitá-lo diretamente.

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA FAZER APARECER O NÚMERO 3621 NO VISOR DA CALCULADORA UTILIZANDO APENAS AS TECLAS 0 E 1.

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA FAZER APARECER O NÚMERO 25,08 NO VISOR DA CALCULADORA UTILIZANDO APENAS AS TECLAS 0 E 1.

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA Dado o número 374309. Como obter o número 324309, considerando as quatro operações fundamentais estudadas?

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA Como obter o número 324309?

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA Dado o número 403,7. Como obter o número 540,63, considerando as quatro operações fundamentais estudadas?

EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA 

PÚBLICO ALVO Professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação − GRE Arcoverde - PE e Núcleo de Tecnologia Educacional.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO Prof° Adriano Pedrosa – UFPE; Secretaria de Educação e gestor da Escola Senador Vitorino Freire – formações do Programa SAEPE ano 2002 que visavam capacitar professores de Português e Matemática acerca de conteúdos e metodologias relevantes para o Ensino Fundamental e Médio.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO Gestores e coordenadores das Centrais de Tecnologias das escolas participantes – articulação eficiente com o NTE quanto aos horários, organização dos espaços escolares, das tecnologias e mídias, dos lanches e almoços.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO Gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Arcoverde – disponibilizou transporte para deslocamento para as cidades jurisdicionadas ao NTE.

RESULTADOS ALCANÇADOS Reflexão sobre as novas possibilidades de formulação de situações-problema que envolvem as quatro operações fundamentais e o uso das calculadoras nas aulas de Matemática

PROFESSORES PARTICIPANTES ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍ0DO CRISTO REI – PESQUEIRA – PE 46 AGO/2007 CÍCERO AUGUSTO – IBIMIRIM – PE 11 FEV/2008

PRÓXIMOS PASSOS Diante da receptividade dos professores das escolas capacitadas pretendemos dar continuidade ao processo de formação em outras unidades de ensino;

PRÓXIMOS PASSOS Reorganizar e ampliar as atividades mediante a inclusão de análises do software Calcule, que também trabalha com calculadora, o qual foi projetado pela equipe do professor Luciano Meira do Departamento de Psicologia Cognitiva da UFPE.

SOFTWARE CALCULE

SOFTWARE CALCULE